Foto: Andrew Bergman/Caledonia Nordic Ski Club (@bergmediaco/@caledonianordic)
No último fim de semana, a equipe brasileira formada por Aline Rocha e Cristian Ribera conquistou mais quatro medalhas na última etapa da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country realizada em Prince George, no Canadá. Uma delas foi o vice-campeonato geral da Copa do Mundo conquistado por Cristian Ribera pela segunda vez em sua carreira.
O brasileiro ficou a apenas 30 pontos de Copa do campeão geral Giuseppe Romele, da Itália. Ao todo, Cristian conquistou 1 medalha de ouro, 2 de prata, 2 bronzes, 2 quatros lugares e 1 sexto lugar.
A disputa pelo título geral foi apenas decidida na prova de Mass Start, em que Giuseppe Romele ficou com o ouro, somando 782 pontos de Copa no total, e Cristian Ribera foi o sexto colocado, ficando com 752 pontos.
Além disso, no sábado (16), foram realizadas as provas de Sprint, onde os brasileiros ficaram com o bronze. Em seguida, no domingo (17), Aline Rocha ficou com a prata na prova Mass Start.
Sprint – 16/03
No Sprint masculino, Cristian Ribera fez uma ótima prova classificatória, avançando na segunda colocação com um tempo de 2min27s76.
Na final, o brasileiro ficou com a terceira colocação ao terminar a prova em 3min02s21, a pouco menos de um segundo do vencedor da prova, o canadense Collin Cameron. Taras Rad, da Ucrânia, ficou com a prata.
Já no feminino, Aline Rocha avançou para a final após terminar a classificação em terceiro com um tempo de 3min02s14.
Na prova final, ela repetiu o seu resultado da prova classificatória, ficando na 3ª colocação com um tempo de 3min46s96. Anja Wicker, da Alemanha, ficou com a medalha de ouro e Yunji Kim, da Coreia do Sul, com a prata.
Mass Start – 17/03
Encerrando a participação brasileira na Copa do Mundo de Para Cross Country, Aline Rocha e Cristian Ribera participaram da prova Mass Start (20km).
Cristian Ribera ficou com a 6ª colocação no masculino ao terminar a prova em 1h04min30s. Giuseppe Romele, da Itália, foi o vencedor da prova, Collin Cameron e Derek Zaplotinsky, do Canadá, completaram o pódio.
Por outro lado, no feminino Aline Rocha ficou com a prata em uma grande prova. A brasileira completou o percurso em 1h14min28s1, a pouco menos de 2 minutos de Anja Wicker, a vencedora da prova. Christina Picton, do Canadá, ficou com o bronze.
Classificação geral
Além disso, o Brasil ainda conquistou mais uma medalha. Na classificação geral da Copa do Mundo de Para Cross Country da temporada 2023/2024, Cristian Ribera ficou com a medalha de prata, com 752 pontos de Copa.
Ainda no masculino, Guilherme Rocha ficou em 17°, Robelson Lula em 23°, Wesley dos Santos em 29° e Kauê de Morais em 33°.
No feminino, Elena Souza foi a brasileira mais bem colocada ficando em 9°. Já Aline Rocha, que participou apenas de uma etapa da Copa do Mundo, ficou com a 12ª posição.
Leia também:
Brasil conquista duas medalhas no primeiro dia da Copa do Mundo
Nicole Donadio ganha medalha de prata em Sul-Americano de Freeride