Faltando menos de um ano para as competições, o Brasil se prepara para participação histórica nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Beijing em 2022!

Faltando cerca de 200 dias para o início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2022, os quais serão realizados em Beijing (China), o Brasil está na pista se preparando para ter uma participação histórica.

Os eventos serão realizados entre os dias 4 e 20 de fevereiro e 04 e 13 de março, respectivamente, e contarão com recorde de participação de atletas brasileiros, que chegam em alto nível para a disputa.

Além da busca pela classificação da maior delegação brasileira nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Beijing 2022 marcará 30 anos da primeira participação do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno.

“A campanha #NaPistaPraBeijing2022 foi desenvolvida para ajudar a contar as incríveis estórias dos brasileiros que buscam incessantemente sua classificação para os Jogos nas pistas de neve. Queremos que os brasileiros conheçam e se surpreendam com os atletas do país, e com a evolução dos esportes de neve do Brasil.” comenta Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.

“Além disso, devido à pandemia termos um cenário único esse ano onde os Jogos de verão e inverno estarão muito próximos um do outro, e queremos manter a chama acesa de Tokyo para Beijing, por isso o lançamento da nossa campanha na semana de abertura para os Jogos de Verão que coincide com o marco de 200 dias para os Jogos de Inverno” complementa Pedro.

A trajetória Olímpica e Paralímpica do Brasil na neve

O Brasil fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, realizados em Albertville (França). Na ocasião, a delegação era formada por sete atletas do Ski Alpino brasileiro. A participação nos Jogos de Beijing 2022 será a nona do país.

Desde sua primeira participação, o Brasil já foi representado por 21 atletas, sendo eles:

  • 12 no Ski Alpino em 8 edições.
  • 6 no Ski Cross Country em 5 edições.
  • 1 no Snowboard em 4 edições.
  • 1 no Biathlon em 1 edição.
  • 1 no Ski Freestyle em 1 edição.

O melhor resultado da história do país foi o 9º lugar da atleta Isabel Clark no Snowboard Cross dos Jogos Olímpicos de Torino 2006.

Já nos Jogos Paralímpicos, o Brasil fez sua estreia na edição de 2014, realizada em Sochi (Rússia) e a delegação era formada por dois atletas: André Cintra no Para Snowboard e Fernando Aranha no Para Ski Cross Country. A participação nos Jogos de Beijing de 2022 será a terceira do país.

Desde sua primeira participação, o Brasil já foi representado por 4 atletas, sendo eles:

  • 3 no Para Ski Cross Country em 2 edições.
  • 1 no Para Snowboard em 2 edições.

O melhor resultado da história do país foi o 6º lugar do atleta Cristian Ribera na prova de 15 km do Para Ski Cross Country nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang 2018.

A preparação do Brasil até o começo dos Jogos

As equipes brasileiras estão iniciando a temporada final de preparação e classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Beijing 2022.

Entre as atividades já planejadas estão as etapas do Circuito Brasileiro de Rollerski, realizado pela CBDN, que contarão com provas oficiais e a presença de atletas das equipes de Biathlon, Ski Cross Country e Para Ski Cross Country. Além da participação dos atletas brasileiros em diversas competições internacionais visando garantir a classificação para os Jogos.

No total, 7 vagas já estão garantidas para Beijing 2022, e os atletas brasileiros buscam agora aumentar o número de vagas e modalidades classificadas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2022 no Ski Alpino, Snowboard, Ski Freestyle e Para Snowboard.

“O sistema de classificação para os Jogos foi desenhado, na maioria dos esportes de neve, para que as vagas sejam definidas na própria temporada dos Jogos. Assim, estamos na reta final de classificação e preparação para o evento, sendo que em diversos casos, só teremos a confirmação das vagas a menos de um mês para o evento. Os atletas brasileiros e suas equipes técnicas entrarão nas pistas em diversos país do mundo buscando a classificação ao longo dos próximos meses.” comenta Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.