Crédito foto em destaque: William Lucas/@anoc_olympic

Jovem atleta se torna o primeiro brasileiro a disputar quatro provas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos de Inverno

Neste sábado, dia 19 de fevereiro, foi realizada a prova de Mass Start 50km nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, realizados em Beijing (China), no masculino.

Até a edição dos Jogos de Beijing 2022, apenas Alexander Penna havia disputado a prova de 50km nos Jogos pelo Brasil nos Jogos de 2002, em uma época que ainda não existia critério de classificação para a sua disputa e seu formato de disputa ainda era de largadas individuais.

A dificuldade de classificação à prova de Mass Start é atribuída ao critério existente, que foi introduzido em 2006. Em 2018, 71 atletas de 32 países se classificaram para a prova. Já na edição de 2022, foram 61 atletas de 32 países que se classificaram para a prova.

Com sua participação, Manex Silva se torna o primeiro atleta brasileiro a participar de uma prova de Mass Start Olímpica, além de ser o único Sul-americano a largar na disputa de hoje.

Os últimos medalhistas da prova de Mass Start, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, foram: o finlandês Iivo Niskanen, medalhista de ouro, e os russos Alexander Bolshunov e Andrey Larkov, medalhistas de prata e de bronze, respectivamente.

Manex Silva disputa a prova de Mass Start e encerra campanha brasileira em Beijing

Devido às condições climáticas de frio extremo e muito vento durante o horário de realização da prova, o percurso total a ser percorrido foi reduzido de 50km para 30km para reduzir o tempo de exposição dos atletas.

Sob tais condições, Manex Silva disputou a prova, finalizou na 58ª posição com o tempo de 1h33min11s8 e conquistou 423.68 pontos FIS.

“Muscularmente me senti muito mal, estava dando cãibra em todas as subidas e minha cara estava congelada. Fora isso, foi bom, peguei um bom ritmo que eu consegui aguentar durante toda a prova sem ‘morrer’ pelo caminho. Consegui terminar a prova e tô feliz por isso!”, celebra Manex.

Com sua participação na prova, Manex se torna o primeiro atleta brasileiro a disputar quatro provas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos de Inverno. Manex também disputou as provas de Skiathlon, Sprint e Distance Clássico em Beijing.

“Manex encerra sua primeira participação nos Jogos de forma histórica. O atleta mais jovem a terminar a prova, em um percurso e uma condição duríssima. A organização dos Jogos teve de reduzir a distância de 50km para 30km dado o frio e vento muito fortes. Manex se torna o primeiro brasileiro a largar em 4 provas individuais nos Jogos e o primeiro a concluir uma prova de Mass Start Olímpica, tudo isso com apenas 19 anos. É um atleta com muito potencial e que com certeza seguirá fazendo história para o Brasil”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

O pódio da prova foi formado por Alexander Bolshunov, medalhista de ouro, Ivan Yakimushkin, medalhista de prata, e Simen Hegstad Krueger, medalhista de bronze.

Como é a prova de Mass Start?

Na prova de Mass Start, todos os competidores largam ao mesmo tempo, e o primeiro a completar o percurso e cruzar a linha de chegada é o vencedor.

Em Beijing, o percurso total (caso os 50km fossem percorridos) é formado por 6 voltas de 8,3km de extensão, e o ponto mais alto da pista está localizado a quase 1700 metros de altitude em relação ao nível do mar. A maior subida tem 37m de desnível (como se o atleta subisse um prédio de 12 andares de uma vez) e os atletas sobem, no total, 327m por volta, ou seja, 1.962m (isso mesmo, quase dois quilômetros de subida) ao longo dos 50km.

O percurso de 30km foi disputado em 4 voltas de 7,1km, com desnível total de 293m volta, totalizando 1.172m de subida na prova.

Com a nova regra do Mass Start, os atletas que tomarem volta dos líderes são obrigados a abandonar a pista e, portanto, não finalizam a prova.