Com a presença de diferentes atletas e parceiros, a Confederação comemora seus 30 anos e exalta bons resultados esportivos da última temporada de inverno.

Nesta segunda-feira, 20, mais de 100 atletas e entusiastas do esporte de neve brasileiro se reuniram em São Paulo com um objetivo em comum: celebrar os resultados da última temporada esportiva da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

A cerimônia já é um evento tradicional da Confederação e tem o intuito de homenagear e premiar os melhores atletas da temporada, além de reunir todos os parceiros, patrocinadores e outros stakeholders em uma noite de comemoração. Entretanto, neste ano, a festa teve um adendo especial, visto que a CBDN completa seus 30 anos em 2019.

“Não só comemoramos e homenageamos os grandes feitos de nossos atletas na temporada 2018-2019, mas homenageamos os 30 anos da CBDN, um aniversário muito importante para a entidade. Não é todo dia que uma organização esportiva completa 30 anos, muito menos com tantos feitos realizados como os esportes de neve do Brasil possuem”, afirma Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da Confederação.

As conquistas do esporte de neve brasileiro na temporada 2018-2019

A última temporada dos esportes de neve brasileiros foi repleta de conquistas. De acordo com a CBDN, foram 13 recordes nacionais quebrados, 105 recordes pessoais e 171 medalhas conquistadas. Feitos inéditos também configuram entre os resultados esportivos, como a medalha de prata de Jaqueline Mourão na prova qualificatória do Mundial da Ski Cross Country.

Um dos atletas homenageados da noite, o olímpico Victor Santos confirma que foi uma temporada de muita evolução e dedicação. “Me senti muito bem e consegui concluir meus objetivos. Agora, o foco é continuar treinando e se destacar ainda mais nessa nova temporada”, conta.

Leandro Ribela, atleta olímpico e atual coordenador da equipe de Ski Cross Country nacional, recebeu o prêmio de treinador destaque da temporada. Ribela faz questão de destacar que o prêmio é de toda a equipe e que os resultados são fruto de trabalho árduo e planejamento de todos os envolvidos.

“Estamos vivendo um momento de grande evolução, mas que já era esperado dentro do nosso plano de treinamento de longo prazo. Espero que isso motive ainda mais os atletas e treinadores a continuar trabalhando duro para alcançar nossos objetivos deste e do próximo ciclo. Estamos no caminho certo, mas ainda temos uma longa jornada pela frente”, explica.

Sobre a CBDN: 30 anos de história e perspectivas futuras

Fundada em 1989, a CBDN comemora seus 30 anos de existência em 2019. A Confederação não só promove o inusitado – o desenvolvimento de esportes de neve em um país tropical -, como configura entre os melhores resultados esportivos da América Latina.

Além disso, no quesito Gestão e Governança, a CBDN se destaca entre as entidades esportivas brasileiras. No último ano, ela ficou em primeiro lugar no GET – programa, criado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, de avaliação das Confederações em Governança, Ética e Transparência.

Anders Pettersson, atual presidente da CBDN, celebra os resultados esportivos e de gestão do último ano e lembra que “essa cerimônia é um momento de reconhecimento de todo o trabalho da temporada. Seja dos atletas, dos treinadores, da equipe, de todos que fazem parte da Confederação”.

Questionado sobre perspectivas futuras, Pettersson mostra que o trabalho ainda vai longe. ”Queremos aumentar o número de provas, de participação de atletas brasileiros, continuar a colaboração com outros países da América do Sul e tornar nossos campeonatos cada vez maiores, com mais participantes e sem perder o profissionalismo”, conclui.