A área técnica da CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve desenvolveu uma nova Política Antidoping.

Publicada desde o dia 15 de junho e aprovada pelo presidente da confederação, Anders Pettersson, a política foi circulada para atletas, treinadores, gestores e demais pessoas sob a autoridade da CBDN no tema, no dia 21 de junho. Juntamente com a política, foi disponibilizado um termo de adesão, para que todos ativamente se comprometam a seguir essa importante política.

“O desenvolvimento de uma política antidoping própria é um passo muito importante para a implementação de uma cultura de informação e conscientização sobre as responsabilidades de atletas, equipe técnica e demais pessoas envolvidas no dia a dia de treinamento de nossas equipes” explica Camila Freitas, coordenadora técnica da CBDN.

A Política Antidoping está em linha com o Código Mundial Antidopagem 2021, o Código Brasileiro Antidopagem 2021, o Código de Conduta Ética da CBDN, entre outros documentos de referência no combate ao doping. Em maio deste ano, a CBDN lançou uma nova página para apoiar o combate ao doping.

“A fim de aumentar a oferta de informações sobre o tema, a CBDN também criou uma página em seu site dedicada exclusivamente ao tema da antidopagem no esporte. O próximo passo é realizar encontros virtuais com nossas equipes para apresentação da política e para tirar as dúvidas de todos”, complementa Camila.

A política aborda pontos importantes como:

  • Conformidade com o Código Antidopagem e Padrões Internacionais;
  • Responsabilidades da CBDN;
  • Obrigações dos atletas e do pessoal de suporte a atletas;
  • Sanções impostas pela CBDN;
  • Educação Antidoping.

A Política Antidoping pode ser acessada na seção “Documentos e Informações Relevantes” da nova página antidoping.