Entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, Manex Silva competiu no Mundial Junior de Ski Cross Country realizado em Whistler, no Canadá. O brasileiro competiu nas provas de Sprint, Mass Start e Distance.

Sprint

Abrindo sua participação no Mundial Junior em Whistler, Manex Silva competiu na prova de Sprint no dia 29, onde ele bateu seu próprio recorde e conquistou o melhor resultado de um brasileiro em Mundiais Junior de Ski Cross Country.

Na prova classificatória, o brasileiro foi o 47º colocado com um tempo de 2min58s03. Este resultado lhe rendeu 143.28 pontos FIS (quanto menos melhor). Até então, o melhor resultado do Brasil era 167.17 pontos FIS, do próprio Manex, em Lygna (NOR), na edição de 2022.

Confira o resultado da classificação

A prova final foi vencida por Ansgar Evensen (NOR), com George Esson e Emil Danielsson (SUE) fechando o pódio.

Mass Start

No dia 31 de janeiro, Manex Silva se tornou o primeiro brasileiro a participar e terminar a prova de Mass Start no Mundial Junior.

Em uma excelente prova, o brasileiro ficou na 56ª posição com um tempo de 1h02min12s5 e conquistando 225.12 pontos FIS.

Jonas Vika, da Noruega, venceu a prova. Edvard Sandvik, também da Noruega, ficou em segundo e o francês Julien Arnaud foi o terceiro.

Confira aqui o resultado completo

Distance

Fechando sua participação em Whistler, Manex Silva competiu na prova de Distance no dia 3 de fevereiro.

Manex Silva terminou a prova em 26min19s7, conquistando 150.41 pontos FIS e ficando na 58ª posição.

O pódio foi inteiro norueguês, com Martin Kirkeberg Moerg em primeiro, Lars Agnar Hjelmeset em segundo e Jonas Vika na terceira posição.

Confira aqui o resultado completo

Manex Silva Mundial Junior

“Fiquei um pouco decepcionado com meu desempenho nas Copas do Mundo Sub-23. Acho que estava fazendo uma boa temporada e encontrei as boas sensações que não encontrei em competições do ano passado. Acho que este ano tenho trabalhado bem e sinto que nas corridas de longa distância, principalmente nos mundiais, não consegui o rendimento que procurava. O sprint foi bem, talvez esperasse um resultado ligeiramente melhor mas fiquei satisfeito com o trabalho feito. A experiência foi muito boa, o Canadá é um país muito bonito e as pistas de esqui são incríveis. Agora é continuar a trabalhar para as restantes corridas da temporada!” disse Manex Silva.

Agora, Manex Silva se juntará a delegação brasileira que irá disputar o Mundial da modalidade em Planica, na Eslovênia, entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março.

Leia também:

Veja como foi a Brazil Challenge Week 2023!

Sebastian Bowler fica no top 30 na etapa de Mammoth da Copa do Mundo