Cristian Ribera em prova paralímpica de Sprint. Foto: Pedro Teixeira

A CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve realizou a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2024 entre os dias 4 e 8 e julho.

As provas foram realizadas no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos (SP) e contaram com a participação de atletas olímpicos e paralímpicos. Além dos brasileiros, atletas do Chile também estiveram presentes nesta etapa do Circuito.

Os atletas chegaram a São Carlos no dia 4, quando realizaram o primeiro treinamento oficial. Na sequência, eles competiram em provas de Mass Start (5), Sprint (6) e Distance (7).

Juntamente a segunda etapa do Circuito, foi realizada a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Biathlon de Verão. As provas da modalidade foram realizadas na segunda-feira (8) tanto no olímpico como no paralímpico.

Rollerskis sendo preparados para a competição. Foto: Pedro Teixeira

Mass Start – 05/07

O Mass Start foi a disciplina que abriu a etapa, com as provas olímpicas masculina (10km) e feminina (5km).

No masculino, Martin Flores, do Chile, ficou com o primeiro lugar. Ele terminou a prova em 23min58s0 e conquistou 147,28 pontos FIS. O segundo lugar ficou com seu compatriota Sebastian Endrestad, que completou os 10km em 23min58s6, menos de um segundo atrás do primeiro lugar e conquistando 148,45 pontos FIS.

Completando o pódio, ficou Claudio Gustavo Oliveira, com o melhor tempo entre os brasileiros. Ele completou o percurso em 24min14s1, ficando com 178,63 pontos FIS. Thiago Santos e Rhaick Bomfim ficaram com a 4ª e 5ª colocação, respectivamente.

Entre os atletas sub-20, Anderson dos Santos obteve o melhor tempo, seguido por Alander Araujo e Gabriel Santos.

Em seguida, foi realizada a prova feminina de Mass Start. A prova foi vencida por Eduarda Ribera, que completou o trajeto em 13min37s4, ficando com 441,06 pontos FIS. Gabriela Neres ficou com a segunda colocação, terminando a prova em 14min36s9 com 644,88 pontos FIS. Além disso, a terceira colocação ficou com Natasha Duarte, que completou os 5km em 14min45s0 e ficou com 672,62 pontos FIS.

Entre as atletas sub-20, Natasha ficou com o melhor tempo, seguida por Julia Reis e Mariana Lopes.

Sprint – 06/07

O segundo dia de competição foi reservado para as provas rápidas. Além das provas olímpicas, também foram realizadas as provas paralímpicas da disciplina.

segunda etapa Circuito Brasileiro de Rollerski 2024
Atletas na largada da prova masculina de Sprint. Foto: Pedro Teixeira.

No Sprint masculino, Victor Santos ficou com a primeira colocação e a medalha de ouro. O segundo lugar ficou com Sebastian Endrestad, do Chile, e Martin Flores foi o terceiro colocado.

Rhaick Bomfim e Thiago Silva terminaram na 4ª e 5ª colocação, respectivamente. Juntamente com Victor Santos, eles foram os brasileiros mais bem colocados na prova de Sprint.

No sub-20 masculino, Anderson dos Santos foi o primeiro colocado, com Gabriel Santos e Wellington Silva na sequência.

Na prova olímpica feminina, Eduarda Ribera conquistou mais uma vitória, terminando a final em 3min49s16. Gabriela Neres foi a segunda colocada e Natasha Duarte ficou com o terceiro lugar.

No sub-20 feminino, Natasha Duarte fez o melhor tempo, seguida por Julia Reis.

Ainda no sábado, foram realizadas as provas paralímpicas de Sprint.

No masculino, Cristian Ribera foi o vencedor da prova. O segundo lugar ficou com Guilherme Rocha, e a terceira colocação foi de Robelson Moreira.

segunda etapa Circuito Brasileiro de Rollerski 2024
Pódio paralímpico masculino do Sprint. Foto: Pedro Teixeira.

No feminino, Elena Sena foi a vencedora da prova.

Distance – 07/07

Encerrando a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2024, foram realizadas as provas Distance olímpicas e paralímpicas.

No olímpico masculino, o pódio foi todo chileno. Sebastian Edrestad, Martin Flores terminou na segunda colocação e Yonathan Fernandez foi o terceiro.

O brasileiro mais bem colocado na prova foi Claudio Gustavo Oliveira, seguido por Rhaick Bomfim e Guilherme Pereira Santos.

No sub-20 masculino, Anderson dos Santos ficou em primeiro, com Wellington Silva em segundo e Gabriel Santos em terceiro.

Na prova olímpica feminina, Eduarda Ribera voltou a vencer. Já o segundo lugar foi para Natasha Duarte e Gabriela Neres completou o pódio na terceira colocação.

Já no sub-20 feminino, Natasha Duarte fez o melhor tempo, com Julia Reis em segundo e Mariana Lopes em terceiro.

Entre os atletas paralímpicos, Cristian Ribera foi o primeiro colocado no masculino, seguido por Guilherme Rocha e Robelson Moreira em segundo e terceiro, respectivamente. No feminino, Elena Sena ficou com a medalha de ouro.

Confira as fotos dos 3 dias do Circuito Brasileiro de Rollerski

Rollerski Festival

Além disso, o Rollerski Festival foi realizado no sábado e no domingo, reunindo quase 50 crianças e jovens até 16 anos participaram do evento. O evento contou com atividades e também provas competitivas para os jovens.

Após as atividades, todos receberam medalhas por sua participação.

segunda etapa Circuito Brasileiro de Rollerski 2024
Participantes do Rollerski Festival, realizado durante a segunda etapa Circuito Brasileiro de Rollerski 2024.

Confira as fotos do Rollerski Festival

Campeonato Brasileiro de Biathlon de Verão

Por último, foram realizadas as provas da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Biathlon de Verão. Ao todo, foram 4 categorias diferentes na disciplina Super Sprint: Youth (feminino e masculino), Junior (feminino e masculino), Adulto (feminino e masculino) e Paralímpico (feminino e masculino).

Na categoria Youth feminino, Julia Reis venceu a prova ao completar o percurso em 20min33s24. O segundo lugar ficou com Mariana Silva, que terminou a prova em 21min44s26.

A prova Youth masculina foi vencida por Gabriel Santos, com um tempo total de 17min44s97, errando apenas 2 de seus 10 tiros. Alander Araujo (20min03s93) foi o segundo colocado e Caio Ribeiro ficou com a terceira colocação (20min12s18).

Já na categoria Junior, Natasha Duarte ficou com o primeiro lugar no feminino. Ela completou a prova em 19min27s18, errando apenas dois tiros. Mayara Silva (22min43s22) foi a segunda colocada e Nicoly Silva (23min11s19) a terceira.

No masculino, Thiago Silva venceu a prova Junior com um tempo total de 16min15s48. O segundo lugar foi de Claudio Gustavo Oliveira (16min47s35) e o terceiro lugar ficou com Anderson dos Santos (18min57s55).

Na categoria Adulto, Eduarda Ribera se sagrou vencedora no feminino com um tempo de 18min06s63, acertando oito tiros. Gabriela Neres (23min08s00) ficou com a medalha de prata.

Eduarda Ribera em prova de Super Sprint durante o Campeonato Brasileiro de Biathlon de Verão. Foto: Pedro Teixeira.

Victor Santos conquistou o primeiro lugar no masculino ao completar a prova em 15min35s46, acertando 8 dos 10 tiros. Guilherme Pereira (16min36s15) ficou com a segunda colocação e Marcelo Ribeiro (20min55s56) completou o pódio na terceira posição.

Entre os atletas paralímpicos, Elena Sena venceu a prova feminina. A atleta acertou todos os seus 10 tiros e terminou o trajeto em 21min54s01.

Já no masculino, Guilherme Rocha ficou com o primeiro lugar. Ele completou a prova em 18min18s89 e também obteve 100% de acerto em seus tiros. Robelson Moreira (20min29s14) terminou no segundo lugar e Kauê de Morais (20min50s53) completou o pódio com a terceira colocação.

Guilherme Rocha durante a prova de Super Sprint durante o Campeonato Brasileiro de Biathlon de Verão. Foto: Pedro Teixeira.

Confira as fotos do Campeonato Brasileiro de Biathlon de Verão

Leia também:

CBDN divulga critérios de seleção para os Jogos Olímpicos de Inverno

Atletas do Ski Cross Country realizam Training Camp em São Carlos