Entre os dias 26 e 29 de março, foram realizadas provas de Ski Alpino em Parnassos (Grécia), que contou com a presença de mais de 40 atletas.

Lorenzo e Valentino Caputi, jovens atletas brasileiros do Ski Alpino, participaram da competição. Os irmãos haviam participado no mês passado das competições na Romênia, ocasião em que conquistaram os melhores resultados em suas carreiras.

Valentino Caputi conquista quatro pódios na Grécia

No dia 26 de março, foi realizada prova de Slalom sancionada pela FIS – Federação Internacional de Ski em Parnassos.

Valentino Caputi fez uma grande prova no Slalom, finalizando a prova com o tempo total de 1min24s97 e conquistando o terceiro lugar da competição, sua primeira medalha em provas internacionais homologadas pela FIS.

A menos de 5 segundos do primeiro colocado, Valentino conquistou 96.20 pontos FIS (quanto menos pontos FIS, melhor é o resultado conquistado pelo atleta), o seu quarto melhor resultado em pontos FIS e sua melhor colocação em uma prova oficial.

Lorenzo Caputi também fez uma boa prova e, com o tempo de 1min37s83, conquistou o 10º lugar e 213.54 pontos FIS.

O pódio foi completado pelo grego Ioannis Proios, em primeiro lugar, e o suíço Nicola Niemeyer, em segundo lugar.

Os irmãos Caputi também participaram das provas de Giant Slalom do Campeonato Nacional e do Campeonato Nacional Jr. que foram realizadas em Parnassos no dia 27 de março.

Na prova de Giant Slalom do Campeonato Nacional Grego, Valentino Caputi fez novamente uma grande prova. Com o tempo total de 1min32s30, o jovem brasileiro finalizou em terceiro lugar, menos de 0,4 segundos atrás do segundo colocado, o suíço Nicola Niemeyer, e a menos de 5 segundos atrás do primeiro, o australiano Hugh McAdam. O resultado rendeu a Valentino 103.58 pontos FIS.

Lorenzo Caputi não finalizou a primeira manga (descida) na prova.

No Giant Slalom do Campeonato Nacional Junior, Valentino Caputi conquistou o melhor resultado de sua carreira. Com o tempo de 1min33s40, Valentino finalizou a prova no segundo lugar, apenas 0,14 segundos atrás do primeiro colocado, o suíço Nicola Niemeyer. O pódio foi completado pelo grego Dimitrios Asvestas, que finalizou em terceiro lugar.

Além da medalha de prata, Valentino garantiu com o resultado 76.69 pontos FIS, seu recorde pessoal que contribuirá também para que o atleta melhore seu resultado na Lista de pontos FIS.

Lorenzo Caputi fez uma boa prova e alcançou o Top 20 na competição. Com o tempo de 1min47s01, Lorenzo finalizou na 17ª colocação com 224.08 pontos FIS.

No dia 28 de março, foi realizada a prova de Slalom do Campeonato Nacional.

Lorenzo fez uma grande prova e, com o tempo de 1min36s68, conquistou o 9º lugar e 179.33 pontos FIS. É a melhor colocação de Lorenzo em provas internacionais e seu segundo melhor resultado em termos de pontos FIS.

Valentino Caputi não finalizou a primeira manga (descida) na prova. Mas o jovem brasileiro surpreenderia na segunda prova de Slalom, no dia 29 de março, com mais um pódio em sua carreira.

Valentino Caputi é medalhista de ouro na prova de Slalom da FIS

No dia 29 de março, foi realizada prova de Slalom sancionada pela FIS. Valentino conseguiu se adaptar muito bem nas pistas da Grécia, construindo sua confiança e performance ao longo do evento, que culminou com a medalha de Ouro na última prova do evento em Parnassos.

Valentino Caputi fez uma grande prova, muito consistente nas duas mangas (descidas), com o segundo melhor tempo na primeira e o melhor tempo na segunda, totalizando 1min17s60, mais de 1 segundo na frente do segundo colocado. Um ouro muito merecido para o jovem e dedicado atleta.

O pódio foi completado pelo grego Dimitrios Asvestas (prata) e o suíço Robin Thuerig (bronze).

“É muito positivo vermos a evolução do Valentino e do Lorenzo nas provas internacionais. Valentino, que rompeu a barreira dos 100 pontos FIS nessa temporada vem melhorando os resultados a cada prova, e as 4 medalhas na Grécia coroam essa fantástica evolução. Além disso, o atleta foi de 107.75 pontos a 60.34 em uma temporada, uma evolução raramente vista”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

Com o resultado, Valentino quebra também seu recorde pessoal de pontos FIS ao registrar 60.34 pontos, superando os 76.69 conquistados no dia 27/03, e quebrando seu recorde de Slalom em mais de 20 pontos FIS, uma vez que seu melhor resultado na disciplina até então era 84.65 pontos.

Lorenzo Caputi não finalizou a primeira manga (descida) na prova.