Nesta terça-feira (24), Aline Rocha conquistou a medalha de ouro na prova de Sprint no Mundial de Para Ski Cross Country, se sagrando campeã mundial da modalidade. Esse foi o primeiro ouro brasileiro em Mundiais paralímpicos, antes dela Luci Arnhold, foi Campeã Mundial de Ski Alpino Masters em 2013 na edição de Meribél. Além disso, Cristian Ribera ficou com o bronze na prova masculina de Sprint, conquistando sua segunda medalha em Campeonatos Mundiais.

Medalha de ouro histórica para o Brasil

Após conquistar o bronze no último dia 22, Aline Rocha disputou as prova de Sprint em Ostersünd. Elena de Sena também participou das provas de Sprint.

Na classificatória, Aline ficou com o 2º melhor tempo, se classificando para a semifinal. Já Elena de Sena ficou na 9ª colocação em sua estreia em Mundiais.

Em seguida, Aline Rocha liderou sua bateria na semifinal e, com um tempo de 3min15s37, passou para a grande final.

Na bateria final, a brasileira teve um ótimo início de prova, seguindo de perto a alemã Anja Wicker, que largou primeiro. Na reta final, Aline ultrapassou a alemã e venceu a primeira medalha de ouro da história do Brasil em Mundiais.

O tempo da brasileira foi de 3min10s38. Kendall Grestch (EUA) fez um tempo de 3min11s67, ficando com a prata e Anja Wicker (ALE) ficou na terceira colocação com 3min13s25.

“Foi tudo perfeito, me senti muito bem na quali e na semi final. Mas a final foi muito melhor do que imaginei. Olhando o vídeo da prova nem consigo acreditar no que fiz.
Estou muito feliz.” comentou Aline Rocha.

“Eu me senti bem durante a quali e a semi final, sabia que conseguiria ir forte na final mas me surpreendi muito com o resultado que foi muito melhor do que imaginei. Ainda nem acredito no resultado. E a emoção de ouvir o hino do Brasil é indescritível. Muito especial.” completou a atleta.

Mais uma medalha no Sprint

O Brasil ainda terminou o seu dia no Mundial de Para Ski Cross Country com mais uma medalha. Cristian Ribera conquistou a medalha de bronze na prova masculina de Sprint.

Esta foi a primeira vez que o Brasil teve 3 atletas competindo no masculino em Mundiais. Cristian Ribera já havia competido e ganhado a medalha de prata na última edição do campeonato. Já Guilherme Rocha e Wesley Vinicius dos Santos fizeram suas estreias na competição.

Na classificatória, Cristian Ribera fez o melhor tempo com 2min24s37, e carimbou sua passagem para as provas finais. Guilherme Rocha foi o 14º colocado com um tempo de 2min36s71 e Wesley Vinicius dos Santos ficou na 18ª posição com um tempo de 2min45s41.

Em seguida, Cristian disputou a semifinal, liderando sua bateria com um tempo de 2min45s23 e se classificando para a grande final.

Na final, o brasileiro fez uma grande prova, se mantendo no pelotão da frente. Porém, na reta final da prova, o cazaque Yerbol Khamitov disparou na frente e venceu a prova em 2min44s23. A prata ficou com o ucraniano Taras Rad, que terminou a prova em 2min45s07. Cristian Ribera ganhou a medalha de bronze ao terminar a prova em 2min45s34, pouco mais de um segundo atrás do campeão.

Cristian Ribera no pódio em Östersund

Esta foi a segunda medalha para Cristian Ribera em Mundiais de Para Ski Cross Country, somada à prata conquistada por ele em Lillehammer no ano passado.

“Hoje estava mais um pouco mais quente que nos outros dias, a neve estava muito boa e os skis estavam voando, consegui ir forte na quali que era minha estratégia e fiquei muito feliz de ter sido o mais rápido. Na semifinal consegui controlar bem e sentir como a prova ia se desenrolar. Na final estava muito bem tambem mas acabei tomando uma decisão que me custou a prova. Claro que não é ruim estar no pódio mas acho que conseguiria ter ganhado, mesmo assim, é um orgulho ganhar o bronze.” disse Cristian Ribera.

“Tivemos um dia fantástico. Na fase classificatória, Cris marcou o melhor tempo do dia e a Aline o segundo. Nas semi-finais ambos chegaram em primeiro da sua bateria e na final, Aline campeã mundial e Cris bronze. Foi incrível, eles foram sensacionais. Ambos mostraram que estão em sua melhor forma, prontos para disputar com os melhores do mundo.” comentou Leandro Ribela, Coordenador Técnico do Para Ski Cross Country.

“Gostaria de parabenizar toda a equipe técnica que trabalha na preparação deles e dos skis. Hoje eles voaram. E agradecer a CBDN pela confiança no nosso trabalho e por sonhar junto conosco.” completou o treinador.

Sequência do Brasil neste Mundial

Após Aline Rocha se sagrar campeã Mundial de Para Ski Cross Country e Cristian Ribera conquistar a medalha de bronze, os atletas brasileiros voltam a competir em Östersund no próximo sábado, dia 28 de janeiro, na prova de Middle Distance. As provas têm seu início prevista para às 8h, no horário de Brasília. As provas serão transmitidas pela página do Facebook da FIS Para Snow Sports e pelo canal do Youtube FIS Cross Country.

A equipe Brasileira de Para Ski Cross Country tem como patrocinador oficial, a Chocolates De Mendes, empresa premiada startup do Ano no Fórum Mundial de Bioeconomia por seu impacto para a bioeconomia circular e sua preocupação em relação às mudanças climáticas no planeta.

Leia também:

Atletas brasileiros disputam etapa da Copa do Mundo na Itália

Brasil representado na Universíade de Inverno em Lake Placid