Na quinta-feira dia 11 de agosto, a CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve inaugurou em parceria com o Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da USFCar o Núcleo de Esportes de Base e Alto Rendimento (NEBAR). O projeto é financiado pela Secretaria Especial de Esportes do Ministério da Cidadania. Um evento realizado no Anfiteatro da Reitoria da UFSCar, no Campus São Carlos da universidade, marcou a formalização da parceria e inauguração do NEBAR.

“A cerimônia de hoje foi muito importante para marcar todo o desenvolvimento feito até o momento em São Carlos, e todo o potencial que está sendo agora acelerado com o NEBAR. A UFSCar tem sido um parceiro incrível nessa caminhada desde 2017 apoiando incondicionalmente o desenvolvimento da prática esportiva e a capacitação de pessoas.
O apoio da Secretaria Especial de Esportes e da Secretaria de Alto Rendimento está sendo fundamental para acelerar dos esporte de neve no Brasil” comentou Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

O NEBAR já tem realizado suas atividades de desenvolvimento no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos, desde o mês de junho. Coordenado pela professora do DEFMH Mey de Abreu van Munster, o Núcleo tem como objetivo detectar e desenvolver novos talentos para as modalidade de neve como Biathlon, Ski Cross Country, Para Biathlon e Para Ski Cross Country.

“As ações do NEBAR – Esportes de Inverno evidenciam o cuidado e o compromisso que a CBDN possui com a qualidade e excelência na formação de recursos humanos e na disseminação dos esportes de neve, em alinhamento direto com as expectativas e interesses da universidade e da sociedade em geral.” afirma a coordenadora do NEBAR Mey de Abreu van Munster.

“Além da importância social e dos resultados diretos na iniciação, formação e desenvolvimento de crianças e jovens atletas (com e sem deficiências) nas modalidade de Ski Cross Country e Biathlon, Para Ski Cross Country e Para Biathlon, a preparação profissional dos estudantes dos Cursos de Educação Física e Fisioterapia para atuar nesse segmento, e o desenvolvimento de atividades de pesquisa, têm se mostrado de grande relevância acadêmica e científica.” completa a professora.

nebar

“As primeiras ações do NEBAR para divulgação e apresentação da modalidade em escolas despertou o interesse de muitas crianças e adolescentes, atingindo um número bastante significativo. A formação de atletas leva tempo, mas estamos criando uma ótima estrutura para apoiá-los ao longo dessa jornada.” disse Leandro Ribela, Atleta Olímpico e coordenador Olímpico e Paralímpico de Ski Cross Country.

Recentemente, o NEBAR realizou duas edições da Ski Week, um evento focado em apresentar o Ski Cross Country para crianças e jovens entre 7 e 18 anos através do Rollerski. Ao todo, as duas Ski Weeks reuniram mais de 100 crianças e jovens.

Confira como foi a Ski Week 1

Confira como foi a Ski Week 2

Além disso, desde o dia 8 de agosto, estão sendo oferecidas pelo NEBAR aulas regulares de Rollerski de 1h30min, 2 vezes por semana, no Parque Eco Esportivo Damha.
Os participantes serão divididos em turmas de acordo com sua idade, nível técnico e preferência de horário de prática. As vagas para as aulas de Rollerski já estão esgotadas com 65 inscritos no total. Fique atento para mais oportunidades de conhecer as modalidades.

“A Ski Week possibilitou que esses interessados vivenciassem a modalidade por 5 dias consecutivos, conhecendo melhor seus benefícios e oportunidades. Com o inicio das aulas regulares de Rollerski poderemos desenvolver as capacidades físicas e habilidades técnicas dos praticantes, elevar pouco a pouco seu nível técnico e encaminhar aos treinamentos específicos aqueles que assim desejarem.” afirma Leandro.

Após os primeiros meses de atividade, o projeto já apresentou o esporte através do rollerski para 520 crianças e jovens, 345 delas praticaram o esporte em vivências esportivas, 101 fizeram uma imersão de 5 dias nas Ski Weeks e 65 já estão inscritas para realizar aulas regularmente.

As atividades do NEBAR são uma iniciativa da CBDN em parceria com o DEFMH – Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar, financiado pela Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, e faz parte do NEBAR – Núcleo de Esporte de Base para o Alto Rendimento de Esportes na Neve de São Carlos. Saiba mais sobre o projeto em https://cbdn.org.br/nucleo-de-base-sao-carlos/