A temporada 2020/2021 está chegando ao fim, e o Snowboard brasileiro alcançou ótimos resultados apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

Todas as competições na América do Sul foram canceladas, incluindo o Campeonato Brasileiro da Modalidade que seria realizado pelo 26º ano consecutivo devido a pandemia. O mesmo aconteceu com todos os eventos que seriam realizados no Canadá. Apesar de diversos cancelamentos, Estados Unidos, Europa e Ásia organizaram eventos durante o inverno boreal, sempre com rigoroso protocolo sanitário para seus participantes.

Na temporada pré-Olímpica, os jovens atletas brasileiros conquistaram grandes resultados, consolidando cada vez mais seus nomes na modalidade. Confira mais na nossa retrospectiva da temporada de Snowboard!

Confira os principais destaques do Snowboard Brasileiro na temporada 2020/2021!

Noah Bethonico: estreias e grande resultado na Europa

Noah Bethonico, com 17 anos, se consolida a cada temporada como novo grande atleta brasileiro do Snowboard Cross. Natural de Florianópolis (SC), o jovem atleta brasileiro buscou alcançar novas voos, estreando nas principais competições do Mundo ao longo da temporada, competindo no Campeonato Mundial e na Copa do Mundo pela primeira vez.

Na temporada 2020/2021, Noah fez sua estreia no Campeonato Mundial de Snowboard, na categoria adulto, ficando apenas 4 segundos da classificação para a final da competição disputando com atletas experientes da modalidade.

Em sua estreia na Copa do Mundo de Snowboard, na Itália, Noah novamente demonstrou um alto nível de performance, ficando muito próximo da classificação para as finais da primeira prova disputada, e chegando até os 16 avos-de-final na disputa de baterias eliminatórias da segunda prova.

Na Rússia, Noah conquistou seu grande resultado da temporada. No Campeonato Mundial Junior da modalidade, Noah avançou até as quartas-de-final da competição, alcançando a 12ª colocação na classificação geral, o melhor resultado conquistado por um brasileiro em Mundiais Junior na história.

Com todos os resultados conquistado, Noah se manteve como o vice-líder do ranking latino americano júnior de Snowboard Cross.

Augustinho Teixeira: Top 30 e um sonho olímpico

Após suas conquistas na temporada 2019/20, Augustinho Teixeira continuou treinando e aprimorando sua performance no Freestyle no Canadá junto a AMP Academy, e nos últimos 2 meses da temporada nos Estados Unidos junto ao Ski & Snowboard Club Vail.

Por estar baseado no Canadá, Augustinho teve grande dificuldade com o número de competições na temporada, sendo que todos os eventos que estavam no planejamento do atleta no Canadá foram cancelados.

Em março, o jovem atleta foi para o Estados Unidos para participar pela primeira vez do Campeonato Mundial de Snowboard, que foi realizado em Aspen (Estados Unidos), apresentando uma ótima performance.

O jovem atleta brasileiro ficou no Top 30 na prova de Halfpipe, alcançando a 24ª colocação e sendo o melhor sul-americano. O resultado coloca Augustinho na Olympic Quota Allocation List na briga por uma vaga para os Beijing 2022.

A vaga só será definida em janeiro de 2022, então, Augustinho ainda deverá ter oportunidades de pontuar mais para o ranking na próxima temporada e perseguir seu sonho de conquistar sua vaga nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno.

Ainda no Mundial, Augustinho fez uma grande performance na prova de Slopestyle, sendo o melhor sul-americano na prova em sua estreia.

Com os resultados, Augustinho também se manteve como líder do ranking latino americano de Halfpipe.

Isabel Clark: a líder do Snowboard latino americano

A melhor atleta da história da América do Sul, Isabel Clark, que já participou de 4 edições dos Jogos Olímpicos, e tem o melhor resultado da história do país nos Jogos, o 9º lugar no Snowboard Cross, competiu apenas uma vez na temporada.

Ainda assim, dado os pontos acumulados da atleta, ela segue sendo não apenas a maior rider do país como também da América Latina, liderando o ranking de Snowboard Cross.