Atleta brasileiro conquista bom resultado em sua estreia em Beijing

O Brasil estreou nas pistas do Para Snowboard nos Jogos Paralímpicos de Inverno na prova de Snowboard Cross, que foi realizada neste domingo às 0h (horário de Brasília).

A edição dos Jogos em Beijing representa a terceira participação do Brasil no Para Snowboard e na prova de Snowboard Cross. André Cintra representou o país na prova nas últimas duas edições dos Jogos Paralímpicos de Inverno, e havia conquistado o último melhor resultado brasileiro em Jogos, a 10ª colocação, na edição de 2018 que foi realizada na Coreia do Sul.

André Barbieri se classificou aos Jogos Paralímpicos de Inverno de Beijing com bons resultados na temporada, incluindo a grande conquista de medalhas na Copa do Mundo de Para Snowboard, que foi realizada em fevereiro de 2022 no Canadá.

O brasileiro também é o atual recordista absoluto do país na prova de Snowboard Cross do Para Snowboard, com a segunda colocação na Copa do Mundo de Para Snowboard, realizada em fevereiro de 2022, e a conquista de 800 pontos IPC (Comitê Paralímpico Internacional) pelo seu resultado.

Os atuais medalhistas da prova de Snowboard Cross são: o americano Mike Schultz, medalhista de ouro; o holandês Chris Vos, medalhista de prata; e o americano Noah Elliott, medalhista de bronze.

Nos Jogos de 2018, 13 atletas de 10 países se classificaram para a prova. Em 2022, 15 atletas de 11 países se classificaram para a prova.

Em sua estreia, André Barbieri conquista bom resultado e se classifica para as finais do Snowboard Cross

A prova realizada no dia 05 de março apresentou um alto nível técnico dos atletas. André competiu na Classe LL1, que contou com a presença de 15 atletas de 11 países diferentes.

Na pista de pouco mais de 1km, o atleta fez suas duas descidas, conquistando os tempos de 01min18s30 na primeira descida e 01min19s48 na segunda descida. Como o formato da prova considera o melhor tempo das duas descidas, André Barbieri classificou-se com o tempo de 01min18s30, com a 13ª colocação.

O atleta se mostrou satisfeito com o resultado e otimista com as baterias finais: “Fiz o que eu tinha previsto. Eu queria ter acertado o começo e eu acertei, foi fantástico. Fui melhor que 4 ou 5 atletas na primeira descida, então para mim está excelente, era o que eu estava esperando. Estou feliz que estou na disputa entre os finalistas”, comentou André.

Para as baterias finais, que serão realizadas no dia 07 de março, a partir das 00:30 (horário de Brasília), o atleta competirá em uma bateria com 4 atletas, onde os 2 primeiros classificam-se para as baterias semifinais.

O supervisor técnico esportivo da CBDN, Gustavo Haidar, também frisou a importância do resultado conquistado: “Considerando que temos uma história recente na modalidade, com participações apenas nos dois últimos Jogos Paralímpicos de Inverno, estamos extremamente felizes pela classificação do André às baterias finais, em especial por ele ter melhorado consideravelmente seus tempos a cada treino oficial até chegar na classificatória e registrar seu melhor tempo até aqui em Beijing”, disse Gustavo.

Saiba como foi a estreia do Brasil no Para Ski Cross Country!

Sobre o Para Snowboard nos Jogos Paralímpicos de Inverno

A modalidade Snowboard é recente nos Jogos Paralímpicos de Inverno e sua primeira prova foi realizada em 2014, em Sochi (Rússia).

Em 2014, a classe Lower Limb competia de maneira universal, com todos os atletas misturados. A partir de 2018, a categoria se dividiu em duas classes, LL1 e LL2, para que a competição fosse mais justa.

Além disso, em 2018, nos Jogos de Pyeongchang (Coreia do Sul), adicionou-se a prova de Banked Slalom ao programa da modalidade.