No último dia 22, o Brasil conquistou duas medalhas em provas de classificação do Mundial de Ski Cross Country em Planica, na Eslovênia. Jaqueline Mourão conquistou a medalha de ouro na prova de 5km feminina e Manex Silva ficou com a prata na prova de 10km masculina. Além disso, Bruna Moura e Mirlene Picin conquistaram um lugar no top 10 da prova feminina.

Os atletas do Brasil também participaram das provas de Sprint no dia 23.

Prova 5km – Feminina

Na prova feminina individual, Jaqueline Mourão terminou a prova em 14min42s, fazendo o melhor tempo e se classificando para a prova final no próximo dia 28. Lucija Medja (ESL) e Gigja Bjornsdottir (ISL) completaram o pódio.

“Fruto de muito trabalho e dedicação, mas também de muito apoio e confiança de vocês em mim. Por isso, agradeço muito toda a CBDN por estar ao meu lado e me dar o suporte necessário para continuar esta jornada esportiva. Hoje foi um dia incrível, do caos ao sucesso. Não tinha a menor ideia do que esperar para esta prova, mas dei tudo o que tinha até o último segundo. Muito feliz com a minha progressão técnica este ano e em conquistar esta vitória inédita na minha carreira.” disse Jaqueline Mourão após o resultado.

Bruna Moura (16min14s) e Mirlene Picin (16min17s6) também se classificaram para a prova final do próximo dia 28. Essa é a primeira vez que o Brasil classifica 3 atletas para uma prova final da disciplina em Mundiais.

Eduarda Ribera (17min35s6) ficou no 15° lugar, fechando a participação brasileira na prova.

Confira o resultado completo

Prova 10km – Masculina

Ainda no dia 22, foi realizada a prova masculina. Manex Silva fez o segundo melhor tempo (27min39s9), se classificando para a prova final e conquistando uma das medalhas do Brasil no Mundial. Completaram o pódio o islandês Albert Jonsson, em primeiro, e Spartak Voskanyan, da Armênia, em terceiro.

Além de ser o primeiro brasileiro a conquistar um pódio, ficando na segunda colocação com o tempo de 27min39s9, é também o primeiro atleta brasileiro top 10 na categoria masculina.

“Estou muito feliz com o resultado que eu fiz. Eu sabia que estava com uma boa forma física. Eu tinha como meta ficar entre os cinco primeiros colocados, porque eu achava que conseguiria entrar nos top10 alcançando a classificação, mas ficar em segundo foi muito melhor do que eu tinha imaginado. A prova foi boa, eu fiquei muito feliz, pois demonstrei tudo o que treinei até agora. A pista estava muito boa, com subidas largas, mas não muito duras, e os skis estavam bem rápidos.” comentou Manex Silva.

Victor Santos (31min56s5) também representou o Brasil na prova e foi o 30° colocado.

Confira o resultado completo

Divulgação/Instagram

No dia 23, os atletas brasileiros disputaram a prova de Sprint, disputada em técnica Clássica.

Sprint feminino

No feminino, Jaqueline Mourão foi a melhor brasileira da prova, terminando na 74ª posição com um tempo de 4min29s38. Bruna Moura (4min36s10) ficou na 78ª colocação, Mirlene Picin (4min53s25) terminou em 83° e Eduarda Ribera (5min12s65) foi a 88ª colocada.

Confira o resultado completo

Sprint masculino

Na prova masculina, Manex Silva foi o 78° colocado com um tempo de 3min29s38 e Victor Santos terminou a prova em 101° com um tempo de 3min42s64.

Confira o resultado completo

Na sequência do Mundial de Ski Cross Country em Planica, Bruna Moura e Jaqueline Mourão irão competir na prova de Team Sprint no próximo domingo (26). Na sequência, os brasileiros classificados competirão na prova final individual no dia 28 de fevereiro (feminino) e no dia 1 de março (masculino).

Leia também:

Slalom encerra a participação do Brasil no Mundial de Ski Alpino 2023

Christopher Holm estreia no Mundial de Ski Alpino 2023