A área técnica da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve desenvolveu uma nova Política Antidoping.
Publicada desde o dia 15 de junho e aprovada pelo presidente da confederação, Anders Pettersson, a política foi circulada para atletas, treinadores, gestores e demais pessoas sob a autoridade da CBDN no tema, no dia 21 de junho. Juntamente com a política, foi disponibilizado um termo de adesão, para que todos ativamente se comprometam a seguir essa importante política.
“O desenvolvimento de uma política antidoping própria é um passo muito importante para a implementação de uma cultura de informação e conscientização sobre as responsabilidades de atletas, equipe técnica e demais pessoas envolvidas no dia a dia de treinamento de nossas equipes” explica Camila Freitas, coordenadora técnica da CBDN.
A Política Antidoping está em linha com o Código Mundial Antidopagem 2021, o Código Brasileiro Antidopagem 2021, o Código de Conduta Ética da CBDN, entre outros documentos de referência no combate ao doping. Em maio deste ano, a CBDN lançou uma nova página para apoiar o combate ao doping.
“A fim de aumentar a oferta de informações sobre o tema, a CBDN também criou uma página em seu site dedicada exclusivamente ao tema da antidopagem no esporte. O próximo passo é realizar encontros virtuais com nossas equipes para apresentação da política e para tirar as dúvidas de todos”, complementa Camila.
A política aborda pontos importantes como:
- Conformidade com o Código Antidopagem e Padrões Internacionais;
- Responsabilidades da CBDN;
- Obrigações dos atletas e do pessoal de suporte a atletas;
- Sanções impostas pela CBDN;
- Educação Antidoping.
A Política Antidoping pode ser acessada na seção “Documentos e Informações Relevantes” da nova página antidoping.