Manex Silva bate dois recordes brasileiros, e junto com Steve Hiestand alcançam o Índice A Olímpico que permite, ao classificado para os Jogos, disputar quatro provas em Beijing 2022

A FIS – Federação Internacional de Ski publicou hoje, no dia 14 de outubro, a 2ª Lista FIS da temporada 2021/22 do Ski Cross Country. A lista representa a média dos 5 melhores resultados de cada atleta dentro de um período determinado, e é dividida entre Distance e Sprint.

Com os resultados conquistados nas provas durante a temporada de neve, e no Circuito Brasileiro de Rollerski em São Carlos, Manex Silva bateu 2 recordes brasileiros da modalidade, com os melhores resultados masculinos em Lista FIS de Distance e Sprint.

Manex passa a deter assim todos os recordes brasileiros masculinos da modalidade, mostrando todo seu potencial.

Adicionalmente, Steve Hiestand se une a Manex conquistando também um resultado em lista abaixo dos 100 pontos FIS, ambos alcançam assim, o Índice A Olímpico.

“As provas organizadas durante as duas primeiras etapas do Circuito Brasileiro de Rollerski 2021 foram marcadas por disputas muito acirradas entre os atletas, o que resultou em ótimas pontuações para os primeiros colocados. Manex e Steve protagonizaram muitas dessas disputas apresentando um alto nível técnico durante as provas de Sprint e de Distance”, comenta Camila Freitas, coordenadora técnica da CBDN.

Os pontos FIS são calculados a partir dos resultados conquistados pelos atletas nas competições. Quanto menos pontos FIS, melhor é o resultado.

A conquista possui impacto direto na participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022. O índice A permite ao atleta disputar 4 provas na competição, ao invés de 2. Assim, o atleta que for representar o Brasil disputará o maior número de provas na história.

No feminino, também há uma grande notícia. Com a conquista de duas vagas desde as competições do início do ano, o Brasil participará pela primeira vez na prova de Team Sprint feminino nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Novos recordes são um marco para o Brasil

Manex quebrou o recorde brasileiro de Distance com a média de 95.26 pontos FIS na 2ª Lista FIS. O recorde anterior era do atleta Victor Santos, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, com a média de 105.24 pontos FIS. Steve também conquistou uma pontuação abaixo do último recorde, com 97.77 pontos FIS.

Manex também quebrou o recorde brasileiro em Lista FIS de Sprint. O atleta conquistou a média de 173.09 pontos FIS e quebrou o recorde anterior de Victor Santos, com 199.30 pontos FIS.

“Desde o lançamento do nosso novo planejamento estratégico, e a inclusão do Cross Country como programa estratégico, a evolução dos resultados estão sendo bastante representativa, com diversos recordes quebrados a cada temporada, tanto no nível de pontuação dos atletas quanto de tamanho e participação da equipe nos maiores eventos da modalidade. O recorde em lista é um marco para o Cross Country brasileiro, com dois atletas masculino esquiando abaixo dos 100 pontos FIS de forma constante”, explica Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.