Na temporada 2020/2021, a equipe brasileira de Ski Cross Country também enfrentou, como as demais equipes brasileiras dos esportes de neve, desafios decorrentes da pandemia de Covid-19, entre eles o cancelamento de diversas provas da modalidade na temporada.

Mesmo assim, a equipe conseguiu conquistar resultados inéditos para o país em participações históricas, como a maior delegação da história no Campeonato Mundial na Alemanha, e muitas quebras de recordes. Saiba tudo em nossa retrospectiva da temporada de Ski Cross Country!

Confira os principais destaques do Ski Cross Country brasileiro na temporada 2020/2021!

Manex Silva: a evolução do jovem atleta na modalidade

Manex Silva, representante brasileiro nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2020 na Suíça, demonstra cada vez mais comprova seu potencial no Ski Cross Country.

Na última temporada, o atleta começou com uma importante conquista de medalha em prova oficial de Sprint na Espanha.

No Campeonato Mundial em Oberstdorf (Alemanha), o atleta foi o melhor Sul-Americano em todas as provas que disputou; Manex alcançou a 11ª colocação na prova individual classificatória da competição (com 157.05 pontos FIS, recorde brasileiro em Mundiais) e na prova de Sprint Clássico, o atleta conquistou 233.96 pontos FIS um dos melhores resultados da história do país.

Além disso, Manex Silva e Victor Santos competiram juntos na prova de Team Sprint, conquistando a 33ª colocação. O resultado é inédito para o Brasil.

Em sua última competição na temporada, no Campeonato Nacional Espanhol de Ski Cross Country, Manex novamente garantiu um grande resultado. Com o tempo de 1min57s82, o atleta conquistou 131.54 pontos FIS, o terceiro lugar e emplacou um novo recorde brasileiro no Sprint.

Esses resultados demonstram que Manex é um atleta completo em constante evolução, e que ainda tem muito potencial para crescimento, já que ainda está na categoria júnior.

Jaqueline Mourão: conquistas inéditas no feminino

Jaqueline Mourão, a atleta brasileira mais Olímpica da história, competiu em alto nível na temporada, conquistando importantes e inéditos resultados para o país.

No Campeonato Mundial, Jaqueline conquistou o 4º lugar na prova qualificatória de distance, garantindo assim, a participação nas provas individuais e a marca de 199.41 pontos FIS. No Sprint Clássico, Jaqueline finalizou a prova na 83ª colocação com o tempo de 3min38s64, sendo dessa forma a melhor Sul-Americana da prova no feminino.

Nas provas individuais, a atleta conquistou um resultado inédito para o Brasil. Jaqueline foi a primeira brasileira a terminar a prova de Skiathlon em um Campeonato Mundial, finalizando na 55ª colocação. A atleta também participou da prova de 30 km Mass Start, alcançando o 48º lugar. Todos os resultados foram os melhores entre as Sul-Americanas.

Jaqueline Mourão também competiu com Bruna Moura na prova de Team Sprint, e as atletas conquistaram o 24º lugar. Assim como no masculino, o resultado é inédito para o país.

Victor Santos: superação e quebra de recordes nacionais

Victor Santos, representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 e atual campeão do Circuito Brasileiro de Rollerski também realizou grandes feitos na temporada.

Entre as conquistas do atleta na temporada estão as quebras consecutivas de recordes nacionais. Victor emplacou 3 vezes o recorde nacional masculino em provas de Distance, chegando à marca de 93.15 pontos FIS. O atleta também alcançou os primeiros resultados masculinos abaixo dos 100 pontos FIS na história do país.

Além disso, Victor conquistou os recordes nacionais de Lista de pontos FIS. Na 4ª lista divulgada, o atleta conquistou 105.24 pontos FIS no Distance e 199.30 pontos FIS no Sprint.

Grandes conquistas da equipe brasileira de Ski Cross Country

As conquistas não param por aí. A equipe brasileira de Ski Cross Country teve muitos outros destaques na temporada.

No Campeonato Mundial na Alemanha, houve a participação da maior delegação brasileira em Mundiais, com um total de 7 atletas (3 mulheres e 4 homens), e na Copa do Mundo na Suíça, com 5 atletas (2 mulheres e 3 homens).

Ainda no Mundial, o Brasil teve pela primeira vez 3 atletas no Top 30 da prova classificatória masculina.

Por fim, os resultados conquistados pela equipe brasileira no Mundial da Alemanha e na Copa do Mundo na Suíça, colocaram Brasil no Top 25 no Nations Ranking, e confirmam um total de 3 vagas olímpicas na modalidade para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Confira mais retrospectivas da temporada!

Saiba mais sobre a temporada da equipe de Para Ski Cross Country!

Saiba mais sobre a temporada do Snowboard brasileiro!

Saiba mais sobre a temporada do Biathlon brasileiro!