A equipe brasileira de Ski Alpino formada por Michel Macedo, Valentino Caputi e Christopher Holm participou do Mundial da modalidade que aconteceu em Cortina d’Ampezzo (Itália), entre os dias 08 e 21 de fevereiro.
Com a participação de 600 atletas de 71 países, o Brasil foi muito bem representado por uma jovem equipe que demonstrou muito potencial de evolução para o futuro e com grande atuação de Michel Macedo na prova de Giant Slalom.
Giant Slalom em uma pista altamente técnica
No dia 18 de fevereiro aconteceu a prova qualificatória de Giant Slalom, prova que combina duas descidas em traçados diferentes, sendo o resultado final, o tempo total da soma de ambas descidas.
107 atletas na largaram na prova, e a equipe brasileira, contou com dois dos mais jovens atletas do evento. Valentino Caputi fez uma ótima prova e finalizou no 62º lugar, com o tempo total de 2min29s15 e 173.81 pontos FIS, o segundo melhor resultado entre os nascidos em 2004. Apesar de realizar uma boa prova, Christopher Holm perdeu um gate e não conseguiu completar a primeira descida.
“Competir no Campeonato Mundial de Ski e nos Jogos Olímpicos é o sonho de qualquer garoto que começa a competir e estou muito orgulhoso de representar o Brasil nesse evento incrível! Eu tive muita sorte de competir aqui, por ser minha base de treinamentos, tenho muitos amigos aqui e me sinto em casa. Estou muito contente com minha performance no GS”, comentou Valentino Caputi.
Já Michel Macedo, fez uma prova bastante estratégica que o levou a prova final. Com um tempo total de 2min14s73, Michel Macedo alcançou o 16º lugar, com 62.48 pontos FIS.
No dia 19 de fevereiro, Michel disputou a final. Com uma grande performance na sua primeira descida, em uma pista extremamente técnica e longa, o atleta cravou o tempo de 1min08s14, e terminou na 32º posição de um total de 100 atletas que largaram na prova.
Assista aqui a 1ª descida de Michel Macedo no Slalom Gigante:
Infelizmente, Michel não terminou a 2ª descida (54 atletas dos 100 não conseguiram concluir uma descida), mas os seus resultados conquistados demonstram a grande evolução do atleta nos últimos anos.
“Achei que fui bem no geral, a velocidade necessária está na minha performance, mas preciso ficar mais consistente para completar a prova”, comentou Michel.
“Eu vou continuar treinando e refinando essa consistência para conseguir um bom resultado no futuro. Acho que preciso de mais trabalho tecnicamente e também trabalhar com consistência, para focar nas próximas competições”, concluiu o atleta.
O pódio da final foi formado pelo francês Mathieu Faivre, em primeiro lugar, o italiano Luca de Aliprandini, em segundo, e o austríaco Marco Schwarz, em terceiro.
No Slalom, Christopher Holm faz boa estreia no Mundial
No dia 20 de fevereiro aconteceu a prova qualificatória de Slalom, com a participação de 109 atletas de 46 países. Semelhante à prova de Giant Slalom, o resultado da prova é composto pela soma das duas descidas.
Christopher Holm, que faz sua primeira temporada FIS como atleta, teve uma boa prova de Slalom no Mundial. Com o tempo total de 1min54s24, Christopher conquistou a 36ª posição da prova qualificatória com 165.15 pontos FIS, o que garantiu a 42ª colocação no ranking da prova final (atletas não classificados são rankeados após o último atleta que terminou a prova final).
“Para mim, como um jovem atleta, foi uma grande oportunidade e honra de fazer parte do time brasileiro. Eu estou triste que não consegui completar a prova de Giant Slalom, mas o bom resultado na prova de Slalom me mostrou que posso competir com as outras grandes nações”, comentou Christopher sobre sua estreia no Mundial.
Após a competição, o atleta está otimista com seu futuro na modalidade. “Todas as percepções positivas de Cortina irão me motivar para continuar treinando mais e para ficar melhor no futuro. Espero me tornar um modelo exemplar para outros brasileiros que são tão animados sobre o Ski como eu sou”, concluiu.
Já Michel e Valentino não conseguiram concluir a primeira descida na prova qualificatória de Slalom (50 atletas dos 100 não conseguiram concluir uma descida).
“Foi uma pena eu não ter terminado a primeira descida, mas eu estava determinado dar tudo para conseguir meu melhor tempo, mas essa é a essência do Ski, muitas vezes é tudo ou nada”, comentou Valentino.
Michel Macedo se classificou para a final por ser o melhor atleta brasileiro no ranking mundial, e em uma das pistas mais complexas e duras dos últimos Mundiais, acabou não terminando a primeira descida, que viu apenas 37 dos 100 atletas que largaram concluírem a prova.
O pódio da final foi formado pelo norueguês Sebastian Foss-Solevaag, em primeiro lugar, o austríaco Adrian Pertl, em segundo, e o norueguês Henrik Kristoffersen, em terceiro.
Resultados completos: