Crédito foto: Ale Cabral/CPB

A temporada 2021/2022 foi marcada pela realização dos Jogos Paralímpicos de Inverno em Beijing, na China entre os dias 4 e 13 de março de 2022.

O Brasil Na Neve foi representado por 6 atletas em duas modalidades diferentes: Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos (Para Ski Cross Country) e André Barbieri (Para Snowboard).

Confira tudo sobre a participação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Inverno!

Confira os principais destaques dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022!

Cerimônia de Abertura

No dia 4 de março, foi realizada no Estádio Nacional de Beijing, mais conhecido como Ninho do Pássaro, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno 2022.

Os porta-bandeiras da delegação brasileira, a maior representante latino-americana com 6 atletas, foram Aline Rocha e Cristian Ribera, atletas do Para Ski Cross Country.

Por conta da pandemia e dos protocolos de segurança estabelecidos pela organização, o Brasil optou por participar do evento com apenas 4 representantes: os porta-bandeiras, Anders Petterson, chefe da delegação brasileira e presidente da CBDN e Cassiana Pisanelli, médica da delegação e representante do CPB.

https://www.instagram.com/brasilnaneve/

Long Distance abre a participação brasileira

A estreia brasileira no Jogos Paralímpicos de Inverno se deu no dia 5 de março na prova de Long Distance do Para Ski Cross Country, com os estreantes em Jogos Paralímpicos Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos, além de Aline Rocha e Cristian Ribera. Essa também foi a primeira vez que o país disputou esse evento dentro dos Jogos.

No masculino, Cristian Ribera finalizou a prova na 14ª colocação, com o tempo final de 52min29s1. Guilherme Rocha, com o tempo de 55min18s9, conquistou o 19º lugar. Robelson Lula terminou a prova com o tempo de 57min17s7 e na 20ª posição. E Wesley Vinicius dos Santos fez o tempo de 58min23s5 e finalizou em 23º lugar.

Já no feminino, Aline Rocha conquistou a 7ª colocação com o tempo de 50min45s7. A atleta superou seu recorde pessoal de um 15º lugar nos Jogos Paralímpicos de 2018 em PyeongChang. Esse é o segundo melhor resultado da história do Brasil nos Jogos em termos de posição, e o melhor resultado feminino da história.

Recordes na prova de Sprint

Na prova masculina de Sprint na categoria Sitting, o Brasil teve 4 atletas disputando a prova: Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos.

Na classificatória, Cristian Ribera teve uma grande performance e terminou na 5ª colocação, classificando-se para a fase semifinal com um tempo de 2min23s48. Essa é a melhor posição de classificação da história do Brasil, rendendo ao jovem atleta o recorde brasileiro de Sprint nos Jogos.

Já os outros atletas tiveram desempenhos parecidos: Guilherme Rocha foi 18º, Robelson Lula o 21º e Wesley dos Santos terminou na 24ª colocação.

Na semifinal, Cristian foi o 5º colocado em sua bateria, conseguindo um histórico 9º lugar geral, superando seu 15º lugar em PyeongChang 2018 e estabelecendo um novo recorde brasileiro em provas de Sprint nos Jogos Paralímpicos de Inverno.

No feminino, Aline Rocha foi a 9ª dentre as 18 atletas da fase classificatória e garantiu vaga nas semifinais com o tempo de 02min59s49.

Na fase semifinal, a atleta brasileira ficou na 5ª colocação em uma bateria que contou com a medalhista de prata da categoria Oksana Masters dos Estados Unidos. Com essa posição, Aline foi a 10ª colocada na classificação geral.

Bom desempenho brasileiro no Middle Distance

Realizada no dia 12 de março, a prova de Middle Distance do Para Ski Cross Country trouxe grandes resultados para a equipe brasileira.

Na prova masculina (10km) da categoria Sitting, o Brasil teve 3 atletas no top 20 mundial: Cristian Ribera (13º), Guilherme Rocha (18º) e Robelson Lula (20). Além deles, Wesley dos Santos foi 27º.

Na prova feminina (7,5km) também na categoria Sitting, a representante brasileira Aline Rocha conseguiu um feito histórico para o Brasil e terminou na 10ª colocação, um top 10 inédito na prova.

Revezamento Misto

A prova de Revezamento Misto do Para Ski Cross Country a última participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno, no dia 12 de março.

A equipe brasileira composta por Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha e Robelson Lula fez um tempo de 34min10s8, terminando na 8ª colocação, sendo assim, a melhor colocação brasileira em uma prova por equipes.

Snowboard Cross

No Snowboard Cross o Brasil foi representado pelo estreante André Barbieri.

Na fase classificatória (tomada de tempos), André foi o 13º colocado, se classificando para as finais da modalidade.

Em sua bateria nas quartas de final, André foi o 4º colocado. Mesmo após um bom começo disputando a terceira colocação com o austríaco Rene Eckhart, André acabou por perder o ritmo e não conseguiu avançar para as semifinais. O atleta terminou assim na 13ª colocação.

Banked Slalom

André Barbieri terminou sua participação em Beijing no dia 11 de março, na prova de Para Snowboard Banked Slalom.

Disputando contra os melhores do mundo, André foi o 13º colocado no geral. Após a primeira descida ter sido de 01min43s86, o atleta conseguiu baixar para 01min22s18 na segunda descida e garantindo assim, números finais a sua participação.

Encerramento

No dia 13 de março, após 9 dias de competições, foi realizada a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022.

O Brasil teve como seu porta-bandeira o atleta do Para Snowboard André Barbieri. O atleta de 40 anos, que estreou nos Jogos Paralímpicos nesta edição, foi o escolhido para representar a delegação brasileira na Cerimônia de Encerramento dos Jogos realizada no Estádio Nacional de Beijing.