Na temporada 2020/2021, os jovens atletas brasileiros do Ski Alpino também enfrentaram os desafios decorrentes da pandemia de Covid-19. Muitas competições da modalidade foram canceladas, com eventos acontecendo apenas na temporada boreal.

Ainda assim, Michel Macedo, Valentino Caputi e Christopher Holm tiveram grandes performances, com destaque para o Campeonato Mundial de Ski Alpino que aconteceu em Cortina d’Ampezzo (Itália). Saiba tudo em nossa retrospectiva da temporada de Ski Alpino!

Confira os principais destaques do Ski Alpino brasileiro na temporada 2020/2021!

Michel Macedo: as conquistas do grande nome do Ski Alpino brasileiro

Michel Macedo, se consolida a cada ano como o maior nome do Ski Alpino no Brasil. O jovem atleta fez novamente uma ótima temporada, com muitas conquistas e performances de alto nível.

Na primeira competições da temporada, Michel conquistou duas medalhas em Waterville Valley (Estados Unidos), sendo uma de ouro e outra de bronze em provas de Giant Slalom.

Após isso, Michel se juntou à equipe de Ski Alpino para competir no Campeonato Mundial em Cortina d’Ampezzo (Itália). Após uma grande atuação na prova qualificatória de Giant Slalom, conquistando o 16º lugar, o atleta brasileiro participou da final e terminou a primeira descida na 32º posição, de um total de 100 atletas que largaram na prova, provavelmente a melhor performance esportiva do país na modalidade.

Após o Mundial, Michel voltou aos Estados Unidos, onde conquistou mais uma medalha de prata e um quarto lugar em provas oficiais no Cranmore Mountain Resort, em New Hampshire.

Ainda nos Estados Unidos, Michel participou das provas de Giant Slalom na Whiteface Mountain, conquistando uma medalha de ouro (com empate na primeira colocação) e uma medalha de prata.

Todas essas vitórias foram acompanhas de grandes resultados: Michel Macedo teve 10 marcas abaixo dos 50 pontos FIS (quanto menos pontos melhor o resultado), sendo elas 1 no Slalom e 9 no Giant Slalom.

Com a consistência de bons resultados, o brasileiro também terminou a temporada, pelo segundo ano consecutivo, como vice-líder do ranking Latino-Americano de Slalom Gigante, com 36.17 pontos em Lista FIS, uma posição poucas vezes alcançada por um brasileiro.

Valentino Caputi e Christopher Holm: a nova geração do Ski Alpino brasileiro

Valentino Caputi e Christopher Holm estrearam na última temporada na categoria FIS, ambos aos 16 anos. Os jovens atletas também estrearam no Campeonato Mundial da modalidade na Itália, após atingirem os critérios e se classificarem para compor a equipe brasileira para a competição.

Na prova qualificatória de Giant Slalom do Mundial, Valentino Caputi fez uma ótima prova e finalizou com 173.81 pontos FIS, o segundo melhor resultado entre os nascidos em 2004. Apesar de realizar uma boa prova, Christopher Holm perdeu um gate e não conseguiu completar a primeira descida.

Na prova de Slalom, Christopher foi o único brasileiro a conseguir finalizar as duas descidas (50 atletas de 100 não conseguiram finalizar uma única descida) e conquistou a 36ª posição da prova qualificatória com 165.15 pontos FIS.

Além disso, os dois atletas conseguiram marcas impressionantes para sua primeira temporada de categoria FIS.

Valentino Caputi teve um Personal Best de 107.75 pontos FIS na prova de Giant Slalom realizada em Abetone (Itália), em março de 2021, além de emplacar 8 marcas abaixo dos 140 pontos FIS, sendo elas 4 no Slalom e 4 no Giant Slalom.

Já Christopher Holm teve um Personal Best de 113.41 pontos FIS na prova de Slalom realizada em Sonnenbichl (Alemanha), em fevereiro de 2021, e também conquistou 8 marcas abaixo dos 140 pontos FIS, sendo elas 3 no Slalom e 5 no Giant Slalom.

Confira mais retrospectivas da temporada!

Saiba mais sobre a temporada da equipe de Ski Cross Country!

Saiba mais sobre a temporada da equipe de Para Ski Cross Country!

Saiba mais sobre a temporada do Snowboard brasileiro!

Saiba mais sobre a temporada do Biathlon brasileiro!