Na última quarta-feira (08), Cristian Ribera, atleta do Para Ski Cross Country,  foi o vencedor da categoria Esportes de Inverno no Prêmio Paralímpicos referente ao ano de 2022. Esta é a 11ª edição do maior prêmio do esporte paralímpico brasileiro organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Cristian Ribera foi medalhista nos últimos dois Mundiais de Para Ski Cross Country, conquistando uma prata em Lillehammer (2022) e um bronze em Östersund (2023). Cristian também bateu recordes em sua participação na última edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno, em Beijing, na China, ficando entre os dez melhores na prova de Sprint.

“É muito gratificante estar recebendo esse prêmio mais uma vez, sempre é legal e muito motivador saber que o trabalho tem dado certo. Os Jogos Paralímpicos foram sensacionais como sempre, diferente por conta da Covid, mas é sempre uma grande experiência. Tive algumas complicações, mas no próximo estaremos mais fortes que nunca.” disse Cristian Ribera.

Esta é a terceira vez que Cristian Ribera vence o Prêmio Paralímpicos. Ele já havia vencido o prêmio em 2018 e 2019.

“Estamos muito contentes com essa premiação do Cristian. As conquistas dele são fruto de muita dedicação e treinamentos. A CBDN conseguiu propiciar um corpo técnico multidisciplinar e altamente qualificado e, com base no comprometimento do Cris, ele teve essa brilhante temporada, em que se sagrou vice-campeão mundial e teve uma belíssima participação nos Jogos Paralímpicos. Super parabéns pelo brilhante ano!” comentou Gustavo Haidar, Supervisor das Modalidades Paralímpicas da CBDN.

O Prêmio Paralímpicos consagrou 24 modalidades na última quarta e premiará mais 11 categorias nesta quinta-feira (09). A cerimônia será realizada no Tokio Marine Hall, em São Paulo, e contará com transmissão do Sportv3 a partir das 19h.

Cristian Ribera Prêmio Paralímpicos
Foto: Marcello Zambrana/CPB

Leia também:

Brasil tem campanha histórica em Mundial de Para Ski Cross Country!

Manex Silva bate recordes no Mundial Junior de Ski Cross Country