Crédito foto em destaque: Wander Roberto/@ANOC_Olympic

Durante a temporada de Ski Alpino, os atletas brasileiros da modalidade tiveram um bom desempenho em competições ao redor do mundo, incluindo a participação nos Jogos Olímpico de Inverno em Beijing. Confira a retrospectiva da temporada de Ski Alpino!

Brasil no top 30 da Nor-Am Cup

Em sua estreia na temporada de Ski Alpino 2021/22, Michel Macedo disputou a Nor-Am Cup, em Copper Mountain Resort nos Estados Unidos, e obteve grandes resultados no campeonato que contou com mais de 100 atletas de diversos países. As provas de Giant Slalom que contaram com participação brasileira aconteceram nos dias 20 e 21 de novembro.

No primeiro dia, Michel Macedo conquistou a 43ª colocação, finalizando a prova com o tempo total de 2min38s88 (com a primeira manga em 1min17s e segunda manga em 1min21s88). O resultado rendeu ao atleta 82.96 pontos FIS (quanto menor a pontuação, melhor o resultado).

Já no segundo dia, Michel Macedo fez uma grande prova, conquistando o 28º lugar e finalizando no top 30. Com o tempo de total de 2min29s09 (com a primeira manga em 1min16s42 e a segunda manga em 1min12s67), Michel Macedo ficou apenas 5s35 do primeiro colocado e conquistou a marca de 54.54 pontos FIS.

Com este reultado, Michel foi o melhor sul-americano da prova, superando o argentino Tomas Birkner e o chileno Andrés Figueroa, que finalizaram a prova em 30º e 31º lugares, respectivamente.

Michel Macedo conquista medalha de ouro em prova FIS

No dia 2 de janeiro, Michel participou da prova FIS de Slalom na Proctor Ski Area, localizado no estado de New Hampshire nos Estados Unidos.

Michel Macedo fez a melhor primeira manga (descida) da competição, com o tempo de 46.03 segundos, resultado superior aos demais competidores e que já colocou o brasileiro em primeiro lugar.

Após sua segunda descida, Michel Macedo finalizou sua participação com o tempo total de 1min31s58. O excelente resultado do brasileiro rendeu a conquista de 41.77 pontos FIS (quanto menos pontos FIS, melhor é o resultado do atleta), conquistando o primeiro lugar da competição!

O Ski Alpino nos Jogos Olímpicos!

O ponto mais alto da temporada de Ski Alpino brasileira foi a participação de Michel Macedo nos Jogos de Beijing. No dia 16 de fevereiro, foi realizada a prova de Slalom do Ski Alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, realizados em Beijing (China), no masculino.

Esta foi a segunda participação do atleta em Jogos Olímpicos de Inverno representando o país e a quinta vez que um atleta brasileiro largou no Slalom masculino em Jogos Olímpicos.

A participação de Michel nos Jogos em Beijing esteve ameaçada por conta de um teste positivo de Covid logo na chegada da delegação brasileira. Porém, após um período de isolamento, o esquiador brasileiro pôde competir na China testando negativo às vésperas de sua prova.

Na primeira manga, Michel Macedo fez uma boa performance, alcançando o tempo de 59s88, sendo o único Sul-americano a completar a manga, e um dos poucos atletas que conseguiu concluir o difícil traçado em menos de 1 minuto, resultado que colocava o brasileiro próximo ao Top 30 da competição. Porém, na segunda manga, Michel chegou com muita velocidade e acabou perdendo uma das portas do percurso e não concluiu a prova.

Irmãos Caputi com ótimos resultados na Romênia

Os irmãos Lorenzo e Valentino Caputi representaram o Brasil nas provas FIS de Ski Alpino em Poiana Brasov na Romênia.

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, aconteceram as provas de Giant Slalom e de Slalom no país europeu com a presença de mais de mais de 40 atletas no masculino. O evento viu o melhor desempenho da carreira de ambos os atletas, com Lorenzo registrando os 3 melhores resultados em provas internacionais, e Valentino 2, incluindo seus primeiros resultados abaixo dos 100 pontos FIS.

No primeiro dia de provas de Giant Slalom, no dia 22 de fevereiro, Lorenzo Caputi fez uma excelente prova, e finalizou na 22ª colocação com o tempo de 1min57s91 com 197.25 pontos FIS, melhor resultado de sua carreira até então. Valentino perdeu um gate na primeira manga e acabou desqualificado da prova.

No segundo dia de provas de Giant Slalom, realizadas no dia 23 de fevereiro, resultados ainda melhores para os brasileiros. Valentino Caputi superou pela primeira vez a barreira dos 100 pontos FIS e registrou o melhor resultado em sua carreira. Com o tempo de 1min57s70, Valentino finalizou a prova na 12ª colocação, a 3.05 segundos do pódio e conquistou 82.51 pontos FIS. É seu primeiro resultado Top 20.

Seu irmão, Lorenzo Caputi, finalizou a prova do dia 23 de fevereiro no 26º lugar, com o tempo de 2min09s29 e conquistou 185.41 pontos FIS, superando seu resultado do dia anterior, e portanto, registrando novamente o melhor resultado de sua carreira.

Mais bons resultados para Michel Macedo no final da temporada

No início de março, Michel Macedo participou de uma competição FIS realizada Whiteface Mountain, resort localizado no estado de Nova Iorque nos Estados Unidos e garantiu mais uma primeira colocação em competições internacionais!

Michel fez uma excelente prova. Depois de uma boa primeira manga, o atleta fez uma segunda manga (descida) incrível, registrando o melhor tempo, mais que 0,7s à frente do segundo melhor tempo. O jovem atleta finalizou a prova com tempo total de 1min29s79, 0.78s à frente do Americano Owen Croce e 1.15s à frente do Canadense Kobe Villeneuve. Com o resultado, o brasileiro conquistou o primeiro lugar e 44.03 pontos FIS.

Mais adiante em março, Michel participou da West Mountain Series no estado de New Hampshire (EUA). Em seu primeiro dia de provas de Giant Slalom da competição, Michel Macedo fez uma boa prova. Com o tempo total de 1min58s17, Michel ficou apenas 2,3 segundos atrás do primeiro colocado, finalizou na 11ª colocação e conquistou 54.87 pontos FIS (quanto menos pontos FIS, melhor é o resultado conquistado pelo atleta).

No segundo dia, em mais um Giant Slalom, realizado no dia 22, Michel Macedo fez uma excelente prova e alcançou um dos melhores resultados em sua carreira. Com o tempo total de 1min55s05, o atleta ficou a 0,37 segundos atrás do primeiro colocado, e terminou a prova na terceira colocação. Além da conquista da medalha de bronze, o brasileiro conquistou 39.53 pontos FIS, um dos melhores resultados em sua carreira, desde a mudança no sistema de pontuação, e o seu melhor na atual temporada. Junto à Michel no pódio estiveram o americano Max Martin (ouro) e o estoniano Tormis Laine (prata).

Valentino Caputi conquista o ouro e quatro pódios na Grécia

Entre os dias 26 e 29 de março, Lorenzo e Valentino Caputi disputaram provas de Slalom e Giant Slalom em torneios realizados em Parnassos na Grécia, que contou com a presença de mais de 40 atletas. Nos dias 26 e 29 foram realizadas provas FIS, enquanto nos dias 27 e 28 foram realizadas provas dos Campeonatos Nacionais da Grécia na categoria adulto e junior.

Valentino Caputi obteve um resultado fantástico em sua ida a Grécia, conquistando 4 pódios: 1° lugar na prova FIS de Slalom do dia 29, 2° lugar na prova de Giant Slalom do Campeonato Nacional Junior, um 3° lugar na prova de Giant Slalom do Campeonato Nacional adulto e um outro 3° lugar na prova FIS de Slalom do dia 26. Além disso, o atleta também participou da prova de Slalom do Campeonato Nacional mas não completou a primeira descida. Valentino bateu seu recorde pessoal conquistando 60.34 pontos na prova FIS de Slalom do dia 29, coroando sua fantástica evolução.

Lorenzo Caputi participou das mesmas provas que o irmão. O jovem de 16 anos estreou com um 10° lugar na prova FIS de Slalom do dia 26. Em seguida, conquistou um 17° lugar na prova de Giant Slalom no Campeonato Nacional Junior, mas na mesma prova só que pelo Campeonato Nacional adulto, Lorenzo não conseguiu completar a prova. No dia 28 o atleta obteve seu melhor resultado em provas internacionais ao alcançar um 9° lugar na prova na prova de Slalom do Campeonato Nacional e conquistando 179.33 pontos. Fechando sua participação, na prova FIS do dia 29, Lorenzo não finalizou a primeira descida e não completou a prova.

Valentino comemora seu primeira lugar na Grécia

Confira a retrospectiva da temporada 2021/2022 do Biathlon!

Confira a retrospectiva da temporada 2021/2022 do Para Snowboard!

Confira a retrospectiva da temporada 2021/2022 do Snowboard!