Nesta segunda-feira (08), o Brasil recebeu a confirmação de mais uma vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno (YOG) 2024. A vaga será no Biathlon feminino, por conta da posição do Brasil no ranking de nações da IBU (International Biathlon Union).

A atleta classificada é Mariana Lopes da Silva, que participará de duas provas de Biathlon: Individual 10km (20/01), Sprint 6km (23/01). Mirlene Picin será sua treinadora em Gangwon.

“A vaga no biathlon veio após as participações do Brasil nas IBU Cups Juniors na europa, que contavam pontos para o ranking dos Jogos Olímpicos da Juventude.
A Mariana ficou com a vaga por critérios internos da CBDN que analisaram os desempenhos dos atletas em competições de biathlon na neve.” disse Mirlene Picin.

Mariana Silva já havia se classificado para o YOG 2024 no Ski Cross Country, e assim, representará o Brasil em ambas modalidades.

“Estou começando o ano cheio de novidades, já havia conseguido a vaga para o YOG na modalidade de Ski Cross Country, e essa semana fui surpreendida com a vaga para outra modalidade, o Biathlon. Uma modalidade um pouco mais complicada, porém que eu gosto muito! Estou sem palavras para expressar o que estou sentindo sobre as convocações.” disse Mariana Silva.

Na 4ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, o Brasil terá sua terá sua maior delegação de esportes na neve em sua história. Ao todo, serão 8 atletas competindo em 4 modalidades diferentes. Além disso, estão previstas 22 largadas, maior número da história do país!

Confira o histórico do Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno:

  • Innsbruck 2012 – 2 atletas / 1 esporte (Alpino) / 2 disciplinas (Slalom, Giant Slalom)
  • Lillehammer 2016 – 2 atletas / 2 esportes (Alpino e Cross Country) / 7 disciplinas (Slalom, Giant Slalom, Super G, Alpine Combined, Sprint, Distance e Cross Country Cross)
  • Lausanne 2020 – 5 atletas / 3 esportes (Cross Country, Biathlon e Snowboard) / 5 disciplinas (Sprint, Distance e Cross Country Cross, Biathlon, Snowboard Cross)
  • Gangwon 2024 – 8 atletas / 4 esportes (Alpino, Cross Country, Biathlon e Snowboard) / 9 disciplinas (Slalom, Giant Slalom, Super G, Alpine Combined, Sprint, Distance, Biathlon, Snowboard Cross e Halfpipe)

Gangwon 2024

Os Jogos Olímpicos da Juventude de 2024 serão disputados entre os dias 19 de janeiro e 01 de fevereiro de 2024, e reunirão 1900 atletas, 950 homens e 950 mulheres, de 15 a 18 anos de idade, de todo os cantos do mundo. Serão 15 esportes em disputa em 81 eventos de medalhas. Gangwon é o nome da província que abriga as cidades de Pyeongchang e Gangneung, ambas sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, e que serão agora sede dos Jogos Olímpicos da Juventude, aproveitando das estruturas construídas para os Jogos de 2018.