O NEBAR – Núcleo de Esporte de Base para o Alto Rendimento de Esportes na Neve realizou no Parque EcoEsportivo Damha, em São Carlos (SP), a primeira edição da Ski Week em 2023. Entre os dias 9 e 13 de janeiro, mais de 40 crianças participaram das atividades da Ski Week, que tem como objetivo apresentar a crianças e jovens o Ski Cross Country através do Rollerski.

As atividades foram realizadas durante a semana no período da manhã e da tarde. Pela manhã, foram 4 dias de atividades somando um total de 15 participantes. Já no período da tarde, 26 crianças participaram dos 3 dias de atividades.

A Ski Week conta com atividades lúdicas e recreativas com o intuito de introduzir a modalidade de maneira orgânica e divertida para as crianças e jovens.

“Foi uma semana muito divertida, tivemos muitos inscritos e por isso decidimos abrir uma turma no período da manhã, para que conseguíssemos atender a todos. Tivemos dois dias a tarde cancelados por conta da chuva e um pela manhã, mas não impediu que as crianças e adolescentes aprendessem e experienciassem um pouco da modalidade. Foram muitos jogos e brincadeiras como: elefantinho colorido, derruba cones, jogo da velha, pega-pega, saimon diz, campo minado e entre outras. Além também, de experimentarem um pouco como é andar de rollerski com o uso dos bastões.” disse Carol Betune, treinadora de Rollerski que integra a equipe de profissionais que lidera as atividades da Ski Week.

O NEBAR – Núcleo de Esporte de Base para o Alto Rendimento de Esportes na Neve é um projeto de parceria entre CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve e DEFMH – Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar, financiado pela Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que visa aumentar o número de praticantes da modalidade em São Carlos e dar suporte à iniciação, desenvolvimento e treinamento da modalidade na cidade.

O projeto visa desenvolver um Núcleo de atletas Olímpicos e Paralímpicos na cidade São Carlos e complementa as atividades já realizadas pela CBDN na cidade, em especial o Circuito Brasileiro de Rollerski, no intuito de desenvolver os atletas e o esporte na neve em território nacional. O Circuito conta com provas atletas olímpicas e paralímpicas, além de provas sub-20 e infanto-juvenis (para atletas de 16 anos ou menos) e é divido em etapas.

Após a realização da primeira Ski Week, o NEBAR tem programada a realização da segunda edição do evento no mês de julho, entre os dias 3 e 7.

Leia também:

Noah Bethonico conquista dois top 10 na NorAm Cup de SBX

Manex Silva compete em Oberstdorf pela Alpen Cup