Toda grande história possui um começo, um início, um ponto de largada para que a jornada alcance as proporções que recompensam os esforços daqueles que percorrem o caminho.

Há cerca de 7 meses atrás, o Brasil entrou Na Pista Pra Beijing 2022., se preparando para o que viria a ser mais uma participação histórica no grande evento que celebra os esportes de neve: os Jogos Olímpicos de Inverno.

A convocação que apresentou ao Brasil os atletas que disputariam as provas por toda a torcida brasileira em Beijing também foi a confirmação de que o país estava bem representado para uma participação histórica.

Bruna Moura que devido à infelicidade de um acidente antes de sua viagem, foi substituída por Eduarda Ribera –, Jaqueline Mourão, Manex Silva, Michel Macedo e Sabrina Cass conquistaram um lugar especial para o Brasil entre os melhores do mundo em suas modalidades.

A história do Brasil na Neve Olímpica, que começou em 1992, na edição de Albertville, na França, viu chegar em Beijing 2022 uma das equipes mais jovens e qualificadas do país, e  uma participação que seria marcada por resultados históricos e inéditos.

Saiba tudo, a seguir, sobre as participações e os resultados conquistados pelos atletas brasileiros no Ski Alpino, Ski Cross Country e Ski Freestyle em Beijing.

O Brasil na Neve de Beijing

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 aconteceu no dia 04 de fevereiro, no Estádio Nacional, também conhecido como o Ninho do Pássaro, único local a sediar as cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.

A delegação brasileira foi conduzida pela dupla de porta-bandeiras formada por Edson Bindilatti e Jaqueline Mourão, recordistas em participações do país nos Jogos Olímpicos de Inverno, sendo Beijing 2022 a quinta participação deles, e porta-bandeiras nos Jogos de 2014 e 2018.

O Resultado Histórico Sul-Americano no Ski Freestyle de Sabrina Cass

Antes da abertura dos Jogos, o Brasil já iniciou a história na neve chinesa no Ski Freestyle Moguls. Sabrina Cass, no dia 03 de fevereiro, conquistou a 21ª colocação após sua performance na primeira qualificatória. Um ótimo resultado para sua estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Na segunda qualificatória, realizada no dia 06 de fevereiro, Sabrina Cass conquistaria  o melhor resultado no Moguls por um atleta Sul-americano. Com sua performance final, Sabrina terminou a competição na 26ª posição, superando o resultado do argentino Ignacio Bustamante que, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, finalizou na 30ª colocação.

Uma excelente estreia de Sabrina Cass, que demonstrou que esse é apenas o começo de sua carreira na modalidade entre as melhores atletas do mundo.

sabrina cass
Sabrina Cass durante a primeira qualificatória do Ski Freestyle Moguls em Beijing. Créditos da imagem: Wander Roberto/@ANOC

A segunda participação de Michel Macedo em Jogos Olímpicos de Inverno

Michel Macedo, principal nome do país no Ski Alpino, foi para Beijing representar o país pela segunda vez em uma edição de Jogos Olímpicos de Inverno.

Surpreendido com um teste positivo de Covid-19 ao chegar em solo chinês, Michel seguiu os protocolos da organização e permaneceu em isolamento até testar negativo, o que ocorreu no dia 15 de fevereiro. Após o fim do seu isolamento, Michel Macedo participou da prova de Slalom, realizada no dia 16 de fevereiro.

Na primeira manga (descida), Michel Macedo fez uma boa performance, alcançando o tempo de 59s88, sendo o único Sul-americano a completar a manga, e um dos poucos atletas que conseguiu concluir o difícil traçado em menos de 1 minuto, resultado que colocava o brasileiro próximo ao Top 30 da competição.

Porém, na segunda manga (descida), Michel chegou com muita velocidade e acabou perdendo uma das portas do percurso e não concluiu a prova, assim como 43 dos 88 atletas que competiram.

Ainda que a participação de Michel tenha sido breve devido às circunstâncias que a afetaram, deve ser ressaltado que o brasileiro veio à Beijing detendo o recorde brasileiro de Slalom, com 32.90 pontos FIS, além da conquista de medalhas nas competições disputadas nos Estados Unidos no início de Janeiro.

michel
Após período de isolamento ao chegar em Beijing, Michel Macedo estreia na competição e disputa prova de Slalom em sua segunda participação em Jogos Olímpicos de Inverno. Créditos da imagem: Wander Roberto/@ANOC_Olympic

Estreias e resultados inéditos do Ski Cross Country brasileiro

O Ski Cross Country também vivenciou muitas estreias e resultados incríveis dos atletas brasileiros nos Jogos em Beijing. Formada por Eduarda Ribera, Jaqueline Mourão e Manex Silva, a delegação brasileira da modalidade é a maior a disputar uma edição de Jogos Olímpicos de Inverno.

O jovem Manex Silva, de 19 anos, classificou-se aos Jogos Olímpicos de Inverno com grande destaque ao ser o primeiro atleta brasileiro a atingir o índice Olímpico A, o que o permitiu disputar todas as provas individuais.

Assim, Manex participou das provas de Distance Clássico, Mass Start, Skiathlon e Sprint em Beijing, quebrando o recorde de número de largadas individuais em uma mesma edição de Jogos Olímpicos. Além disso, é a primeira vez que um atleta brasileiro disputa as provas de Mass Start e Skiathlon Olímpicas.

A primeira prova de Manex foi o Skiathlon, no dia 06 de fevereiro e, após grande esforço, o brasileiro terminou na 67ª colocação, tendo sido ultrapassado pelo primeiro colocado no final de sua terceira volta.

Após a disputa no Skiathlon, o Brasil participou da prova de Sprint em Beijing, que foi realizada no dia 08 de fevereiro. A prova marcou a estreia de Eduarda Ribera, 17 anos, em Jogos Olímpicos de Inverno, e consagrou Jaqueline Mourão, 46 anos, como a atleta mais Olímpica do Brasil (tanto de inverno quanto de verão, com um total de 8 participações).

Eduarda Ribera fez uma boa prova em sua estreia, e alcançou a 88ª colocação. Jaqueline Mourão, que também fez uma boa prova, finalizou em 84ª lugar.

Manex Silva finalizou a prova de Sprint no 71º lugar, com a melhor pontuação brasileira na história do Ski Cross Country em Jogos Olímpicos de Inverno (171.68 pontos FIS). O brasileiro também foi o melhor Sul-americano na competição.

Jaqueline Mourão
Após participação em Beijing, Jaqueline se torna a atleta mais Olímpica do Brasil. Créditos da imagem: William Lucas / @anoc_olympic

A prova de Distance Clássico também foi marcada por mais resultados inéditos para o Brasil. Realizada no dia 10 de fevereiro, no feminino, e no dia 11 de fevereiro, no masculino. Eduarda Ribera se tornou a terceira atleta brasileira a disputar a prova em Jogos Olímpicos de Inverno.

Eduarda finalizou a prova no 88º lugar. Jaqueline Mourão fez uma grande prova e terminou na 82ª colocação, superando o melhor resultado brasileiro na técnica clássica em Jogos, que ela mesma havia estabelecido em 2006, ao conquistar 231.66 pontos FIS e a melhor colocação de uma Sul-americana na prova.

Já Manex Silva, no masculino, finalizou a prova na 90ª posição, conquistando a melhor pontuação de clássico masculina do Brasil em Jogos com 267.38 pontos FIS, superando o resultado de Hélio Freitas de 338.58 pontos FIS em Torino 2006.

eduarda
Eduarda Ribera comemora após finalizar a prova de Distance Clássico. Créditos da imagem: Alexandre Castello Branco/COB

No dia 16 de fevereiro, o Brasil disputou pela primeira vez em sua história nos Jogos Olímpicos de Inverno a prova de Team Sprint, com Eduarda e Jaqueline. O Brasil se classificou à prova após terminar no 25º lugar no Nations Ranking (ranking que soma pontos conquistados em provas da Copa do Mundo e do Mundial).

Apesar do bom início nas duas primeiras voltas da prova, a dupla acabou sendo alcançada e lapeada pelo pelotão principal, que impôs forte ritmo nas voltas finais. Dessa forma, pelas regras do Team Sprint, não puderam terminar a prova.

E o fim da participação brasileira no Ski Cross Country e nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing aconteceu no dia 19 de fevereiro, com Manex Silva disputando a prova de Mass Start.

Com a sua participação, Manex Silva se tornou o primeiro atleta brasileiro a participar de uma prova de Mass Start Olímpica, além de ser o único Sul-americano a largar na disputa.

A prova foi marcada por condições climáticas de frio extremo e muito vento durante o horário de realização da prova. Assim, o percurso total foi reduzido de 50km para 30km para reduzir o tempo de exposição dos atletas.

Manex encerrou a sua incrível participação, e de toda a equipe de Ski Cross Country brasileira, com o 58ª lugar na prova de Mass Start e conquistou 423.68 pontos FIS.

manex silva
Manex Silva disputa prova de Mass Start e se torna o primeiro brasileiro a disputar quatro provas em Jogos Olímpicos de Inverno. Créditos da imagem: William Lucas/@anoc_olympic

O encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022

A Cerimônia de Encerramento teve seu início às 9 horas da manhã (Horário de Brasília), do dia 20 de fevereiro, e aconteceu no Estádio Nacional, também conhecido como o Ninho do Pássaro, local que também sediou a abertura desta edição. O atleta da delegação brasileira escolhido para levar a bandeira do país na Cerimônia de Encerramento foi Manex Silva.

O Brasil se despede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 com participações e resultados históricos e inéditos no cenário nacional dos esportes de neve.

“Saímos daqui com a sensação de dever cumprido. Realmente, é um investimento pro futuro. Os atletas de menos de 20 anos ainda não atingiram o seu ápice e vão estar melhor ainda em Milão-Cortina 2026. Fazer um atleta de alto nível é um trabalho de formiguinha e acredito que o COB e as Confederações de Gelo e Neve estão investindo da maneira certas nos atletas que merecem”, declarou Anders Pettersson, presidente da CBDN e chefe da Missão Beijing 2022.

E, com isso, os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 se encerram por aqui. Mas esse não é o fim da celebração dos esportes de neve nesse incrível palco na China.

No dia 04 de março, Beijing será novamente palco para os melhores atletas dos esportes de inverno, com o início dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022. A equipe brasileira começa a chegar na China no dia 26 de fevereiro.

Venha conhecer os atletas convocados e torça conosco pelo Brasil!