Crédito foto em destaque: Getty Images

A temporada brasileira do Snowboard contou com grandes eventos e a participação de jovens atletas promissores em diferentes campeonatos ao redor do mundo. Confira a retrospectiva da temporada de Snowboard!

Augustinho Teixeira na Europa Cup na Holanda

O atleta brasileiro Augustinho Teixeira participou entre os dias 18 e 19 de novembro da Europa Cup em Landgraaf na Holanda. Essa foi sua estreia na temporada de Snowboard 2021/22.

Augustinho ficou entre os 30 melhores do torneio, a uma posição da classificação para as finais, obtendo 31.70 pontos FIS.

Augustinho Teixeira top 30 em etapa da Copa do Mundo

No dia 9 de dezembro, o brasileiro de 17 anos Augustinho Teixeira participou das provas de Halfpipe da Copa do Mundo de Snowboard, na etapa do U.S. Grand Prix de Copper Mountain (EUA) e obteve um grande resultado.

Augustinho conseguiu uma pontuação de 35.66 em sua melhor descida e garantiu um lugar entre os 30 melhores colocados da competição!

Noah Bethonico na Copa do Mundo de Cross

Também no dia 9 de dezembro só que em Montafon na Áustria, o brasileiro Noah Bethonico fez sua estreia na temporada.

Em um prova que contou com atletas de alto nível, Noah fez o tempo de 1min00s75, apenas 1,2 segundos da qualificação para a final. Com o desempenho Noah terminou na 56ª posição, com 13.70 pontos FIS.Brasil representado no Mundial Junior de Snowboard

Mundial Junior de Snowboard Freestyle na Suíça

O representante brasileiro Augustinho Teixeira participou do Campeonato Mundial Junior de Snowboard, realizado em Leysin na Suíça no mês de março.

Aos 17 anos e em sua primeira participação em um Mundial Junior da FIS, Augustinho participou de 3 disciplinas do evento: Halfpipe, Big Air e Slopestyle.

Sua estreia foi no dia 8 de março na prova de Halfpipe. O brasileiro ficou na 19ª colocação e conquistou 9.90 pontos FIS.

A melhor colocação do atleta aconteceu no dia 10 de março na prova de Big Air. Dentre os 60 participantes, Augustinho foi o 19°, conquistando o top 20 e fazendo 43.80 pontos FIS.

Encerrando sua participação na competição, o jovem disputou a prova de Slopestyle em 13 de março, ficando na 61ª posição e obtendo 6.00 pontos FIS.

Top 10 histórico no Mundial Junior de SBX, também na Suíça

No dia 31 de março em Veysonnaz na Suíça foi realizado o Campeonato Mundial Junior de Snowboard Cross.

Os irmãos Bethonico, Noah e Zion, representaram o Brasil na competição. Zion fez sua estreia no Campeonato Mundial Junior, enquanto Noah já havia obtido um bom resultado no evento da temporada passada.

O Mundial Junior teve provas em formato seeding run, em que os atletas eram colocados em baterias de acordo com um ranqueamento prévio. Cada uma delas contava com 4 atletas e os dois primeiros de cada bateria avançavam à fase seguinte do torneio.

Zion foi o quarto em sua bateria e terminou o Mundial na 49ª posição.

Noah foi o 2° colocado em sua primeira bateria e avançou para a próxima fase. Nas oitavas de final, venceu sua bateria, ficando a frente do alemão Leon Ulbritch, que venceu o Mundial Jr. Ambos avançaram para as quartas. Na fase quartas de final, Noah fez uma grande prova mas acabou não conseguindo a classificação, sendo o 3° dentre os 4 que disputavam as duas vagas na semifinal.

Com esse resultado, Noah terminou a competição na 9ª posição da classificação geral, batendo seu próprio recorde de uma 12ª colocação no Mundial de março de 2021.

Noah e Zion conquistando suas primeiras medalhas em provas internacionais

Entre os dias 05 e 06 de março, foi realizada a competição de Snowboard Cross da BC Snowboard, próximo a Kelowna, no Canadá. O campeonato teve a participação brasileira da dupla de irmãos Noah e Zion Bethonico.

No primeiro dia de provas, Zion fez uma grande prova, conquistando 56 pontos FIS (seu recorde pessoal) e ficando com a medalha de prata da prova.

Noah fez grande prova no dia 6, chegando à Big Final e, com a prata conquistada, garantiu sua primeira medalha em prova oficiais. Com o resultado, Noah registrou 56 pontos FIS.

Já no dia 14 de março, foi realizada a Ontario Provincial SBX Finals, competição oficial FIS de Snowboard Cross, em Ontario (Canadá). A competição contou com mais de 20 atletas de vários países do mundo na categoria FIS do masculino. Noah Bethonico, atleta brasileiro da modalidade, participou da prova.

O jovem atleta dominou a prova classificatória e superou seus adversários, conquistando a medalha de ouro da competição, sua primeira vitória em provas oficiais de Snowboard Cross. Os canadenses Jacob Walper e Kai Hooper completaram o pódio com a prata e o bronze respectivamente.

João Teixeira faz sua estreia em provas internacionais

A temporada 2021-2022 viu também a estreia de João Texeira no Snowboard competitivo internacional. João, de apenas 14 anos, competiu em 8 provas ao longo da temporada, 5 no Halfpipe e 3 no Slopestyle.

O jovem atleta segue os passos de seu irmão, Augustinho, competindo nas provas de Freestyle e já conquistando ótimos resultados. Destaque para a 4ª colocação na prova de Halfpipe em Calgary, Canadá, no dia 18 de março, que rendeu ao atleta 26.70 pontos FIS e o colocou na 3ª colocação do Ranking Latino-americano da modalidade.

Confira a retrospectiva da temporada 2021/2022 do Para Snowboard