Entre os dias 16 e 19 de janeiro, o Brasil contou com 5 atletas no Trofeu Borrufa, uma das maiores competições infanto juvenis de Ski Alpino do mundo. Estiveram em Andorra representando a equipe brasileira: Carlotta Fagnani, Emily Magnani, Enzo Bertoldi, Leo Gaz e Leopoldo Fagnani.

Os jovens atletas brasileiros conquistaram uma medalha de prata e mais alguns ótimos resultados. Confira!

Primeiro dia – 16/01 – Top 10 de Leopoldo

No primeiro dia, foram realizadas as provas de Giant Slalom na categoria sub-14 e as de Slalom na categoria sub-16.

Na prova feminina sub-14 o Brasil teve Emily Magnani terminando na 16ª colocação, sendo a 2ª melhor sul-americana do evento. Carlotta Fagnani havia feito o 3º melhor tempo da primeira manga, mas acabou saindo na porta 39 na segunda descida e não terminou a prova.

Já no masculino, Leopoldo Fagnani foi 9º lugar, melhor sul-americano da prova, ficando a menos de 2 segundos do pódio, e Enzo Bertoldi acabou caindo na segunda manga e não terminou a prova.

Leo Gaz participou da prova de Slalom na categoria sub-16, mas acabou saindo na porta 39 na primeira manga, e com isso, não terminou a prova.

Divulgação/Flickr

Segundo dia – 18/01 – Medalha de Emily!

No dia 18, o Brasil teve seu melhor desempenho no Trofeu Borrufa. Emily Magnani ficou com a medalha de prata na prova de Slalom sub-14 feminino com um tempo de 1min16seg08. Essa é a segunda vez na história que o Brasil conquista uma medalha em provas femininas do Borrufa.

“A Emily é uma jovem atleta em termos de idade, mas que já tem uma maturidade de competição incrível. Ela é muito dedicada, talentosa e esforçada, e os resultados mostram isso. Mesmo com toda a dificuldade imposta, com o apoio de sua família e sua dedicação, ela tem competido de igual para igual com as melhores atletas em todas as competições que participa”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.

Carlota Fagnani também participou da prova, terminando na 14ª colocação com um tempo total de 1min21seg59.

Brasil Trofeu Borrufa
Emily Magnani no pódio em Borrufa

Além disso, Leopoldo Fagnani participou da prova de Slalom sub-14 masculino. Com um tempo total de 1min18seg64, o brasileiro terminou na 10ª posição, sendo o melhor sul-americano da prova.

Fechando a participação brasileira no dia 18, Leo Gaz disputou a prova de Giant Slalom sub-16 masculino, completando a prova em 2min14seg33 e terminando na 53ª colocação.

Terceiro dia – 19/01 – Mais um Top 10 do Brasil!

Carlotta e Leopoldo Fagnani não puderam competir devido à mudança de horário da competição. Enzo Bertoldi também não largou na prova de Giant Slalom sub-14. Já a prova de Slalom sub-16 foi cancelada.

Emily Magnani disputou a prova de Giant Slalom, debaixo de condições difíceis, a organização do evento decidiu cancelar a segunda manga, e com isso, o resultado final da prova foi decidido com base em uma única descida. A brasileira terminou na 9ª posição, com um tempo de 59,38s, sendo a melhor sul-americana da prova.

“É incrível ver uma geração brasileira tão talentosa e com preparo como essa. O Borrufa é um dos mais tradicionais eventos internacionais da categoria, e ter uma equipe brasileira com 5 jovens e promissores atletas, é algo muito animador para o esporte do Brasil.”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO e Superintendente Técnico da CBDN.

“Além da medalha da Emily, o grande destaque em termos de resultados, tivemos outros resultados incríveis, como o terceiro melhor tempo de uma manga da Carlotta, 2 Top 10 do Leopoldo, e a boa estreia do Leo na categoria Sub 16, que estava muito competitiva nesse ano, sem falar na primeira competição internacional do Enzo. Estão todos de parabéns pelos resultados alcançados”, complementa Pedro.

Leia também:

Brasil participa da IBU Cup em Pokljuka, na Eslovênia

Jovens atletas brasileiros participam do Dream Program em PyeongChang