Entre os dias 10 e 12 de julho foi realizada no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos, a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022.

Com 3 dias de prova e quase 50 atletas, a segunda etapa do Circuito contou com provas de Sprint e Distance olímpicas e paralímpicas. Também foram realizadas provas sub-20, sub-16, sub-14 e sub-12.

No primeiro dia de competição pela manhã, foram realizadas as provas olímpicas, paralímpicas e sub-20 de Sprint em técnica clássica.

No masculino, o dia começou com as tomadas de tempo. Victor Santos fez o melhor tempo com 3min23seg03, seguido por Claudio Gustavo Oliveira que fez o percurso em 3min24seg42, pouco mais de um segundo atrás de Victor.

Na semifinal masculina, a primeira bateria foi vencida por Victor Santos. Também se classificaram para a final Guilherme Pereira Santos e Thiago Silva. Já a segunda bateria foi liderada por Claudio Gustavo e também contou com a classificação de Wilbert Rodrigues e Brayan Henrique.

Na grande final, Victor Santos venceu uma prova muito acirrada com um tempo de 03min35seg84. Na segunda posição, Claudio Gustavo ficou a menos de um segundo do vencedor da prova. Completando o pódio tivemos Guilherme Pereira Santos com 3min39seg68, seu primeiro pódio em provas FIS adultas.

Pódio masculino Sprint

Na categoria sub-20, Claudio Gustavo ficou com o ouro, seguido por Brayan Henrique e Wilbert Rodrigues com a prata e o bronze respectivamente.

As provas femininas seguiram o mesmo formato das masculinas. Na tomada de tempos, Eduarda Ribera foi a mais rápida do dia com 4min10seg36.

Na semifinal, a primeira bateria foi vencida por Eduarda Ribera e também contou com a classificação de Mayara Silva. Já a segunda bateria foi vencida por Gabriela Neres e teve também a classificação de Mirlene Picin.

A final feminina foi vencida por Eduarda Ribera com um tempo de 04min12seg03, confirmando seu favoritismo. A medalha de prata ficou com Gabriela Neres, que completou o percurso em 04min14seg48. Mirlene Picin fechou o pódio com a medalha de bronze.

Pódio Sprint feminino

O sub-20 feminino também teve Eduarda Ribera como a vencedora. Fecharam o pódio Mayara Silva e Natasha Duarte.

Pódio Sprint feminino sub-20

Fechando a manhã, tivemos as provas paralímpicas. Na categoria Sitting feminina, Aline Rocha venceu a prova, seguida por Elena Regina de Sena.

A categoria Sitting masculina, Cristian Ribera foi o grande campeão da prova. Quem ficou com a prata foi Guilherme Rocha. Já o bronze ficou com Robelson Lula.

Na categoria Standing masculina, Welington Silva foi o medalhista de ouro.

Pela tarde do dia 10, foram realizadas as provas infanto-juvenis de Sprint em técnica livre, além de um circuito para o teste de habilidades dos jovens atletas. Essas provas marcaram a estreia de muitos atletas mais jovens no Circuito.

Sub-14 masculino

Sub-12 e sub-14 feminino + sub-12 masculino

No sub-16 masculino, Christopher Cardoso venceu a prova. Fechando o pódio, tivemos Kauan Santos com a prata e Caio Ribeiro com o bronze.

Pódio Sprint sub-16 masculino

No feminino, Mikaelly Costa ficou com o ouro, Julia Reis com a prata e Mariana Silva com o bronze.

Pódio feminino sub-16 Sprint

No segundo dia de competições, tivemos as provas sub-16 e paralímpicas de Distance. Além disso, ainda foram realizadas as provas olímpicas Prólogo, que determinam o tempo de largada dos atletas para a prova de Perseguição, que aconteceriam no dia seguinte.

No sub-16, as provas de Distance foram em técnica livre. No feminino Julia Reis foi a vencedora da prova com um tempo de 16min19seg7. A prata ficou com Mikaelly Costa e o bronze com Mariana Silva.

Pódio Distance feminino sub-16

 

Já no masculino, Caio Ribeiro venceu a prova com um tempo de 15min12seg90. Fechando o pódio, tivemos Kauan Santos e Guilherme Morais com a prata e o bronze respectivamente.

Pódio Distance masculino sub-16

No Distance Sitting paralímpico em técnica clássica tivemos dobradinha dos vencedores do Sprint. No feminino, Aline Rocha foi a campeã com um tempo de 18min15seg9. Elena Regina de Sena ficou na segunda colocação.

Pódio feminino Paralímpico Distance

Já no masculino, Cristian Ribera venceu a prova com um tempo de 16min49seg34. A prata ficou com Guilherme Rocha, que fez uma grande prova e terminou o percurso em 17min13seg40. Fechando o pódio tivemos Robelson Lula com 18min55seg20.

Pódio Distance Paralímpico Masculino Sitting

O vencedor do Distance Standing foi Wellington Silva.

Pódio Distance Standing masculino

Ainda na manhã do dia 11, tivemos as provas Prólogo no feminino e no masculino. Essa prova definiu o tempo de largada dos atletas nas provas de Perseguição do dia seguinte. Por exemplo, o melhor tempo do masculino no Prólogo foi de 25min05seg4, já o segundo foi de 25min19seg2. Nesse caso, tivemos uma diferença de 13,8 segundos. Logo, o segundo colocado iria largar 14 segundos após o primeiro colocado na prova de Perseguição.

No masculino, o melhor tempo foi de Victor Santos, seguido por Claudio Gustavo. Já no feminino, Eduarda Ribeira teve o melhor tempo com 14min49seg8.

Fechando a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, tivemos as provas de Perseguição no dia 12.

No masculino, em uma prova acirrada, Claudio Gustavo desbancou o favorito Victor Santos e ficou com a medalha de ouro, sua primeira vitória em provas FIS de Distance. Wilbert Rodrigues repetiu o bom desempenho no Prólogo e fechou o pódio na terceira colocação.

Pódio Perseguição masculina

No sub-20, Claudio Gustavo ficou com o ouro, Wilbert Rodrigues com a prata e Thiago Silva com o bronze.

Pódio Perseguição masculino sub-20

Na prova feminina, Eduarda Ribeira venceu a prova. Mirlene Picin e Gabriella Neres completaram o pódio com a prata e o bronze respectivamente.

Pódio Perseguição feminina

No sub-20, Eduarda Ribeira ficou com o ouro, Mayara Silva com a prata e Nicolly Silva com o bronze.

Pódio Perseguição feminina sub-20

Assim se encerrou a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022, no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos. A próxima etapa do Circuito será entre os dias 13 e 16 de outubro, também em São Carlos.

Confira os resultados da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski 2022