O Brasil teve uma campanha histórica no Mundial de Para Ski Cross Country realizado em Östersund, na Suécia. O título Mundial de Sprint de Aline Rocha somado à mais três medalhas fizeram do campeonato um momento memorável para o esporte brasileiro.

“Estamos muito felizes pelo desempenho da equipe, a começar pelo número recorde de integrantes na delegação. Vemos que é resultado de um trabalho estruturado, com criação de objetivos estratégicos, junto pessoas qualificadas e equipe multidisciplinar. E resultando em um grande desempenho da equipe brasileira.” disse Gustavo Haidar, Supervisor das Modalidades Paralímpicas da CBDN.

Alguns dos principais feitos da equipe brasileira no Campeonato Mundial foram:

  • Primeiro título Mundial Paralímpico do Brasil;
  • Recorde de medalhas do país em Mundiais, 4 sendo 1 de ouro e 3 de bronze;
  • 2 atletas medalhistas: Aline Rocha e Cristian Ribera;
  • Brasil foi o país com o maior número de medalhas na categoria sitting;
  • Brasil no Top 10 no quadro de medalhas geral do Mundial, terminando na 9ª colocação;
  • Maior delegação da história do Brasil, com 5 atletas.

Distance

A participação brasileira no Mundial se iniciou no dia 22 de janeiro na prova de Distance, 18km.

No feminino, Aline Rocha conquistou a primeira medalha feminina da história do Brasil em Campeonatos Mundiais Paralímpicos de Neve, ficando com o bronze.

Já no masculino, Cristian Ribera terminou a prova na 6ª colocação, entre os 10 melhores do mundo. Guilherme Rocha e Wesley Vinícius dos Santos também representaram o Brasil na prova, conquistando o 11° e 12° lugar respectivamente.

Foto: Karl Nilsson

Confira os resultados detalhadamente

Sprint

No dia 24 de janeiro, a delegação brasileira contou com sua maior conquista em Östersund: Aline Rocha surpeende o mundo e se sagra campeã mundial.

Na classificatória, Aline ficou com o 2º melhor tempo, se classificando para a semifinal. Já Elena de Sena ficou na 9ª colocação em sua estreia em Mundiais.

Em seguida, Aline Rocha liderou sua bateria na semifinal e, com um tempo de 3min15s37, passou para a grande final.

Na final, a brasileira desbancou Kendall Grestch (EUA) e Anja Wicker (ALE) e ficou com o ouro.

Foto: Karl Nilsson

Além disso, Cristian Ribera conquistou sua segunda medalha em Mundiais de Para Ski Cross Country, somada à prata conquistada por ele em Lillehammer no ano passado.

O brasileiro conquistou a medalha de bronze na prova de velocidade, ficando pouco menos de um segundo atrás do campeão Yerbol Khamitov (CAZ).

Foto: Karl Nilsson

Guilherme Rocha e Wesley Vinicius dos Santos também competiram no Sprint, sendo a primeira vez que o Brasil teve 3 atletas competindo no masculino em Mundiais.

Confira os resultados detalhadamente

Middle Distance – 10km

No Middle Distance, o Brasil conquistou mais uma medalha. Aline Rocha ficou com o bronze no feminino.

Foto: Karl Nilsson

Ainda no feminino, Elena Souza ficou na 6ª colocação com um tempo de 46min21s1.

Já no masculino, Cristian Ribera conquistou mais um lugar no top 10, desta vez terminando na 8ª posição. Guilherme Rocha (34min16s1) e Wesley Vinicius dos Santos (35min55s6) ficaram 16° e 19° respectivamente.

Confira os resultados detalhadamente

Revezamento

Fechando a participação do Brasil no Mundial de Para Ski Cross Country 2023, tivemos a prova de Revezamento Misto.

O Brasil ficou na 7ª colocação com um tempo de 38min31s. A equipe brasileira foi formada por Wesley Vinicius dos Santos, Guilherme Rocha, Aline Rocha e Cristian Ribera. Esta foi a primeira vez que o Brasil teve atletas suficientes para participar do Revezamento Misto no Campeonato Mundial.

 

Confira os resultados detalhadamente

Com recorde de atletas e resultados fantásticos, o Mundial de Para Ski Cross Country de 2023 ficará para a história para o esporte na neve e o esporte paralímpico do Brasil. Ao todo foram 4 medalhas, incluindo um ouro, e mais 3 top 10 em provas diferentes para a delegação brasileira.

“Parabéns aos atletas e a toda equipe técnica pelo excelente trabalho. Foi a primeira vez que fomos ao Campeonato Mundial com uma equipe grande, e os resultados não poderiam ser melhores” comentou Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.

A equipe Brasileira de Para Ski Cross Country tem como patrocinador oficial, a Chocolates De Mendes, empresa premiada startup do Ano no Fórum Mundial de Bioeconomia por seu impacto para a bioeconomia circular e sua preocupação em relação às mudanças climáticas no planeta.

Saiba mais sobre a De Mendes