Crédito foto de capa: Steve Fuller

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 estão chegando! Mas, até lá, tem muita competição na neve. E se tem esporte na neve, tem Brasil na Neve também!

Confira a seguir os resultados conquistados pelos atletas brasileiros no Ski Alpino e no Biathlon neste último fim de semana!

Michel Macedo conquista top 20 em competição nos Estados Unidos

Entre os dias 21 e 22 de janeiro, foi realizada competição oficial de Ski Alpino no Smugglers’ Notch Resort, localizado no estado de Vermont (Estados Unidos).

A competição, que contou com provas de Giant Slalom e Slalom no masculino e no feminino, teve a presença de mais de 80 atletas de todo o mundo. Michel Macedo, principal nome brasileiro do Ski Alpino e convocado para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, representou o Brasil.

No dia 21 de janeiro, foi realizada a prova de Giant Slalom. Apesar de uma boa performance em sua primeira descida, Michel não conseguiu finalizar a sua segunda descida.

Todavia, no dia 22 de janeiro, o atleta brasileiro deu a volta por cima. Na prova de Slalom, Michel fez uma das melhores primeiras descidas da competição, com o tempo de 45s93, e finalizou a prova com o tempo total de 1min35s31.

O resultado, apenas 1,3 segundos de um lugar no pódio, contemplou Michel com a 19ª colocação, mais um Top 20 em sua carreira esportiva. O resultado também foi expressivo e o brasileiro conquistou 42.51 pontos FIS (quanto menos pontos, melhor é considerado o resultado conquistado).

Agora, Michel continuará nos Estados Unidos para disputar as últimas competições antes de viajar para Beijing (China) e participar dos Jogos Olímpicos de Inverno. As próximas competições do brasileiro acontecerão:

24 e 25/01 – Killington Resort (Estados Unidos);

26 e 27/01 – Stowe Mountain Resort (Estados Unidos).

Saiba mais sobre os convocados para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022!

Valentino Caputi disputa campeonato Junior de Ski Alpino na Itália

O jovem brasileiro Valentino Caputi, de 17 anos, participou do campeonato Junior de Ski Alpino que foi realizado entre os dias 19 e 22 de janeiro na cidade de Santa Caterina (Itália).

Uma das principais competições da modalidade para a categoria Junior, o campeonato contou com a presença de mais de 100 atletas de diversos países do mundo.

Nos dias 19 e 20 de janeiro, foram realizadas as provas de Giant Slalom na competição, enquanto que nos dias 21 e 22 de janeiro, foram realizadas as provas de Slalom.

No dia 19 de janeiro, no primeiro dia do campeonato, Valentino Caputi fez uma boa atuação na prova de Giant Slalom. Com o tempo de 2min11s59, Valentino conquistou a 34ª colocação e 140.89 pontos FIS.

Já nos dias 20 e 21 de janeiro, Valentino não conseguiu completar as descidas das provas que disputou.

Porém, no dia 22 de janeiro, o jovem brasileiro conquistou novamente um bom resultado. Na segunda prova de Slalom do campeonato, Valentino finalizou com o tempo de 1min33s92 e conquistou a 40ª colocação e 132.48 pontos FIS.

Valentino Caputi volta às pistas de neve para mais competições nos seguintes dias:

25, 26, 27 e 28/01 – Abetone (Itália);

29 e 30/01 – Alleghe (Itália).

Campeonato de Biathlon na Eslovênia tem participação de jovens atletas brasileiros

O Campeonato Open Europeu Junior da IBU – União Internacional de Biathlon, que aconteceu entre os dias 17 e 23 de janeiro, em Pokljuka (Eslovênia), contou com a participação de muitos atletas jovens do Biathlon mundial, inclusive brasileiros.

Claudio Gustavo de Oliveira, Eduarda Ribera e Matheus Vasconcellos representaram o Brasil na competição e conquistaram bons resultados.

No dia 19 de janeiro, Matheus participou da prova de 15km que contou com mais de 100 atletas. Com o tempo final de 52min06s7, o brasileiro conquistou 37 pontos válidos para a Nations Cup (pontos válidos para a classificação das nações participantes das provas de Biathlon).

No dia 20 de janeiro, Eduarda e Matheus fizeram participação no Revezamento Misto. A dupla brasileira conquistou, ao fim da prova, 19 pontos válidos para a IBU Cup e 100 pontos válidos para a Nations Cup.

No dia 22 de janeiro, Matheus e Claudio Gustavo participaram da prova de Sprint da competição. Matheus finalizou a prova com o tempo de 34min42s1, conquistando 25 pontos da Nations Cup. Já Claudio Gustavo finalizou a prova com o tempo de 36min50s9, e conquistou 9 pontos da Nations Cup.

Eduarda Ribera também participou da prova de Sprint feminino, realizada no dia 22. Com o tempo de 31min15s6, Eduarda conquistou um bom resultado e um total de 51 pontos da Nations Cup.

Matheus volta às pistas do Biathlon nos dias 26, 28 e 29 de janeiro, em Arber (Alemanha). Já Claudio Gustavo e Eduarda Ribera viajarão para La Clusaz (França) para disputar competição de Ski Cross Country nos dias 29 e 30 de janeiro.