Crédito foto em destaque: William Lucas - @ANOC Olympic

A Cerimônia Oficial de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, realizados neste ano em Beijing (China), ocorreu com êxito e muita celebração para o começo de mais um grande evento esportivo.

A cerimônia teve seu começo às 9 horas da manhã (horário de Brasília), e aconteceu no Estádio Nacional, também conhecido como o Ninho do Pássaro, único local a sediar as cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.

Confira a abertura na íntegra:

Dupla formada por Edson Bindilatti e Jaqueline Mourão conduz Brasil no desfile da cerimônia

A delegação brasileira foi conduzida pela dupla de porta-bandeiras formada por Edson Bindilatti e Jaqueline Mourão, recordistas em participações do país em Jogos Olímpicos de Inverno, sendo Beijing 2022 a quinta participação deles, e porta-bandeiras nos Jogos de 2014 e 2018.

“Estou muito honrada de ter sido escolhida junto ao Edson. Para mim, é uma participação especial, fazendo história como a atleta com mais participações em Jogos Olímpicos, coração batendo muito forte. Tudo foi maravilhoso, muito bonito. Inesquecível”, vibrou Jaqueline Mourão, que chega a oito participações olímpicas na carreira.

Os atletas que formam a dupla também são membros da Comissão de Atletas de suas respectivas confederações (Jaqueline da Comissão de Atletas da CBDN, e Edson da Comissão de Atletas da CBDG) e da Comissão de Atletas do COB – Comitê Olímpico do Brasil

Entre 91 nações participantes, o Brasil foi o 16º país a desfilar no Estádio Nacional. Priorizando a saúde da delegação, o país optou por desfilar com apenas quatro representantes: a dupla de porta-bandeiras; Anders Pettersson, presidente da CBDN e chefe da missão Olímpica em Beijing; e Andrea Leibovitch, que representou os colaboradores do COB.

Veja aqui o Guia do Time Brasil em Beijing 2022

O Time Brasil em Pequim 2022 conta com 11 atletas, sendo um reserva: a equipe de bobsled composta por Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Rafael Souza e Jefferson Sabino (reserva); Jaqueline Mourão, Eduarda Ribera e Manex Silva, do esqui cross-country; Nicole Silveira, do skeleton; Michel Macedo, do esqui alpino, e Sabrina Cass, do esqui estilo livre moguls. Michel é o único que ainda não desembarcou na China e a chegada está prevista para o próximo dia 8.

Sabrina Cass abriu a participação brasileira em Pequim 2022 com o 21º lugar no esqui estilo livre moguls na quinta-feira (03). Ela ainda busca uma vaga para a final no próximo dia 06. No mesmo dia, Manex Silva faz a estreia do esqui cross-country no esquiatlo. Dois dias depois, Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera disputam a primeira prova nestes Jogos de Inverno. Nicole Silveira faz a primeira descida dia 11, enquanto o bobsled, no trenó de duas pessoas, estreia no dia 14. Michel Macedo compete pela primeira vez no slalom gigante do esqui alpino no dia 13.