Crédito foto em destaque: Wander Roberto/@ANOC_Olympic

Michel Macedo estreia em Beijing e disputa prova de Slalom em sua segunda participação em Jogos Olímpicos de Inverno

No dia 16 de fevereiro, foi realizada a prova de Slalom do Ski Alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, realizados em Beijing (China), no masculino.

O Brasil foi representado na prova por Michel Macedo, sendo esta a segunda participação de Michel em Jogos Olímpicos de Inverno representando o país.

Apesar do Brasil estar presente no Ski Alpino desde 1992 (essa é nona participação no Ski Alpino), essa é a quinta vez um atleta brasileiro larga no Slalom masculino em Jogos Olímpicos.

Michel chega à disputa em Beijing detendo o recorde brasileiro de Slalom, com 32.90 pontos FIS (quanto menos pontos, melhor é o resultado conquistado pelo atleta). Além disso, o atleta chega aos Jogos tendo conquistado 2 medalhas de Slalom nos Estados Unidos durante a temporada, incluído uma medalha de Ouro na competição realizada no início de Janeiro na Proctor Ski Area.

Michel Macedo participa da prova de Slalom nos Jogos Olímpicos

Após um período de isolamento, surpreendido por um teste positivo de Covid-19 ao chegar em Beijing, Michel Macedo pôde participar da prova de Slalom realizada nesta quarta-feira, 16, após testar negativo na véspera da competição.

“Foi uma semana muito desafiadora para o Michel. Não é fácil ficar totalmente isolado mesmo sem ter nenhum sintoma, e sem saber se poderá competir ou não. É um desafio físico e mental que só os atletas que passaram por isso sabem o que é. Ainda assim, Michel se manteve com mentalidade positiva, claro que não ter treinado nem mesmo esquiado livre no local de competição foi mais um ponto de dificuldade para performar.” comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

Na primeira manga, Michel Macedo fez uma boa performance, alcançando o tempo de 59s88, sendo o único Sul-americano a completar a manga, e um dos poucos atletas que conseguiu concluir o difícil traçado em menos de 1 minuto, resultado que colocava o brasileiro próximo ao Top 30 da competição.

Porém, na segunda manga (descida), Michel chegou com muita velocidade e acabou perdendo uma das portas do percurso e não concluiu a prova. Ainda assim, o brasileiro não finalizando a prova, assim como 43 dos 88 atletas que competiram.

“Obviamente, fiquei desapontado com o resultado da segunda corrida, errei e não consegui terminar, mas no geral estou feliz de ter conseguido a oportunidade de competir depois dessa confusão toda por conta da Covid. É tirar o que eu posso dessa prova, pensar positivo, sabendo que posso esquiar bem e olhar pra frente”, comentou Michel Macedo.

“O Michel mostrou que tem nível físico e técnico para brigar entre os melhores desse esporte que é um dos mais competitivos do mundo. Ele teve um excelente desempenho esportivo, em especial se considerarmos que essa é a primeira vez que ele esquia em quase 10 dias, em uma pista com condições muito difíceis”, complementou Pedro.

O pódio ficou com o francês Clement Noel, seguido pelo austríaco Johannes Strolz e o norueguês Sebastian Foss-Solevaag.

Como é o Slalom

O Slalom é uma modalidade do Ski Alpino disputada em duas mangas (descidas). O tempo de cada manga é somado, sendo o vencedor o atleta com o menor tempo total.

Os atletas não treinam na pista, sendo apenas permitido aos atletas inspecionar a pista antes da prova começar para ver como cada gate foi posicionado. A competição define quem é o melhor atleta naquele dia, naquele traçado.

Como a pista degrada substancialmente após cada descida, para tornar a prova um pouco mais justa, os 30 primeiros na primeira descida largam em ordem invertida na segunda. Ou seja, o 1º colocado na primeira descida, larga em 30º na segunda.

Em Beijing, o percurso tem um Vertical Drop (desnível vertical entre largada e chegada) de 211m.