Aline Rocha conquistou a medalha de bronze na prova de Distance feminino no Mundial de Para Ski Cross Country em Östersund, na Suécia, no último domingo (22). A brasileira terminou a prova em 1h09min09seg, ficando na terceira colocação.
A prova foi vencida por Kendall Gretsch (EUA), com a alemã Anja Wicker na segunda colocação.
“Foi minha primeira prova de 18km, e me surpreendi com meu desempenho, consegui controlar o ritmo nas voltas para chegar bem na última. Estou muito feliz com o resultado.
A prova de Sprint não é minha principal prova, mas vou dar meu máximo para passar para a final.” disse Aline Rocha.
“Que resultado fantástico da Aline. Ela é uma das atletas mais focadas e determinadas que conheço. O resultado de hoje é muito merecido por toda a dedicação e transpiração que ela coloca em cada treino.” comentou Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.
Essa é a primeira medalha feminina da história do Brasil em Campeonatos Mundiais de Neve, seguindo o resultado histórico de Cristian Ribera em 2022, quando ficou com a prata no Campeonato Mundial de Lillehammer.
“Esse resultado é fruto do trabalho série de muita gente junto com a Aline, em especial a equipe técnica, o CPB, e a Chocolates De Mendes, patrocinador oficial da equipe, que sempre acreditou que era possível alcançar resultados inimagináveis como esse”, complementa Pedro.
No Distance masculino, Cristian Ribera terminou a prova em 56min13s, ficando com a 6ª colocação.
Além de Cristian, outros dois atletas brasileiros participaram da prova do último dia 22. Guilherme Rocha foi o 11° com um tempo de 1h03min02s, já Wesley Vinícius dos Santos ficou na 12ª colocação com um tempo de 1h04min42s.
Após o bronze de Aline Rocha, o Brasil volta a competir no Mundial de Para Ski Cross Country na próxima terça-feira (24) com as provas de Sprint. As provas se iniciam às 09:30 da manhã no horário de Brasília, e como todas as provas do Mundial, serão transmitidas pela página do Facebook da FIS Para Snow Sports.
A equipe Brasileira de Para Ski Cross Country tem como patrocinador oficial, a Chocolates De Mendes, empresa premiada startup do Ano no Fórum Mundial de Bioeconomia por seu impacto para a bioeconomia circular e sua preocupação em relação às mudanças climáticas no planeta.
Leia também:
Augustinho Teixeira compete em Laax pela Copa do Mundo