Crédito foto em destaque: Ale Cabral/CPB

Ótimos resultado individuais marcam a participação da equipe do Brasil na prova

A prova de Middle Distance do Para Ski Cross Country nos Jogos Paralímpicos de Inverno foi realizada neste sábado, dia 12 de março, às 01h30 da manhã (horário de Brasília).

Após os bons resultados nas provas de Long Distance e de Sprint, os atletas brasileiros continuam em busca da conquista de resultados inéditos na competição.

A prova de Middle Distance é a última disputada individualmente pelos atletas em Beijing. Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Aline Rocha disputarão a prova de Revezamento Misto, também neste sábado, às 23h (horário de Brasília).

Nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018, Cristian conquistou a 8ª colocação no masculino. No Feminino, Aline Rocha finalizou a prova no 12º lugar, na ocasião.

Em 2018, no masculino, 33 atletas de 12 países se classificaram para a prova. Já em 2022 foram 34 atletas de 14 países na largada. Enquanto no feminino foram 23 atletas de 11 países em 2018 e 16 atletas de 07 países classificadas para a disputa em Beijing.

Os medalhistas da prova em 2018 foram: o coreano Hyun Eui Shin (ouro), o americano Daniel Cnossen (prata) e o ucraniano Maksym Yarovyi (bronze). No feminino, a americana Oksana Masters ficou com o ouro seguida da alemã Andrea Eskau e da russa Marta Zainullina.

Brasil conquista bons resultados com ótima participação dos atletas no Middle Distance

O time de Para Ski Cross Country competiu na prova de Middle Distance 10km para homens e 7,5km para mulheres, e conquistou um resultado Top 10 e mais três resultados dentro do Top 20, um feito inédito para o país.

A prova foi marcada pelo alto nível técnico e pelas dificuldades impostas pelas condições da pista e do tempo. Apesar de ter nevado um pouco na noite anterior, as temperaturas voltaram a subir com força desde as 09h da manhã, o que transformou a neve e deixou a pista bastante lenta.

Ainda assim, os brasileiros terminaram com as excelentes 10ª colocação de Aline Rocha,  13ª colocação de Cristian Ribera, 18ª colocação de Gui Rocha e a 20ª colocação de Robelson Lula. Wesley dos Santos finalizou a sua participação nos Jogos na 27ª colocação.

É a primeira vez que o Brasil tem 4 atletas no Top 20, incluindo um resultado Top 10, o que mostra a evolução do esporte como um todo no país. No masculino, apenas Brasil, China, Canadá e Ucrânia tiveram pelo menos 3 atletas no Top 20.

O pódio ficou com os atletas chineses Zhongwu Mao, em primeiro, e Peng Zheng em segundo, além do italiano Giuseppe Romele.

Guilherme, que conquistou seu terceiro resultado Top 20 nos Jogos, comentou sobre o excelente resultado e mencionou as condições da pista: “Eu me senti super bem na prova, infelizmente a pista não estava nas melhores condições, mas psicologicamente a gente já estava preparado para isso. Sei que dei meu melhor, lógico que é cansativo, mas a gente teve um bom resultado.”

Robelson, que também se destacou com seu melhor desempenho esportivo durante os Jogos, comentou sobre sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos: “Na prova de hoje, o meu desempenho foi 100% o meu máximo. Quis manter meu ritmo em todas as voltas e eu consegui. E meu objetivo também era ficar no Top 20 e com a graça de Deus eu consegui. Para os próximos anos, é se preparar bastante para conseguir novamente a vaga para os Jogos e vamos que vamos. E também agradecer a equipe, aos treinadores, minha família que está sempre me apoiando, o pessoal do Nordeste também. Minha primeira competição nos Jogos Paralímpicos e dei meu máximo e consegui bons resultados com o Top 20”.

Em sua última prova individual em Beijing 2022, Aline Rocha também teve uma excelente performance, ao conquistar a 10ª colocação e estabelecer o novo recorde brasileiro para a prova de Middle Distance em Jogos Paralímpicos de Inverno. O recorde anterior era a 12ª colocação da própria atleta nos Jogos de PyeongChang, em 2018, na prova de 5km.

A atleta fechou a prova com o tempo de 30min07s6. O pódio ficou com a atleta chinesa Yang Hongqiong, seguida pela americana Oksana Master e pela também chinesa Ma Jing.

Aline Rocha se mostrou feliz pelo resultado: “Três Top 10 está excelente! Em Pyeongchang eu queria um Top 10 e não consegui, tiveram provas em que fiquei em 15ª, 12ª. Consegui dessa vez já passar para uma semifinal, foram meus melhores resultados. Evolução imensa comparando com os últimos jogos, então eu saio daqui muito feliz com meu resultado e agradeço à todos que contribuíram com que eu pudesse chegar aqui”.

A performance vem para coroar uma grande participação da atleta em seu segundo Jogos Paralímpicos de Inverno, com 3 resultados no Top 10 e o 2º melhor resultado do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno com a 7ª colocação na prova de Long Distance.

Como é a prova de Middle Distance

A prova de Middle Distance foi disputada pela primeira vez nos Jogos em 1976 na primeira edição dos Jogos Paralímpicos em Örnsköldsvik (Suécia), na distância de 10km e 15km para homens, e de 10km para mulheres.

A prova foi disputada na categoria Sitting pela primeira vez em 1994, nos Jogos Paralímpicos de Lillehammer.

Os atletas largam individualmente a cada 30 segundos de acordo com a posição inversa de sua posição no ranking mundial (ou seja, os melhores largam por último), o melhor tempo do dia é o vencedor.

Em Beijing, a prova foi composta por 4 voltas de 2.5 km no masculino e 3 voltas no feminino. A maior subida do circuito é de 13 metros de desnível e os atletas sobem 58 metros por volta, em um total de 232 metros de desnível no masculino e 174 metros no feminino.