Crédito foto em destaque: Wander Roberto/@ANOC

A temporada do Ski Freestyle brasileiro contou com grandes eventos como as etapas Copa do Mundo da modalidade e também a participação da atleta Sabrina Cass nos Jogos Olímpicos de Inverno em Beijing. Confira como foi a temporada do Ski Freestyle!

Sabrina Cass bate o recorde brasileiro na modalidade

Em sua estreia na temporada, Sabrina Cass participou das duas provas de Moguls no FIS Open em Idre Fjall na Suécia entre os dias 20 e 21 de novembro.

No primeiro dia de provas, Sabrina foi a 9ª colocada, conquistando 61.53 pontos, menos de dez pontos atrás da terceira colocada, a americana Elizabeth Lemley, rendendo a atleta 145 pontos FIS, um novo recorde brasileiro da modalidade.

Em seu segundo dia de provas, Sabrina repetiu o bom desempenho e conquistou a 13ª colocação com 54.45 pontos.

Primeiras etapas da Copa do Mundo de Ski Freestyle

No dia 4 de dezembro, aconteceu a primeira etapa da Copa do Mundo de Ski Freestyle Moguls no resort de Ruka na Finlândia. Sabrina Cass foi a representante brasileira na competição.

Em uma prova com condições bastante difíceis, Sabrina acabou não se classificando para a segunda descida da Quali, ficando na 41ª colocação com 39.54 pontos.

No dia 8 de dezembro, foi realizada a prova de Halfpipe da Copa do Mundo de Freeski 2022, em Copper Mountain nos Estados Unidos.

Os irmãos Dominic e Sebastian Bowler representaram o Brasil nas provas, obtendo bons resultados. Sebastian terminou em 39º lugar e Dominic em 41º na competição.

Já nos dias 10 e 11, mais uma etapa da Copa do Mundo de Ski Freestyle aconteceu, desta vez em Idre Fjall na Suécia.

No primeiro dia do campeonato, na prova de Moguls, Sabrina fez, em sua descida, um total de 61.83 pontos. O resultado a deixou apenas cerca de 10 pontos da classificação para a final da prova.

Finalizando sua participação nessa etapa da Copa do Mundo, na prova de Dual Moguls, a jovem atleta brasileira teve uma pontuação de 69.40 pontos, terminando na 31ª colocação.

Sabrina Top 20 na Copa do Mundo

Em mais uma etapa da Copa do Mundo de Ski Freestyle, Sabrina Cass conquistou um 19° lugar na prova de Dual Moguls realizada em Alpe D’Huez na França. O resultado lhe rendeu 120 pontos FIS. Apesar de não ter conseguido a classificação para a final do Dual Moguls, Sabrina conquistou um ótimo resultado ao terminar entre os 20 melhores da etapa na disciplina.

No segundo dia de competição, a jovem brasileira participou da prova de Moguls e terminou na 34ª posição.

Bons resultados de Sebastian Bowler na virada do ano

Entre o final de dezembro e o início de janeiro, Sebastian Bowler obteve ótimos resultados no circuito internacional.

Em 30 de dezembro, aconteceu a primeira prova de Halfpipe da etapa de Calgary, no Canadá, da Copa do Mundo de Freeski. Sebastian fez 31.80 pontos e conseguiu uma 28ª colocação, ficando no top 30 do primeiro dia de competição.

No dia 1° de janeiro, o brasileiro voltou a competir no Canadá e melhorou seu desempenho, saltando para uma pontuação de 39.40 e conquistando um 24° lugar.

Entre os dias 6 e 9 de janeiro, o jovem participou de mais uma etapa da Copa do Mundo de Freeski, dessa vez em Mammoth Mountain na Califórnia (EUA).

Na prova classificatória do dia 6, na disciplina de Halfpipe, Sebastian foi o 30° colocado com uma pontuação de 49.66.

No dia 9, na prova de Slopestyle, Sebastian conquistou o 41º lugar com 47.66 pontos, finalizando uma ótima etapa de Copa do Mundo.

Terminando um mês de grandes resultados, o atleta de 17 anos competiu na Nor-Am Cup no Mammoth Mountain Ski Resort, no estado da Califórnia (EUA) entre os dias 26 e 29.

No primeiro dia de provas, na disputa do Halfpipe, Sebastian Bowler obteve 63.5 pontos e conquistou a 13ª colocação, um dos melhores resultados do jovem atleta em sua carreira.

Em seu segundo dia de provas, na disputa do Slopestyle, Sebastian conquistou um bom resultado, com a pontuação de 23.50 e alcançou a 28ª colocação.

Em outra prova de Slopestyle, Sebastian melhorou seu resultado do dia anterior, alcançando 27.60 pontos e a 23ª colocação.

Brasil nos Jogos Olímpicos

A modalidade de Ski Freestyle teve representação em Beijing nos Jogos Olímpicos de Inverno com a jovem atleta Sabrina Cass.

Em sua estreia no dia 3 de fevereiro, Sabrina fez uma boa primeira classificatória (Q1) e foi a 21ª colocada, conquistando 62.20 pontos. Voltando a competir do dia 6, a brasileira terminou a segunda classificação (Q2) na 26ª colocação geral. Sabrina obteve assim o melhor de um atleta sul-americano desde Jogos de 1992, superando o atleta argentino Ignacio Bustamante que, naquela edição, terminou a prova na 30ª colocação.

Sabrina fecha a temporada com grandes resultados

Em meados do mês de março, Sabrina Cass voltou a competir pela Copa do Mundo de Ski Freestyle em duas etapas: em Chiesa in Valmalenco na Itália (12 de março) e em Megeve na França (18 e 19 de março).

Na etapa de Chiesa in Valmalenco, a brasileira disputou as provas de Dual Moguls. A competição acontece em formato head-to-head ou “mata mata” com duas atletas duelando em cada bateria.

Na primeira fase, Sabrina Cass disputou a eliminatória com a norte-americana Madison Hogg e se classificou para as oitavas de final da competição, vencendo a norte americana por 35 a 0.

Nas oitavas, a adversária da brasileira foi a francesa Perrine Laffont, quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, e atual Campeã Mundial da modalidade. Apesar de sua boa performance, Sabrina foi eliminada pela atleta francesa, que avançou até a final.

Seu desempenho lhe garantiu uma 15ª colocação e 160 pontos FIS.

Na França, Sabrina estreou no dia 18 na prova de Moguls e, com uma boa descida nas qualificatórias, conquistou a 17ª colocação com 66.18 pontos, mas não se classificando para a final. Com o resultado, a brasileira finalizou em 21º lugar na classificação geral.

No dia seguinte, a brasileira repetiu o bom desempenho na prova e conquistou 68.76 pontos em sua descida, finalizando na 14ª colocação da classificatória. Sabrina ficou com o 18º lugar na classificação geral com o resultado.

Histórica participação de Sebastian Bowler no Mundial Jr.

Entre os dias 7 e 13 de março, Sebastian Bowler conseguiu resultados históricos para o Brasil no Campeonato Mundial Jr. de Freeski, realizado em Leysin na Suíça.

Com um ótimo desempenho na qualificatória do dia 7 de março, Sebastian se classificou para as finais do Halfpipe a serem realizadas no dia 8.

Sebastian finalizou a prova na 8ª colocação e conquistou 69.90 pontos FIS. Além de ser o seu melhor resultado de pontos FIS, e o recorde brasileiro da disciplina, a conquista do brasileiro representa um resultado inédito para o Brasil. Bowler se tornou o atleta brasileiro a conquistar a melhor colocação brasileira em Mundiais Junior, superando o resultado de Noah Bethonico que havia conquistado o 12º lugar no Campeonato Mundial Junior de Snowboard realizado em Krasnoyarsk, na Rússia, em 2021.

Na disciplina Slopestyle, Sebastian repetiu o bom desempenho do Halfpipe e também se classificou para a final do dia 13.

Após uma primeira descida difícil, o jovem brasileiro se recuperou e conseguiu sua melhor volta no evento. Bowler foi o 4° colocado, uma posição apenas atrás do pódio e conquistou 141.70 pontos FIS, quebrando o recorde brasileiro da modalidade.

Finalizando sua temporada, Sebastian Bowler fez história em Mundiais Jr. representando o Brasil!