Crédito foto de capa: Lillehammer 2021/Gisle Johnsen

Com histórica medalha de prata, Cristian e Aline encerram participação no Mundial de Lillehammer

O Mundial de Lillehammer chegou ao fim neste sábado, dia 22 de janeiro, com a realização das provas de Sprint. E a disputa contou com históricas e emocionantes participações dos atletas Cristian Ribera e Aline Rocha.

Após terminar em primeiro na qualificatória e na semifinal, quebrar o recorde pessoal e brasileiro, Cristian Ribera levou a medalha de prata, conquistando a primeira medalha brasileira em mundiais de esportes de inverno.

A prova começou disputada entre o brasileiro Cristian, os russos Golubkov e Britik, e o italiano Romele, e se estendeu até a reta final. Com o russo Golubkov pouco a frente, a briga ficou pela segunda colocação. Entrando, na reta final na quarta colocação, o atleta brasileiro mostrou toda sua força e técnica, ultrapassando os atletas dos outros países e finalizando a prova com a conquista do histórico Vice-Campeonato Mundial. O russo Britik completou o pódio, na terceira colocação.

Para chegar à final, o Cristian Ribera teve brilhante desempenho nas fases qualificatórias e semifinais, fazendo o melhor tempo, se classificando na primeira colocação, e quebrando o recorde brasileiro e pessoal. Esse é o primeiro resultado da história do Brasil de 0.00 pontos IPC (no Cross Country, quanto menos pontos, melhor é o resultado conquistado), conquistado justamente pela primeira colocação de Cristian nas qualificatórias e semifinais.

“Hoje o dia foi perfeito, a neve estava muito rápida apesar do clima não estar tão perfeito, a escolha dos skis foi sensacional, estavam voando, e até por isso quero agradecer ao nosso encerador Fede Cichero pelo ótimo trabalho e claro a toda equipe também, me senti muito bem na qualificatória, consegui controlar bem o ritmo na semi, e a final foi sensacional, muito estratégica e muita emoção no final. Foi perfeito!”, celebrou Cristian.

No feminino, encarando o mesmo percurso, Aline Rocha não decepcionou e classificou para as baterias finais, com a marca de 03:02,53. Na semifinal, a atleta enfrentou uma forte bateria pela frente, terminando a bateria na 5ª colocação e a prova na oitava colocação.

“Foi uma ótima prova, me senti bem, a última subida é o que me quebrou na prova. Mas estou muito feliz com os resultados e agora trabalhar o que falta para as próximas”, comentou Aline.

Leandro Ribela, coordenador técnico da modalidade, fez questão de ressaltar o processo e a equipe toda envolvida

“O Cris voou hoje e mostrou que está entre os melhores do mundo na modalidade. Fez um excelente prova, bem planejada taticamente e muito forte, marcando o melhor tempo na qualificatória, passando em primeiro na sua semi final e levando a prata na final.” comenta Leandro Ribela, Coordenador Técnico da modalidade.

“Conseguiu colocar em prática com excelência tudo que treinou e vem desenvolvendo com os profissionais da equipe técnica multidisciplinar. Fico muito contente de podermos oferecer a ele um suporte a altura do seu potencial e agradeço muitíssimo a dedicação e empenho de todos que estão envolvidos nesse processo. É uma satisfação enorme ver o resultado desse trabalho ‘made in Brasil’ e mostrar pro mundo o potencial dos nossos atletas  e profissionais da área.” complementa Leandro.

O Mundial fez parte da preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, que acontecerão a partir do dia 4 de março, em Beijing (China).

A próxima competição de Aline e Cristian será na Copa do Mundo de Ostersund, na Suécia, nos dias 27 e 28 de janeiro, quando se juntam ao resto da equipe. É a última competição antes dos Jogos Paralímpicos de Inverno.

Confira os resultados anteriores conquistados pelos atletas no Mundial!