Crédito foto em destaque: Ale Cabral/CPB

Cinco atletas brasileiros participaram da prova realizada neste fim de semana

O Brasil estreou oficialmente nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, realizados em Beijing (China), neste fim de semana na prova de Long Distance do Para Ski Cross Country.

Os Jogos de Beijing marcam a terceira participação do Brasil na prova. Os melhores resultados conquistados pelo país, na prova de Long Distance, até então, foram o sexto lugar de Cristian Ribera, no masculino, e o 15º lugar de Aline Rocha, no feminino, durante os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018, realizados na Coreia do Sul.

Com cinco atletas convocados, quatro no masculino e uma no feminino, mais do que o dobro do número de atletas em 2018 (que foram dois), o Brasil disputará todas as provas da categoria Sitting, em busca de resultados inéditos.

Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Vinicius dos Santos disputaram a prova de Long Distance de 18km na categoria Sitting. Já Aline Rocha disputou a prova de Long Distance de 15km, também na categoria Sitting.

Brasil conquista bons resultados na estreia do Long Distance masculino

A prova de Long Distance masculino, que teve seu início às 23 horas (horário de Brasília) no dia 05 de março, contou com a participação de 25 atletas.

Pela primeira vez na história o Brasil contou com o maior número possível de atletas na categoria Sitting, com 4 competidores largando na prova masculina.

O percurso da prova de Long Distance foi um grande desafio superado pelos atletas brasileiros em sua estreia em Beijing e, após percorrerem os 18km de prova, conquistaram bons resultados.

Cristian Ribera finalizou a prova na 14ª colocação, com o tempo final de 52min29s1. Guilherme Rocha, com o tempo de 55min18s9, conquistou o 19º lugar. Robelson Lula terminou a prova com o tempo de 57min17s7 e na 20ª posição. E Wesley Vinicius dos Santos fez o tempo de 58min23s5 e finalizou em 23º lugar.

“Foi uma prova muito dura, muitas subidas e apenas ‘uma descida’ longa, o vento não atrapalhou hoje, deixei tudo que podia na pista, infelizmente não foi o suficiente, mas saio feliz porque consegui ter um bom desempenho, agora é descansar e aproveitar a prova de Sprint”, comentou Cristian.

Os estreantes Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Vinicius dos Santos também ficaram felizes em terem finalizado a prova com seus resultados conquistados.

“Hoje fizemos a nossa estreia na prova de 18km, uma prova duríssima. Com certeza eu dei o meu melhor, coloquei em prática tudo que treinei. Infelizmente, não era o resultado que almejava, mas estou muito feliz com meu desempenho e faltam mais duas provas e chegaremos melhores ainda”, disse Guilherme.

“Eu sabia que a prova seria muito dura, o percurso seria muito duro. Eu tentei ao máximo, tudo que eu treinei eu deixei lá. Estou feliz por ter terminado a prova”, comentou Wesley Vinicius.

“Eu quero agradecer ao CPB, à CBDN, aos treinadores por estarem juntos com nós, toda a comissão técnica e os fisioterapeutas. Para mim foi uma prova espetacular, me senti muito bem, consegui ficar no Top 20, então, graças a Deus, à minha família que sempre me apoia nas competições, aos meus treinadores por sempre estarem comigo, eu agradeço a todos”, declarou Robelson.

Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN, destacou a evolução do país na modalidade: “Começamos as atividades no Para Cross Country em 2012, em 2014 classificamos o primeiro atleta para os Jogos Paralímpicos, com a participação de Fernando Aranha, e em 2022 chegamos aos Jogos com nada menos que 4 atletas no masculino no nível mais alto que o Brasil já teve”, explicou Pedro.

O pódio da prova de Long Distance masculino foi formado pelos chineses Zheng Peng e Mao Zhongwu, respectivamente medalhistas de ouro e de prata, e o canadense Collin Cameron, medalhista de bronze.

Os atletas do Brasil do Para Ski Cross Country masculino voltam às pistas de neve no dia 08 de março, para a disputa da prova de Sprint, a partir das 23 horas (horário de Brasília).

Com Aline Rocha, Brasil conquista resultado inédito no Long Distance feminino

A prova de Long Distance feminino teve seu início no dia 06 de março, às 00h50 (horário de Brasília), e contou com a participação de 9 atletas.

Aline Rocha representou o Brasil na prova, pela segunda vez em sua carreira, e conquistou resultado inédito para o país.

Com o tempo de 50min45s7, Aline conquistou a 7ª colocação, o 2º melhor da história do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno! A performance fica atrás apenas da 6ª colocação de Cristian Ribera no Distance em PyeongChang 2018.

Aline também superou sua marca conquistada nos Jogos de 2018, quando havia finalizado a prova em 15º lugar.

“Foi uma prova duríssima, longa, em uma pista desafiadora. A Aline fez uma ótima performance! É o segundo melhor resultado da história do Brasil nos Jogos Paralímpicos! Agora é focar na recuperação e preparação final para a próxima prova daqui a dois dias”, comentou Pedro.

O pódio do Long Distance feminino foi formado pela chinesa Yang Hongqiong, medalhista de ouro, a americana Oksana Masters, medalhista de prata, e a chinesa Li Panpan, medalhista de bronze.

Aline voltará às pistas de neve em Beijing para a disputa da prova de Sprint feminino, que será realizada no dia 08 de março, a partir das 23 horas (horário de Brasília).

Saiba como foi a estreia do Brasil no Para Snowboard!

Sobre a prova de Long Distance

A prova de Long Distance foi disputada pela primeira vez nos Jogos em 1980 na segunda edição dos Jogos Paralímpicos em Geilo (Noruega), na distância de 20km para homens. A prova de Long Distance foi introduzida para mulheres em 1988, nos Jogos de Innsbruck (Áustria), na distância de 10km.

A prova foi disputada na categoria Sitting pela primeira vez em 1994, já incluindo a disputa da prova de Long Distance.

Até hoje, apenas Cristian Ribera e Aline Rocha haviam disputado a prova de Long Distance em Jogos pelo Brasil, nos Jogos de 2018.