Nesta segunda-feira (29), a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve realizou a Cerimônia de Encerramento da temporada 2022/23. O tradicional evento anual da entidade reuniu atletas, entusiastas e patrocinadores dos esportes na neve do Brasil em São Paulo (SP).

“Os atletas brasileiros na neve conseguiram brilhar e representar muito bem o Brasil durante a temporada. Os principais eventos foram os campeonatos mundiais das modalidades olímpicas e paralímpicas, onde tivemos 16 representantes em 5 campeonatos.” comentou Anders Petterson, presidente da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

As conquistas do Brasil nos esportes de neve na temporada 2022/23

A temporada 2022/23 dos esportes de neve do Brasil foi marcada por inúmeras conquistas e feitos históricos.

O Brasil teve forte presença nos principais campeonatos das diferentes modalidades de neve, como Mundiais, Copas do Mundo e demais competições internacionais.

Destaque especial para a participação brasileira no Mundial de Para Ski Cross Country, onde Aline Rocha se sagrou campeã mundial de Para Ski Cross Country, conquistando o primeiro título Mundial Paralímpico do Brasil. Além disso, tivemos a maior delegação da história do Brasil em Mundiais da modalidade, com 5 atletas, e 4 medalhas, um recorde para o país.

O Brasil também esteve representado no Mundial de Ski Cross Country, com 6 atletas e duas medalhas em provas classificatórias, e também no Mundial de Snowboard, onde Noah Bethonico terminou entre os 30 melhores do mundo!

Confira os principais números do esporte na neve brasileiro na temporada!

  • 76 atletas representaram o Brasil internacionalmente;
  • 91 personal Bests foram alcançados por 36 atletas diferentes;
  • 826 starts em provas ao redor do mundo;
  • 21 lideranças no ranking latino-americano;
  • 98 medalhas em provas oficiais;
  • 7 recordes nacionais, totalizando 8 quebras;
  • 385 provas com participação brasileira;
  • 167 provas organizadas pela CBDN com participação de 306 atletas de 26 países.

Prêmio de Atleta da Temporada 2022/23

Além disso, a Cerimônia de Encerramento ds Temporada 2022/23 também marcou a entrega do primeiro Prêmio de Atleta da Temporada.

Na primeira edição do prêmio, Aline Rocha foi eleita a Atleta da Temporada 2022/23. A votação foi decidida através de uma votação fechada, feita por especialistas de um Comitê da entidade, e uma votação aberta realizada no Instagram da CBDN (@brasilnaneve) no último dia 25 de maio.

“Agradeço muito a todos que votaram em mim no Prêmio de Atleta da Temporada 2022/23 da CBDN, estou muito feliz! Foi a minha melhor temporada em termos de resultados, principalmente com o título Mundial na Suécia. A meta é continuar evoluindo e conquistando bons resultados.” disse Aline Rocha ao receber o prêmio na Cerimônia de Encerramento da Temporada.

Confira as fotos oficiais da Cerimônia de Encerramento da Temporada 2022/23!

Revista de Homenagens da Temporada 2022/23


CBDN – Homenagens da Temporada 2022/2023 – revista digital

Leia também:

CBDN realiza a Cerimônia de Encerramento da Temporada 2021/2022

CBDN celebra resultados esportivos da temporada em sua tradicional Cerimônia de Encerramento