Crédito foto em destaque: Alexandre Castello Branco/COB

Eduarda Ribera e Jaqueline Mourão protagonizam a primeira disputa na história do país na prova de Team Sprint

No dia 16 de fevereiro, foi realizada a prova de Team Sprint do Ski Cross Country nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, realizados em Beijing (China), no feminino.

Essa foi a primeira participação brasileira no Team Sprint em toda a história dos esportes de neve. Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera representaram o Brasil na prova, sendo a terceira prova das atletas nos Jogos de Beijing, após terem competido no Sprint e no Distance.

Para se classificar para prova, o Brasil precisou se colocar no Top 30 do Nations Ranking (ranking que soma pontos conquistados em provas da Copa do Mundo e do Mundial), sendo que o país terminou na 25ª colocação para os Jogos de Beijing.

Além disso, a participação brasileira também é a primeira participação de um país Sul-americano em uma disputa de Team Sprint Olímpica.

Eduarda e Jaqueline fazem história na primeira prova de Team Sprint do Brasil em Jogos Olímpicos

Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera participaram da prova de Team Sprint, a primeira vez na história para ambas as atletas e para o Brasil.

Apesar do bom início nas duas primeiras voltas da prova, a dupla acabou sendo alcançada e lapeadas pelo pelotão principal, que impôs forte ritmo nas voltas finais. Dessa forma, pelas regras do Team Sprint, não puderam terminar a prova.

“Foi uma ótima honra poder representar o Brasil com duas mulheres pela primeira vez nessa prova do Cross Country. Não sei se vocês viram, mas depois da minha primeira volta passei muito mal porque dei tudo o que tinha ali”, comentou Jaqueline.

“É uma experiência única estar aqui e estou muito feliz de representar o Brasil com a Jaque. É uma prova muito difícil mas dei o meu melhor. Estou muito feliz, e com certeza isso vai agregar muito para mim e minha carreira daqui pra frente”, disse Eduarda.

Apesar de não terem finalizado a prova na semifinal, a disputa marca a primeira participação brasileira (e sul-americana) no Team Sprint em toda a história, demonstrando a evolução brasileira no Ski Cross Country.

A prova terminou com uma disputa emocionante pelas medalhas. As atletas da Alemanha, Suécia e Rússia chegaram muito próximas na reta final, sendo as medalhas definidas no sprint final. Alemanha se sagrou campeã, com Suécia em segundo e o Comitê Olímpico da Rússia em terceiro.

A próxima e última prova do Brasil no Ski Cross Country será com Manex Silva, que disputará o Mass Start no dia 19 de fevereiro.

Como é o Team Sprint

O Team Sprint foi disputado a primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Torino (Itália). A primeira edição contou com 16 nações no feminino e 25 no masculino, sendo a Suécia vencedora em ambas as disputas.

Na última disputa Olímpica na Coreia do Sul, em PyeongChang 2018, 21 nações participaram do feminino e 28 no masculino. O pódio foi composto por:

  • no feminino: Estados Unidos (1º), Suécia (2º) e Noruega (3º)
  • no masculino: Noruega (1º), Atletas Olímpicos da Rússia (2º) e França (3º)

A prova é disputada no mesmo circuito onde foi realizado a prova individual de Sprint, mas com a técnica contrária da prova individual. O Sprint individual em Beijing foi disputado em técnica Livre, assim o Team Sprint será em técnica Clássica.

Sendo o mesmo percurso da prova individual de Sprint, o percurso tem uma extensão total de 1,5 km a mais de 1600m de altitude. Assim, cada atleta percorrerá 4,5 km, no total. A maior subida tem 30m de desnível (como se o atleta subisse um prédio de 10 andares).

Cada equipe seleciona 2 atletas para competir na prova que precisam dar 6 voltas no circuito (3 voltas percorridas por cada atleta de forma alternada). Todas as equipes largam juntas e a que chegar primeiro vence a prova.