Na temporada 2020/2021, a equipe brasileira de Para Ski Cross Country enfrentou muitos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Contudo, a equipe adaptou muito bem seus planos e teve uma temporada vitoriosa.

Competindo em provas oficiais nos Estados Unidos e na Copa do Mundo em Planica/Kranska Gora (Eslovênia), os paratletas da modalidade alcançaram feitos memoráveis. Saiba tudo em nossa retrospectiva da temporada de Para Ski Cross Country!

Confira os principais destaques do Para Ski Cross Country Brasileiro na temporada 2020/2021!

Aline Rocha: ascensão entre as melhores atletas do mundo

Aline Rocha conquistou o mais importante resultado da equipe durante a temporada, uma medalha de bronze na Copa do Mundo de Para Cross Country, o mais importante circuito internacional da modalidade.

Na etapa da Copa do Mundo em Planica/Kranska Gora (Eslovênia), disputando contra as melhores atletas do mundo da modalidade, na prova de Short Distance, conquistou a medalha de bronze, além de um quinto lugar na prova de Sprint.

Além da medalha, Aline teve um ótimo início de temporada nas provas realizadas em Bozeman e Midway (Estados Unidos), conquistando um total de 4 medalhas de bronze nas provas oficiais disputadas no continente americano. 

Aline Rocha também conquistou um Personal Best, seu melhor resultado da carreira, em termos de pontos IPC, na prova do dia 29/01 disputada em Bozeman, com 31.55 pontos.

Essas conquistas demonstram que a atleta cada vez mais evolui para competir e brigar entre as melhores do mundo por pódios nas principais competições da modalidade.

Cristian Ribera: entre os 3 melhores do mundo

Cristian Ribera se mostrou altamente competitivo ao longo da temporada, garantindo que o jovem brasileiro subisse no ranking mundial da categoria sitting da modalidade para o 3º lugar.

Entre as conquistas de Cristian, o brasileiro ganhou 4 medalhas em provas oficiais disputadas nos Estados Unidos, sendo uma de prata e uma de bronze em Bozeman, e uma de ouro e outra de bronze em Midway.

Na Copa do Mundo em Planica/Kranska Gora, Cristian alcançou bons resultados com top 10 em todas as provas disputadas na competição.

O jovem atleta continua se destacando entre os melhores do mundo no Para Ski Cross Country, e mostra cada dia mais consistência em suas performances.

Equipe brasileira demonstra constante evolução

Além de Cristian e Aline, a evolução da equipe brasileira é notável entre todos os seus membros. Robelson Lula, Guilherme Rocha e Wesley dos Santos também competiram nos Estados Unidos e conquistaram os melhores resultados de suas carreiras.

Todos os atletas da equipe também alcançaram resultados abaixo de 100 pontos IPC com (quanto menos pontos, melhor o resultado conquistado), em pelo menos uma prova que disputaram no ano.

Essas grandes conquistas elevam a posição do Brasil na modalidade, e projetam a abertura de 4 vagas para o país para os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, que serão disputados em Beijing (China), o dobro do conquistado em 2018. A confirmação oficial acontecerá em junho de 2021.