Crédito foto em destaque: William Lucas / @anoc_olympic

Na temporada 2021/2022, além de ter sido a modalidade com o maior número de atletas do Brasil Na Neve dos Jogos Olímpicos de Inverno, o Ski Cross Country teve bons resultados e participações em grandes campeonatos ao redor do mundo. Confira o melhor da temporada de Ski Cross Country!

Brasileiros quebrando recordes na Lista FIS

No dia 14 de outubro de 2021, a FIS – Federação Internacional de Ski publicou sua 2ª Lista FIS do Ski Cross Country. A lista representa a média dos 5 melhores resultados de cada atleta dentro de um período determinado, e é dividida entre Distance e Sprint. Lembrando que quanto menos pontos FIS conquistados, melhor é o resultado.

Na lista de Distance, Manex Silva teve a média de 95.26 pontos FIS e Steve Hiestand teve a média de 97.77 pontos FIS, ambos superaram a marca de 105.24 pontos FIS, conquistada por Victor Santos e que era o recorde brasileiro até então.

Manex também superou o recorde nacional na lista de Sprint. Ao conquistar 173.09 pontos FIS, superou o a marca de 199.30 pontos FIS de Victor Santos.

A conquista teve impacto direto na participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022. O índice A permite ao atleta disputar 4 provas na competição, ao invés de 2. Dessa maneira, Manex Silva disputou 4 provas olímpicas em Beijing, obtendo assim o recorde de maior número de provas disputadas por um brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Jaqueline Mourão conquista 6° lugar em competição no Canadá

A atleta olímpica brasileira Jaqueline Mourão participou de uma competição oficial FIS em Mont-Sainte-Anne, no Canadá entre os dias 18 e 19 de dezembro de 2021.

Na prova de Distance, a brasileira finalizou a prova com o tempo de 14min55s1 e conquistou a 12ª colocação com 155.16 pontos FIS.

Já na prova de Mass Start, Jaqueline fez uma grande performance. Com o tempo de 32min10s3, a brasileira finalizou no sexto lugar com 170.42 pontos FIS.

Brasileiros na Alpen Cup (Áustria)

A equipe brasileira de Ski Cross Country participou da Alpen Cup ou Copa dos Alpes, em St. Ulrich am Pillersee na Áustria. Formada por Bruna Moura, Eduarda Ribera, Manex Silva, Mirlene Picin e Steve Hiestand, o time brasileiro competiu nos dias 18 e 19 de dezembro no país europeu nas provas de Distance e Mass Start.

Eduarda Ribera e Manex Silva participaram das provas na categoria Junior, enquanto que Bruna Moura, Mirlene Picin e Steve Hiestand participaram das provas na categoria adulta.

No dia 18 de dezembro foram realizadas as provas de Distance em ambas categorias no masculino e no feminino. No masculino, Manex Silva ficou próximo ao top 30 da prova na categoria Junior, terminando a prova em 27min14s5 e garantindo 171.69 pontos FIS. Na categoria adulta, Steve Hiestand fez a prova em 43min35s5 e conquistou 189.15 pontos FIS.

No feminino, Eduarda Ribera, na categoria Junior, finalizou a prova com o tempo de 17min30s7 e 288.05 pontos FIS. Já na categoria adulta, Bruna Moura finalizou a prova em 35min29s5, conquistando 285.80 pontos FIS, e Mirlene Picin completou a prova em 35min39s, com 290.48 pontos FIS.

Finalizando a participação brasileira no campeonato, no dia 19 ocorreram as provas de Mass Start.

No masculino, Manex Silva alcançou um grande resultado e com o tempo de 36min30s, conquistou 149.60 pontos FIS. Steve Hiestand também teve um bom desempenho na categoria adulta. Com o tempo de 37min57s8, Steve conquistou 219.98 pontos FIS.

No feminino, Eduarda Ribera fez a prova no tempo de 32min03s8 e conquistou 391.77 pontos FIS.

Os Classificados para os Jogos Olímpicos

Após uma disputada corrida pelas vagas brasileiras de Ski Cross Country para Beijing 2022, a mais concorrida da história do país, Manex Silva terminou a disputa em primeiro lugar na lista CBDN para os Jogos, ocupando a única vaga masculina. No feminino, Jaqueline Mourão terminou na primeira colocação e Bruna Moura na segunda.

Bruna testou positivo para Covid próxima ao embarque para a China, e após uma semana se recuperando, infelizmente, sofreu um grave acidente automobilístico no deslocamento da Áustria para a Alemanha para a realização dos testes finais de Covid e embarque para a China.

Com o infortúnio de Bruna, Eduarda Ribera, terceira colocada na lista CBDN foi convocada para representar o Brasil nos Jogos de Beijing 2022.

Grande participação brasileira nos Jogos Olímpicos: o Skiathlon

O Ski Cross Country foi a modalidade em que o Brasil teve o maior número de atletas competindo nos Jogos Olímpicos de Inverno em Beijing 2022. Ao todo foram 3 representantes brasileiros na modalidade: Eduarda Ribera, Jaqueline Mourão e Manex Silva.

A estreia brasileira no Cross Country aconteceu no dia 6 de fevereiro na prova do Skiathlon. Manex Silva foi o primeiro atleta brasileiro a competir nessa prova em Jogos Olímpicos. O jovem de 19 anos foi o 67° colocado na prova, ao tomar uma volta durante sua terceira volta no circuito.

Grande participação brasileira nos Jogos Olímpicos: Jaqueline Mourão, a atleta mais Olímpica do Brasil e recorde de Manex

No dia 8, os brasileiros voltaram a competir, dessa vez no Sprint. No feminino, a jovem de 17 anos Eduarda Ribera fez sua estreia em Jogos Olímpicos e terminou a prova na 88ª posição e a veterana Jaqueline Mourão foi a 84ª colocada.

Com isso, Jaqueline completou sua 8ª participação olímpica, feito inédito na história do esporte brasileiro. Jaque, se tornou a atleta mais Olímpica do Brasil com 8 participações, 5 edições de inverno e 3 de verão, em 3 esportes diferentes, Ski Cross Country, Biathlon e Mountain Bike.

Manex Silva teve um grande desempenho na prova masculina do Sprint. Com o tempo de 3min08s64, o jovem brasileiro finalizou no 71º lugar e conquistou 171.68 pontos FIS, conseguindo assim a melhor pontuação brasileira absoluta na história da modalidade em Jogos Olímpicos de Inverno.

Grande participação brasileira nos Jogos Olímpicos: melhores resultados na técnica Clássica

Nos dias 10 e 11, foram realizadas as provas de Distance Clássico no feminino e no masculino respectivamente. No feminino, Eduarda Ribera completou a prova com o tempo de 38min58s7, finalizando na 90ª colocação e conquistando 309.51 pontos FIS, enquanto Jaqueline Mourão fez a prova em 36min14s6 e foi 82ª colocada, conquistando 231.66 pontos FIS com seu resultado, superando sua própria marca de 233.72 pontos FIS na prova de Distance Clássico nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim em 2006.

Manex Silva participou da prova do dia 11 e obteve um ótimo resultado. Com o tempo total de 50min35s1, o atleta finalizou a prova na 90ª colocação e conquistou 267.38 pontos FIS. Seu resultado se torna o melhor resultado masculino em Distance Clássico, superando o resultado estabelecido anteriormente por Helio Freitas, de 338.58 pontos FIS, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.

Grande participação brasileira nos Jogos Olímpicos: a primeira prova por equipes a gente nunca esquece

Pela primeira vez na história, o Brasil competiu na prova de Team Sprint dos Jogos. Eduarda Ribera e Jaqueline Mourão competiram no dia 16 de fevereiro. Apesar do bom início nas duas primeiras voltas da prova, a dupla brasileira acabou sendo alcançada e ultrapassada pelo pelotão principal, que impôs forte ritmo nas voltas finais. Dessa forma, pelas regras do Team Sprint, não puderam terminar a prova.

Fechando a participação do Cross Country na China, no dia 19 Manex Silva participou da prova de Mass Start. Em condições climáticas extremas que obrigaram a organização do evento a diminuir a extensão da prova de 50 para 30km, o jovem brasileiro terminou o trajeto na 58ª posição com o tempo de 1h33min11s8, conquistando 423.68 pontos FIS.

Steve Hiestand na Copa do Mundo

No final de fevereiro e no início de março de 2022, o atleta brasileiro Steve Hiestand disputou etapas da Copa do Mundo de Ski Cross Country na Finlândia, Noruega e Suécia.

As primeiras provas ocorreram em Lathi, na Finlândia. No dia 26 de fevereiro, Steve conquistou a 66ª colocação e 231.50 pontos FIS na prova de Sprint. Completando sua participação na etapa finlandesa, Steve participou da prova Distance Clássico de 15km, terminando na 67ª posição e conquistando 255.73 pontos FIS.

No dia 3 de março, em Drammen (Noruega), o brasileiro participou da prova de Sprint Clássico e conquistou a 56ª colocação na classificação geral e 312.98 pontos FIS.

Outra etapa realizada na Noruega aconteceu no dia 6 de março em Oslo. Nela, Steve participou da prova de Mass Star e, de acordo com as regras da prova, por ter sido ultrapassado pelos líderes durante o percurso, teve de abandonar a prova e não pôde completá-la.

Fechando sua participação na Copa do Mundo, nos dias 11 e 12 de março, o brasileiro participou de provas realizadas em Falun (Suécia). Na prova classificatória de Sprint, realizada no dia 11 de março, Steve finalizou na 68ª colocação com o tempo de 3min34s92 e conquistou 303.11 pontos FIS. Já na prova de Distance 15km Livre, o atleta brasileiro terminou a prova na 73ª colocação, com o tempo de 40min12s3 e conquistou 206.38 pontos FIS.

Steve Hiestand do Ski Cross Country

Manex disputando campeonatos importantes no final da temporada

O final da temporada 2021/2022 foi muito movimentada para Manex Silva. O brasileiro de 19 anos participou de diferentes competições importantes no final do mês de fevereiro e no início do mês de março de 2022.

Entre os dias 22 e 27 fevereiro, aconteceu o Campeonato Mundial Junior de Ski Cross Country no Lygna Ski Center, Noruega.

No dia 25 de fevereiro, Manex disputou a prova de Distance Clássico de 10 km.

Manex Silva fez uma ótima prova, finalizando o percurso com o tempo de 29min53s7 e conquistando 145.62 pontos FIS, estabelecendo o recorde brasileiro em Campeonatos Mundiais Junior da modalidade. O recorde anterior era do próprio atleta, que conquistou 178.19 pontos FIS no Mundial Junior de 2020, realizado em Oberwiesenthal (Alemanha).

A outra prova disputada por Manex foi a do Sprint em 27 de fevereiro. Em mais uma ótima prova, o atleta brasileiro ficou no 50º lugar com o tempo de 2min22s61 e conquistando 167.17 pontos FIS, melhorando sua marca de 278.15 pontos FIS no Mundial Júnior de 2020 em Oberwiesenthal, na Alemanha.

Outro torneio disputado por Manex Silva foi o Campeonato Nacional Espanhol de Ski Cross Country, na região do resort de neve em Larra-Belagua. O brasileiro participou da competição por residir atualmente no país ibérico.

A primeira prova da competição foi o Distance Clássico 15km, realizada no dia 18 de março, que contou com a participação de mais de 15 atletas. Manex Silva fez uma boa prova, finalizando na 11ª colocação com o tempo de 51min24s5 e conquistando 224.37 pontos FIS

No dia 19, foi realizada a prova Distance Livre 15km, em que Manex repetiu a boa performance e, com o tempo de 42min11s4, conquistou a 17ª colocação e 207.24 pontos FIS.Manex Silva do Ski Cross Country