Crédito foto em destaque: Wander Roberto/@ANOC

Em sua estreia em Jogos Olímpicos de Inverno, a brasileira Sabrina Cass conquista melhor resultado Sulamericano no Moguls, e segue na briga para se classificar à final Olímpica

A Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, realizados neste ano em Beijing (China), ainda acontecerá nesta quarta-feira, dia 04 de fevereiro.

Mas as competições já começaram, e com muita emoção! Nesta quinta-feira, dia 03 de fevereiro, aconteceu a primeira qualificatória do Moguls, que contou com a participação da atleta brasileira Sabrina Cass, estreante em Jogos Olímpicos de Inverno.

O que é o Moguls

O Moguls é uma das principais modalidades do Ski Freestyle, que teve sua primeira Copa do Mundo em 1980 e estreou oficialmente no programa Olímpico em 1992.

Em relação à terminologia das provas, Moguls são as diversas elevações presentes na pista, que se assemelham a pequenos morros. Durante o percurso da prova, há uma rampa para que os atletas saltem e realizem manobras típicas da modalidade. Após a realização da prova, a nota final de um atleta é composta por: 60% pela técnica de ski, 20% pelos saltos realizados e 20% pelo tempo para completar o percurso.

Os atuais campeões Olímpicos da modalidade são o canadense Mikaël Kingsbury, no masculino, e a francesa Perrine Laffont, no feminino, que estão em Beijing 2022 para defenderem seu título.

Sabrina estreia nas Olimpíadas e conquista o melhor resultado Sulamericano no Moguls

A primeira qualificatória do Moguls feminino foi realizada no Genting Snow Park – Secret Garden, local que já sediou etapas de Copa do Mundo de Snowboard e Freestyle.

A preparação da brasileira foi intensa: Sabrina foi uma das primeiras atletas da delegação brasileira a chegar em Beijing, e foram 4 dias de treino prévio que permitiram à atleta se adaptar e testar a pista da competição.

As 30 melhores atletas do mundo disputaram a prova, e Sabrina Cass, uma das atletas mais novas da competição, representou o Brasil em sua estreia Olímpica. E foi uma estreia histórica!

Com uma ótima descida, Sabrina Cass fez 62.20 pontos na primeira qualificatória, encerrando o dia na 21ª colocação.

“Estou muito feliz! Graças a Deus pude fazer uma boa prova. Eu tive um pouco de dificuldade saindo do primeiro salto mas estou feliz que pude botar tudo junto e agradeço a todos que me ajudaram a chegar nesse ponto. Tomara que eu chegue às finais, ainda tem outro dia de classificação, que eu possa esquiar uma prova melhor que essa e conseguir o meu melhor”, comemorou Sabrina após a competição.

A ex-atleta americana de Moguls, Nessa Dziemian, treinadora da Sabrina Cass, destacou o sucesso da brasileira na qualificatória. “Nós levamos hoje como um dia de treinos. Tínhamos o objetivo de melhorar nossas aterrissagens nos aéreos e a Sabrina teve muito sucesso. Agora é completar outros objetivos para amanhã e esperamos conseguir um top 10”, declara a treinadora.

Sabrina também já garante o melhor resultado no Moguls por um atleta Sulamericano, superando o argentino Ignacio Bustamante que, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, finalizou na 30ª colocação.

“Esse resultado de hoje é histórico para o Brasil, não apenas pelo excelente desempenho da Sabrina que foi fantástico, mas por tudo o que ele representa. É a primeira participação do Brasil na prova na história, para isso ela teve de se posicionar no top 30 do mundo, passar por um processo de classificação muito difícil com provas muito competitivas ao redor do mundo, até chegar aqui e competir de igual para igual no maior palco esportivo do mundo, o que é muito importante para o Brasil”, destaca Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

Sabrina retorna às pistas do Genting Snow Park – Secret Garden no próximo domingo, dia 06 de fevereiro, para a disputa da segunda qualificatória de Moguls e segue na briga para se classificar à final.