Falta muito pouco para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, mas ainda há muita competição na neve!

Confira os resultados conquistados pelos atletas brasileiros no Biathlon, Ski Alpino, Ski Cross Country, Ski Freestyle e Snowboard nos últimos dias, na América do Norte e na Europa:

João Teixeira faz sua estreia em provas internacionais e Augustinho Teixeira conquista primeiro lugar na América do Norte

No dia 28 de janeiro, João Teixeira fez sua estreia em competições internacionais realizadas pela FIS – Federação Internacional de Ski. A competição foi realizada em Calgary, no Canadá.

Em sua estreia, João conquistou um bom resultado. Após sua performance, o jovem atleta de 14 anos conquistou a quinta colocação na prova de Halfpipe.

“Estou muito orgulhoso de representar o meu país, e Feliz pela conquista de ontem. Venho trabalhando forte há vários anos, com muito sacrifício de toda a minha família, e muito feliz com esse resultado, porque vejo que todo esforço vale a pena. Obrigado a todos pelo apoio, e graças a Deus por me manter são e salvo. Estamos juntos!”, disse João.

Já no dia 29 de janeiro, Augustinho Teixeira, principal nome brasileiro no Snowboard Freestyle e irmão de João, participou de competição oficial realizada no Copper Mountain Resort (Estados Unidos).

A competição, que estava prevista para ser realizada no fim de 2021, havia sido adiada por decisões da organização.

Augustinho representou o Brasil na competição e conquistou um grande resultado. Após sua performance na prova de Halfpipe, Augustinho alcançou a maior pontuação entre os competidores e conquistou o primeiro lugar.

“Me sinto muito feliz, fico agradecido por todo mundo que tem me ajudado e acreditou em mim. Estou muito feliz em pegar o primeiro lugar aqui nos Estados Unidos”, celebrou Augustinho.

Os irmãos voltam para mais uma competição do Freestyle que será realizada entre os dias 2 e 4 de fevereiro, em Calgary.

Irmãos Caputi disputam competição Junior de Ski Alpino na Itália e Valentino conquista melhores resultados em sua carreira

Entre os dias 25 e 28 de janeiro, foi disputada a competição Junior de Ski Alpino em Abetone (Itália). Uma das principais competições da categoria que reuniu, nesta ocasião, mais de 120 jovens atletas de todo o mundo.

Lorenzo Caputi, 16 anos, e Valentino Caputi, 17 anos, representaram o Brasil na competição. É a primeira competição dos irmãos no ano. A última participação em provas na temporada havia acontecido durante a competição Junior realizada em Santa Caterina (Itália) no fim de 2021.

No dia 25 de janeiro, primeiro dia de provas da competição, foi realizada a prova de Giant Slalom.

Lorenzo Caputi fez uma boa prova, com o tempo total de 2min22s82 e conquistou 247.33 pontos FIS.

Já Valentino Caputi fez uma grande atuação. Com o tempo total de 2min05s66, Valentino conquistou a 50ª colocação em uma prova com alta competitividade e o seu melhor resultado em prova de Giant Slalom de sua carreira.

Com o seu tempo de prova, Valentino conquistou 102.42 pontos FIS. O resultado supera seu recorde pessoal anterior, de 107.75 pontos FIS, também cravado em uma prova de Giant Slalom realizada nas mesmas pistas de Abetone.

Durante os demais dias da competição, os irmãos Caputi tiveram dificuldades devido à presença numerosa de atletas, que pode vir a degradar as condições das pistas ao longo das provas. Assim, os irmãos não conseguiram finalizar as provas dos dias 26 e 27 de janeiro.

Já no dia 28 de janeiro, Lorenzo e Valentino repetiram as suas boas atuações do primeiro dia de provas. Durante a prova de Slalom, Valentino fez mais uma grande atuação, finalizando a prova com o tempo total de 2min09s07, conquistando a 36ª colocação e 107.13 pontos FIS, o seu segundo melhor resultado em sua carreira.

Lorenzo também fez uma boa prova, finalizando com o tempo de 2min23s43 e conquistou 225.10 pontos FIS.

Sebastian Bowler conquista grandes resultados em campeonato de Freeski nos Estados Unidos

Após disputar competições no começo do ano e conquistar resultados no Top 30 da Copa do Mundo da modalidade, Sebastian Bowler, 17 anos, continuou a sua temporada disputando a Nor-Am Cup no Mammoth Mountain Ski Resort, no estado da Califórnia (Estados Unidos).

O jovem brasileiro participou das provas realizadas nos dias 26, 28 e 29 de janeiro e conquistou grandes resultados.

No primeiro dia de provas, na disputa do Halfpipe, Sebastian Bowler terminou sua performance com 63.5 pontos e conquistou a 13ª colocação, um dos melhores resultados do jovem atleta em sua carreira.

No segundo dia de provas, na disputa do Slopestyle, Sebastian conquistou um bom resultado, com a pontuação de 23.50 e alcançou a 28ª colocação.

No último dia de provas da competição, em outra disputa de Slopestyle, Sebastian melhorou seu resultado do dia anterior, alcançando 27.60 pontos e a 23ª colocação.

Matheus Vasconcellos e Mirlene Picin participam do Open Europeu de Biathlon da IBU

Entre os dias 26 e 30 de janeiro, foi realizado o Open Europeu de Biathlon pela IBU – União Internacional de Biathlon, na Alemanha. Com a presença de mais de 150 atletas de todo o mundo, a competição é uma das principais da modalidade.

O Brasil foi representado pelos atletas Matheus Vasconcellos e Mirlene Picin, que participaram das provas de Sprint e Distance, respectivamente.

No dia 26 de janeiro, Mirlene Picin disputou a prova de Distance feminino e conquistou bom resultado. Com o tempo total de 01h06min54s, a brasileira conquistou 31 pontos da Nations Cup (pontos válidos para a classificação das nações participantes das provas de Biathlon).

Já no dia 28 de janeiro, Matheus Vasconcellos participou da prova de Sprint. Com o tempo total de 35min01s6, o atleta conquistou 1 ponto da Nations Cup.

Claudio Gustavo de Oliveira e Victor Santos disputam provas de Cross Country na França

Entre os dias 29 e 30 de janeiro, Claudio Gustavo de Oliveira e Victor Santos participaram das provas de Ski Cross Country realizadas na França.

A competição, realizada na região de La Clusaz, próxima da divisa entre França, Itália e Suíça, contou com a participação de mais de 80 atletas que disputaram provas da categoria adulta e junior.

No dia 29 de janeiro, Claudio Gustavo e Victor Santos participaram da prova da categoria adulta de Sprint.

Com o tempo de 3min38s58, Victor Santos conquistou 430.97 pontos FIS na prova. Já Claudio Gustavo, com o tempo de 3min46s07, conquistou 484.63 pontos FIS.

No dia 30 de janeiro, os atletas participaram das provas de Distance Clássico da competição, mas infelizmente não finalizaram a prova.