Atletas do Para Ski Cross Country brasileiro disputaram a primeira prova do Mundial na Noruega nesta quinta-feira

A cerca de 50 dias para o início dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, que serão realizados em Beijing, na China, a delegação brasileira do Para Ski Cross Country continua sua preparação para a competição.

O Brasil já confirmou um total de cinco vagas da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Inverno, um recorde para o país.

Dois dos atletas que acabaram de ser convocados para a competição em Beijing, Aline Rocha e Cristian Ribera estrearam, nesta quinta-feira (13), no Mundial de Lillehammer, na Noruega.

Composto de três provas que serão realizadas entre os dias 13 e 22 de janeiro, o Mundial é um evento fundamental para os atletas brasileiros se prepararem para as intensas disputas de Beijing 2022.

Brasileiros conquistam bons resultados na prova de Middle Distance

No primeiro dia de provas do Mundial, Aline e Cristian participaram da prova de Middle Distance. A prova é constituída por um trajeto a ser percorrido pelos atletas, o qual possui 7,5km de extensão para o feminino e 10km de extensão para o masculino.

Com a presença de mais de 40 atletas de sua categoria, os brasileiros conquistaram bons resultados demonstrando o seu empenho na preparação para os Jogos Paralímpicos de Inverno.

Aline Rocha completou a prova com o tempo de 29min26s6, conquistou a 5ª colocação e ficou a menos de 1 minuto do pódio. A vencedora foi a americana Kendall Gretsch, que finalizou a prova com o tempo de 26min57s6.

“Estou muito feliz com o resultado. A preparação foi muito boa, a escolha dos skis foi ótima, muito bem preparados. Estou muito satisfeita com a primeira prova. Agora descansar e me preparar para a próxima”, comentou Aline após a prova.

No masculino, Cristian Ribera finalizou a prova com o tempo de 34min22s5, conquistando o 8º lugar e também a menos de 1 minuto do pódio. O vencedor da prova no masculino foi o russo Ivan Golubkov, com o tempo de 31min22s7.

“A prova no geral foi boa, fiz tudo que estava no meu alcance, foi muito disputado do começo ao fim, cada segundo vale muito, então agora é trabalhar esses detalhes pra poder ir melhor ainda”, declarou Cristian.

Os bons resultados foram destacados pelo coordenador Técnico da equipe de Ski Cross Country, Leandro Ribela:

“Cristian e Aline fizeram provas bem consistentes, dentro do que esperávamos para o momento da temporada. Ambos já incorporaram elementos importantes da preparação e conseguiram executá-los com propriedade na prova de hoje. Porém ainda há espaço para refiná-los e explorar outros, que podem ajudá-los a melhorar ainda mais o desempenho”, comentou o treinador.

Leandro também reiterou a importância do Mundial para o desenvolvimento dos atletas:

“Estamos no campeonato mundial e a quinta e oitava colocação deve ser motivo de muito orgulho. Continuaremos trabalhando arduamente para que eles possam desenvolver completamente todas suas capacidades e habilidades e desempenhar cada vez melhor”, completou.

Aline e Cristian voltam às provas do Mundial de Lillehammer nos dias 18 e 22 de janeiro.