FAQ

Confira aqui respostas para as perguntas mais frequentes

O que é a CBDN?


A CBDN é a Confederação Brasileira de Desportos na Neve, uma entidade sem fins lucrativos afiliada ao COB – Comitê Olímpico do Brasil, à FIS – Federação Internacional de Ski, à IBU – União Internacional de Biathlon, à ISMF – Federação Internacionais de Ski de Montanhismo, à WSF – World Snowboard Federation e parceira do CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro responsável pela gestão dos esportes Olímpico e Paralímpicos de Neve no Brasil.

Quais esportes a CBDN organiza?


A CBDN é a responsável por organizar os esportes Olímpicos e Paralímpicos de neve para o Brasil:
Ski Alpino
Snowboard
Ski Cross Country
Ski Freestyle
Biathlon de Inverno
Para Snowboard
Para Ski Cross Country

Além disso, a CBDN organiza o Ski de Montanhismo, modalidade recém integrada aos Jogos Olímpicos da Juventude que fará sua estréia em 2020.

A CBDN organiza algum evento?


Para as modalidades Olímpicas e Paralímpicas, a CBDN tem como praxe a organização do Campeonato Brasileiro para atletas que competem internacionalmente. Os eventos são normalmente organizados no Chile ou Argentina entre Julho e Setembro.

Além disso, em 2014 a entidade iniciou o Circuito Brasileiro de Rollerski, evento composto por diversas etapas realizadas ao longo do ano e que permite a participação de atletas e para atletas de todos os níveis, desde iniciação até o alto rendimento.

Desde 1995, a CBDN organiza também o Campeonato Brasileiro de Snowboard que permite a participação de atletas de todos os níveis e idades, incluindo disputas para competidores masters (sem limite de idade) e crianças a partir de 7 anos de idade.

Desde 1986, a CBDN organiza o Campeonato Brasileiro de Ski Alpino que permite a participação de skiadores de todos os níveis e idades, evento que voltou a ser organizado em 2019.

Como são financiadas as iniciativas da CBDN?


As atividades e iniciativas da CBDN são financiadas por diversos parceiros, como patrocinadores e apoiadores, pessoas físicas e jurídicas, no brasil e até organizações internacionais que fomentam o esporte, como por exemplo, a Solidariedade Olímpica Internacional.
Além disso, por ser uma entidade sem fins lucrativos, parte do Sistema Esportivo Nacional, a CBDN se qualifica para receber recursos públicos diretamente através de convênios e da Lei Agnelo Piva, e indiretos através de projetos que se beneficiam de incentivos fiscais.
Todos os recursos arrecadados são utilizados no desenvolvimento dos esportes de neve no Brasil. Na CBDN não existe lucro (nem distribuição do resultado), todo superávit é reinvestido no propósito da entidade. Acesse o portal da CBDN e saiba mais sobre a nossa política de Governança e Transparência.

Como começar?


Veja aqui algumas dicas para quem quer iniciar a prática de esportes de neve.

Informações Econômicas e Financeiras ?


Todas as informações econômicas e financeiras da CBDN são publicadas periodicamente no site da CBDN. Mensalmente a CBDN publica seus balancetes mensais e anualmente as Demonstrações Financeiras completas, incluindo o relatório da Auditoria Externa Independente na íntegra.

 

X