Crédito foto em destaque: William Lucas / @ANOC_Olympic

Na prova de Distance Clássico, Manex Silva conquista melhor resultado brasileiro da prova em Jogos Olímpicos de Inverno

Nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, foi realizada a prova de Distance Clássico do Ski Cross Country nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, no masculino.

O Brasil foi representado por Manex Silva, 19 anos, na prova nesta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Antes disso, apenas Helio Freitas, Leandro Ribela e Victor Santos disputaram a prova de 15km nos Jogos pelo Brasil.

A prova de Distance Clássico teve uma alteração em seu critério de classificação na edição dos Jogos em Beijing (China), ficando mais difícil.

Em 2018, 62 nações tiveram atletas largando na prova, totalizando 119 participantes. Já em 2022, apenas 50 nações conseguiram classificar pelo menos 1 atleta na prova, totalizando 99 participantes.

Além disso, em 2018, o último atleta a largar chegou na Coréia com 413.23 pontos FIS, e, em 2022, o último atleta a largar tem apenas 183.63 pontos FIS (quanto menos pontos, melhor é o resultado conquistado por um atleta, logo os resultados dos atletas classificados em 2022 foram melhores resultados do que dos atletas classificados em 2018).

O último medalhista de ouro da prova de Distance Clássico masculino, nos Jogos de 2018, foi Dario Cologna, que retorna para o seu 4º Jogos Olímpicos tentando o incrível tetra campeonato Olímpico. Dario venceu a prova em Vancouver 2010, em Sochi 2014 e  em PeyongChang 2018.

Manex Silva se torna brasileiro mais jovem a participar do Distance Clássico em Jogos Olímpicos

Com sua participação na prova de Distance Clássico nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Beijing (China), Manex Silva se torna o representante brasileiro mais jovem a participar da prova de Distance na competição.

Manex Silva, detentor do recorde brasileiro de Distance com 82.91 pontos FIS, novamente conquistou mais uma marca em sua carreira.

Com o tempo total de 50min35s1, Manex Silva finalizou a prova na 90ª colocação e conquistou 267.38 pontos FIS. O resultado supera o melhor resultado estabelecido anteriormente por Helio Freitas, de 338.58 pontos FIS, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006.

Apesar da nova marca, Manex demonstrou que poderia ter ido melhor durante a prova e conquistado um resultado melhor.

“A prova foi bastante difícil, comecei tranquilo mas a pista é muito dura. Eu dei tudo que eu tinha, sofri, mas ainda assim a prova não foi boa”, declarou o atleta.

O pódio da prova foi formado pelos atletas: Johannes Hoesflot Klaebo, medalhista de bronze; Alexander Bolshunov, medalhista de prata; e Iivo Niskanen, medalhista de ouro. Dario Cologna, que buscava o tetra campeonato Olímpico na prova, finalizou na 44ª colocação.

A próxima e última prova de Manex nos Jogos de Beijing 2022 será no dia 19 de fevereiro, às 3 horas da manhã. O brasileiro disputará a prova de Mass Start 50km livre.

Confira como foi a prova do Distance Clássico feminino!