Crédito foto em destaque: Ale Cabral/CPB

A temporada do Para Ski Cross Country foi cheia de bons resultados e recordes para os atletas brasileiros. Além de uma grande participação nos Jogos Paralímpicos de Inverno, o inédito Vice-campeonato Mundial, e medalhas em outras competições internacionais. Confira a retrospectiva da temporada do Para Ski Cross Country!

Medalha de ouro para Cristian Ribera na Europa Cup

Abrindo a temporada do Para Ski Cross Country, entre os dias 17 e 18 de dezembro, a equipe brasileira participou da Europa Cup em Vuokatti, na Finlândia. A competição contou com a presença de mais de 50 atletas de todo o mundo e o Brasil foi representado por 5 atletas: Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Vinicius dos Santos, todos atletas da categoria Sitting, onde os atletas competem sentados em um sit-ski.

No primeiro dia de provas, Cristian Ribera se destacou na prova de Short Distance no masculino e, com uma grande performance, conquistou a medalha de ouro. O brasileiro terminou a prova com um tempo de 13min28 seg, 3 segundos à frente dos segundo e terceiro colocados, o chinês Mengtao Liu e o ucraniano Vasyl Kravchuk. Wesley Vinicius, Robelson Lula e Guilherme Rocha também participaram de prova, terminando em 18º, 21º e 22º lugares, respectivamente.

No feminino, Aline Rocha ficou apenas à 14 segundos do pódio e, com um tempo de 16min25s3, terminou a prova de Short Distance na 4ª posição.

No segundo dia de provas foram realizadas as provas de Distance. Cristian Ribera completou a prova com o tempo de 27min36s6 e terminou a apenas 1,1 segundos do terceiro colocado, o ucraniano Vasyl Kravchuk. Completando a prova masculina, Robelson Lula, Guilherme Rocha e Wesley Vinicius dos Santos também conquistaram bons resultados, terminando a prova respectivamente, nos 15º, 22º e 23º lugares.

No feminino, Aline Rocha teve uma boa performance. A brasileira terminou a prova no sexto lugar com o tempo de 24min38s, ficando a menos de 30s da terceira colocada, a chinesa Yuxin Zhai.

Vice Campeonato mundial para Cristian em Lillehammer

Em Lillehammer na Noruega, palco dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994, aconteceu o Mundial de Para Ski Cross Country da temporada. O evento teve suas provas realizadas entre os dias 13 e 23 de janeiro e contou com a presença dos atletas brasileiros Aline Rocha e Cristian Ribera.

No primeiro dia de provas, ambos os atletas participaram da prova de Middle Distance. A prova conta com um trajeto a ser percorrido pelos atletas que possui 7,5km de extensão para o feminino e 10km de extensão para o masculino.

No masculino, Cristian Ribera fez a prova em 34min22s5, conquistando o 8º lugar e também a menos de 1 minuto do pódio. O vencedor da prova no masculino foi o russo Ivan Golubkov, com o tempo de 31min22s7.

Aline Rocha completou a prova com o tempo de 29min26s6, conquistou a 5ª colocação e ficou a menos de 1 minuto do pódio. A vencedora foi a americana Kendall Gretsch, que finalizou a prova com o tempo de 26min57s6.

No dia 22, foi a vez do Sprint tanto no masculino como no feminino. A prova do masculino foi histórica para o Brasil. Cristian Ribera teve um desempenho incrível do começo ao fim, fazendo o melhor tempo e se classificando na primeira colocação para a semi-final. Com esse resultado, ele quebrou o recorde brasileiro no Para Ski Cross Country, obtendo o primeiro resultado brasileiro de 0.00 pontos IPC (quanto menos pontos, melhor).

Na final, Cristian ficou na segunda colocação e levou a medalha de prata. Ele ficou entre os russos Ivan Golubkov (ouro) e Danila Britik (bronze). Com o vice-campeonato histórico em Mundiais de Para Ski Cross Country, o atleta brasileiro terminou sua participação na competição.

No feminino, Aline Rocha passou para as finais com o tempo de 3min2s53 na classificatória. Já na semifinal, a brasileira terminou na 5ª colocação de sua forte bateria e na 8ª colocação geral da prova.

Aline Rocha com o bronze na Copa do Mundo

No dia 27 de janeiro em Osterund, na Suécia, a equipe brasileira voltou a competir em peso, desta vez pela Copa do Mundo de Para Ski Cross Country. Formaram a equipe Brasil na competição: Aline Rocha, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Vinicius do Santos.

O primeiro dia foi para a prova de Middle Distance. No masculino, Guilherme Rocha finalizou a prova com o tempo total de 35min34s5, conquistando a 11ª colocação. Com tempos de 36min34seg e 36min46seg, Robelson Lula e Wesley Vinicius terminaram na 14ª e 15ª colocação respectivamente.

Aline Rocha teve uma grande prova de Middle Distance e conquistou a medalha de bronze. A brasileira terminou a prova em 28min00seg, menos de um minuto atrás da segunda colocada Marta Zainullina, da Rússia. A prova foi vencida pela norte-americana Oksana Masters.

No dia 28 foram realizadas as provas de Sprint. Aline Rocha mais uma vez brilhou e conquistou mais uma medalha de bronze. Na fase classificatória, a atleta bateu seu recorde brasileiro ao terminar a prova na primeira posição, marcando assim, 0.00 pontos IPC. Já na final, ela só foi superada pelas estadunidenses Oksana Masters e Kendall Gretsch.

No masculino, Guilherme Rocha avançou a bateria semifinal, terminando a bateria na 6ª colocação e a prova na 12ª colocação. Robelson e Wesley terminaram a prova na 14ª e 15ª colocações, respectivamente, todos abaixo de 70 pontos IPC. Guilherme Rocha e Wesley ainda quebraram seus recordes pessoais de pontos, com 41.58 e 55.12, respectivamente.

Histórica participação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Inverno

A temporada do Para Ski Cross Country foi marcada por uma participação histórica do Brasil. Com 5 atletas (Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos), essa foi a maior participação brasileira da história da modalidade. Ao todo foram 16 starts com 5 resultados Top 10 e 12 resultados Top 20 em 16 para o Brasil em Beijing.

A estreia brasileira foi nas provas de Long Distance realizadas em 5 de março. No masculino, Cristian Ribera foi o 14°, Guilherme Rocha o 19°, Robelson Lula foi o 20° e Wesley dos Santos terminou a prova na 23ª colocação. No feminino, Aline Rocha foi a 7ª colocada, batendo seu recorde pessoal em Jogos Paralímpicos que era de uma 15ª posição, e registrando o 2º melhor resultado da história do Brasil nos Jogos.

No Sprint, Cristian Ribera fez o histórico 5° melhor tempo de classificação, melhor classificação da história Brasil e novo recorde brasileiro de pontos IPC em Jogos na disciplina.

Na semifinal Cristian, em uma bateria muito disputada, o jovem atleta acabou na 5ª colocação, terminando na 9ª posição geral, novo recorde brasileiro de posição na disciplina em Jogos, superando seu próprio 15° lugar em PyeongChang 2018. Também pelo masculino, Guilherme Rocha foi o 18°, Robelson o 21° e Wesley foi o 24°.

No feminino, Aline Rocha foi a 9ª dentre as 18 atletas na fase classificatória e garantiu vaga nas semifinais. Em sua bateria na fase semifinal, a atleta brasileira ficou na 5ª colocação, terminando a prova na 10ª colocação geral.

As provas de Middle Distance também tiveram participações brasileiras. Na prova masculina (10km), o Brasil teve 3 atletas no top 20 paralímpico: Cristian Ribera na 13ª posição, Guilherme Rocha em 18° e Robelson Lula fechou o grupo dos 20. Wesley dos Santos também competiu e foi o 27° lugar.

Na prova feminina (7,5km), Aline Rocha conquistou um top 10 inédito para o Brasil ao terminar a prova na 10ª posição.

O Brasil também participou do Revezamento Misto. A equipe brasileira formada por Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha e Robelson Lula estabeleceu a melhor posição do país em provas por equipes com um 8° lugar.