Na temporada 2021/2022, o Biathlon brasileiro teve participações de destaque em campeonatos da IBU ao redor do mundo, principalmente com jovens atletas. Confira a retrospectiva da temporada de Biathlon!

Matheus Vasconcellos na Copa Áustria

No início do mês de setembro de 2021, o jovem atleta Matheus Vasconcellos de 21 anos participou da Copa Áustria de Biathlon na cidade de Hochfilzen.

A competição, realizada no verão do hemisfério norte, tem o Rollerski substituindo o Ski na neve junto ao tiro esportivo, sendo conhecido como Summer Biathlon.

Matheus disputou duas provas na categoria sub-22, seguindo seu planejamento de preparação para as provas oficiais de neve realizadas pela IBU – União Internacional de Biathlon.

Recorde brasileiro na IBU Cup

Entre os dias 1 e 4 de dezembro, foi realizada mais uma etapa da IBU Cup, em Sjusjoen na Noruega. Matheus Vasconcellos foi o representante brasileiro.

No dia 1 de dezembro, Matheus participou da prova de Sprint da competição. Com o tempo de 13min55s5, o brasileiro conquistou 189.43 pontos (quanto menos pontos, melhor o resultado). O resultado é novo recorde brasileiro de Super Sprint, superando a marca de 193.18, alcançada pelo próprio atleta em fevereiro de 2020, na IBU Cup de Martell na Itália.

Na prova de Sprint, realizada no dia 3 de dezembro, Matheus fez o tempo de 32min55s9, conquistando 291.49 pontos.

Jovens atletas no Open Europeu na Eslovênia

Em Pokljuka, um planalto localizado no noroeste da Eslovêna, três atletas brasileiros participaram do Campeonato Open Europeu Junior da IBU: Claudio Gustavo de Oliveira, Eduarda Ribera e Matheus Vasconcellos.

Abrindo a participação brasileira no evento, em 19 de janeiro Matheus Vasconcellos disputou a prova de 15km e conquistou 37 pontos para a Nations Cup (pontos válidos para a classificação das nações participantes das provas de Biathlon).

No dia seguinte, Eduarda e Matheus participaram do Revezamento Misto, conquistando 19 pontos válidos para a IBU Cup e 100 pontos válidos para a Nations Cup.

No dia 22 de janeiro, Matheus e Claudio Gustavo participaram da prova de Sprint da competição. Matheus finalizou a prova com o tempo de 34min42s1, conquistando 25 pontos da Nations Cup. Já Claudio Gustavo finalizou a prova com o tempo de 36min50s9, e conquistou 9 pontos da Nations Cup.

Fechando a participação brasileira no torneio, Eduarda participou da prova de Sprint feminino, fazendo um tempo de 31min15s6, conquistando um bom resultado e um total de 51 pontos da Nations Cup.

Open Europeu de Biathlon da IBU

Outra competição desta temporada que contou com participações brasileiras foi o Open Europeu de Biathlon da IBU, realizado entre 26 e 30 de janeiro em Alber-Alm, na Alemanha.

No dia 26 de janeiro, abrindo a participação do Brasil, Mirlene Picin disputou a prova de Distance feminino. A atleta conquistou um bom resultado ao terminar a prova em 01h06min54s e conquistando 31 pontos para a Nations Cup.

O outro atleta brasileiro participante do torneio foi Matheus Vasconcellos, que participou da prova masculina de Sprint, terminando com um tempo de 35min01s6 e conquistando 1 ponto da Nations Cup.

Brasil marcando presença no Campeonato Mundial Junior IBU

Realizado entre os dias 24 e 26 de fevereiro, o Campeonato Mundial Junior IBU teve lugar em Soldier Hollow, no estado norte-americano de Utah, onde também ocorreram as provas de Biathlon dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. O Mundial Junior IBU é o evento mais importante da temporada para atletas até 23 anos.

Dentre provas realizadas na categoria masculino júnior, Matheus Vasconcellos participou da Individual 15km e também da Sprint 10km.

Na categoria Individual, Matheus teve um tempo de 58min00s9, acertou 13 dos 20 tiros possíveis e terminou na 76ª colocação. Além disso, o atleta conquistou 65 pontos para a Nations Cup.

Já na categoria Sprint, o brasileiro terminou a prova com um tempo de 30min12s e acertou impressionantes 9 de 10 tiros possíveis. Esse rendimento o levou ao 72° lugar e à conquista de 69 pontos na Nations Cup.

Confira a retrospectiva da temporada 2021/2022 do Para Snowboard!

Confira a retrospectiva da temporada 2021/2022 do Snowboard!

Confira a retrospectiva da temporada 2021/2022 do Ski Alpino!