Entre os dias 14 e 16 de outubro, foi realizada a terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos.

Primeiro dia – 14/10

No primeiro dia de competição, foram realizadas as provas FIS de Sprint em técnica livre.

A prova é composta por duas fases, a qualificatória e as finais, sendo a primeira definida por uma tomada de tempo de cada atleta. No masculino, Claudio Gustavo Oliveira fez o melhor tempo com 2min53seg34, seguido por Victor Santos que fez o percurso em 2min55seg95.

Na semifinal masculina, a primeira bateria foi vencida por Claudio Gustavo Oliveira e também contou com a classificação de Wilbert Rodrigues, Yonathan Fernandez e Matias Mansilla, os últimos dois como lucky losers, por terem os melhores tempos além dos dois primeiros de cada bateria. Já a segunda bateria foi vencida por Victor Santos com a classificação de Thiago Silva em segundo.

Na final, Claudio Gustavo Oliveira foi o grande vencedor do Sprint, com Victor Santos na segunda posição e o chileno Yonathan Fernandez fechando o pódio.

terceira etapa Circuito Brasileiro Rollerski
Créditos: Victor Goldenberg

No feminino, Gabriela Neres teve o melhor resultado na tomada de tempos com 3min36seg66. O segundo melhor tempo foi de Mirlene Picin com 3min40seg15 e o terceiro foi de Eduarda Ribera com 3min48seg08.

Na final, Eduarda Ribera obteve um melhor desempenho e venceu a prova com um tempo de 3min34seg48. Gabriela Neres (3min35seg88) ficou em segundo e Mirelne Picin (3min35seg98) em terceiro.

terceira etapa Circuito Brasileiro Rollerski
Créditos: Victor Goldenberg

Ainda no dia 14 foram realizadas as provas de Sprint sub-20.

No masculino, Claudio Gustavo Oliveira repetiu seu bom desempenho e venceu a prova. Wilbert Rodrigues e Thiago Silva fecharam o pódio.

No feminino, Eduarda Ribera venceu a prova com Mayara Silva na segunda colocação e Natasha Duarte em terceiro.

Fechando o primeiro dia de competição, foram realizadas as provas de Sprint sub-16.

Na prova masculina, Christopher Oliveira foi o grande vencedor, seguido por Kauan Silva e Caio Ribeiro. Já no feminino, Mariana Lopes ficou com o primeiro lugar, enquanto Julia Reis e Mikaelly Costa fecharam o pódio.

Segundo dia – 15/10

O segundo dia de competições foi marcado pela realização das provas Prólogo, que determinam o tempo de largada dos atletas para a prova de Perseguição que aconteceriam no dia seguinte.

Na prova masculina de 11km, o chileno Yonathan Rodriguez com 26min06,5seg fez o melhor tempo. Claudio Gustavo Oliveira teve o segundo melhor tempo com 26min34,1seg e Victor Santos o terceiro com 26min42,8seg.

No feminino, o trecho de 5km teve Mirlene Picin com o melhor tempo (13min27,8seg). Eduarda Ribera teve o segundo melhor tempo com 14min15,1seg e Gabriela Neres o terceiro com 14min28seg.

Também houve a realização das provas de Distance sub-16. No masculino, Caio Ribeiro foi o vencedor da prova com um tempo de 14min43,80seg. Fecharam o pódio Christopher Oliveira e Kauan Silva na segunda e terceira colocação respectivamente.

No Distance sub-16 feminino, Julia Reis com um tempo de 16min26,7seg venceu a prova. Mikaelly Costa ficou na segunda posição e Mariana Lopes na terceira.

Segundo dia – 15/10 – Rollerski Festival

Ainda no dia 15, foi realizado a CBDN organizou o primeiro Rollerski Festival, logo após as competições do dia. Mais de 50 crianças participantes do NEBAR e do Ski Na Rua tiveram quase 2 horas de atividades sob rollerskis realizadas no Parque Eco Esportivo Damha.

Ao todo, 5 atividades (circuito de habilidades, pega pega, queimada, pique bandeira e bola ao alvo) foram realizadas simultaneamente, possibilitando aos participantes colocar em prática uma série de habilidades desenvolvidas durante as aulas.

“O festival foi um momento incrível na terceira etapa do Circuito de Rollerski. Foi muito bom ver os alunos dos núcleos com tanta desenvoltura na modalidade, além da participação dos pais que foi essencial para o sucesso do evento. Destaque especial para os treinadores do núcleo que fizeram um trabalho incrível, coordenados pelo Leandro Ribela, para que as atividades cumprissem seu objetivo e fossem entregues de maneira muito efetiva, divertida e positiva para os participantes”, comenta Pedro Cavazzoni CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

Terceiro dia – 16/10

No dia 16 foram realizadas as provas de Perseguição em técnica clássica: 15km no masculino e 7,5km no feminino.

No masculino, Claudio Gustavo Oliveira superou Yonathan Rodriguez e, com um tempo total de 39min28,30seg, venceu a prova. O chileno que havia largado primeiro terminou a prova na segunda colocação em 39min31seg. Victor Santos fechou o pódio com um tempo total de 41min11,70seg.

“Hoje eu consegui aquecer muito bem e concretizar minha estratégia para a prova, e graças a Deus pude me sagrar campeão.” declarou Claudio Gustavo Oliveira sobre sua vitória na prova.

No sub-20, Claudio Gustavo ficou com o ouro, Wilbert Rodrigues com a prata e Thiago Silva com o bronze.

Na prova feminina, Mirlene Picin repetiu seu bom desempenho no Prólogo e foi a grande vencedora da prova com um tempo de 26min23,10seg. Na segunda posição tivemos Eduarda Ribera com um tempo total de 26min58,60seg e Gabriela Neres fechou o pódio com 28min32,20seg.

“Apesar do clássico não ser meu estilo preferido, consegui manter a minha posição de ontem. Agora é descansar e se preparar para a próxima etapa.” disse Mirlene Picin após vencer a prova de Perseguição.

No sub-20, Eduarda Ribera ficou com o ouro, Mayara Silva com a prata e Nicolly Silva com o bronze.

Quarta Etapa entre os dias 21 e 24 de Outubro

A quarta e última etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022 será realizada entre os dias 21 e 24 de outubro, também no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos e irá decidir o grande vencedor do circuito de 2022.

No Masculino, Victor Santos e Claudio Gustavo Oliveira travam uma intensa disputa pelo primeiro lugar, tendo o primeiro 640 pontos no Ranking e o segundo 600 pontos.

Já no feminino, Eduarda Ribera possui uma boa liderança com 660 pontos, seguida de Mirlene Picin com 540 e Gabriela Neres com 480 pontos.

Confira na íntegra os resultados da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022

Ranking brasileiro Ski Cross Country

Veja como foi a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski

Veja como foi a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski