Foto: Andrew Bergman/Caledonia Nordic Ski Club (@bergmediaco/@caledonianordic)

No último fim de semana, a equipe brasileira formada por Aline Rocha e Cristian Ribera conquistou mais quatro medalhas na última etapa da Copa do Mundo de Para Ski Cross Country realizada em Prince George, no Canadá. Uma delas foi o vice-campeonato geral da Copa do Mundo conquistado por Cristian Ribera pela segunda vez em sua carreira.

O brasileiro ficou a apenas 30 pontos de Copa do campeão geral Giuseppe Romele, da Itália. Ao todo, Cristian conquistou 1 medalha de ouro, 2 de prata, 2 bronzes, 2 quatros lugares e 1 sexto lugar.

A disputa pelo título geral foi apenas decidida na prova de Mass Start, em que Giuseppe Romele ficou com o ouro, somando 782 pontos de Copa no total, e Cristian Ribera foi o sexto colocado, ficando com 752 pontos.

Além disso, no sábado (16), foram realizadas as provas de Sprint, onde os brasileiros ficaram com o bronze. Em seguida, no domingo (17), Aline Rocha ficou com a prata na prova Mass Start.

Sprint – 16/03

No Sprint masculino, Cristian Ribera fez uma ótima prova classificatória, avançando na segunda colocação com um tempo de 2min27s76.

Na final, o brasileiro ficou com a terceira colocação ao terminar a prova em 3min02s21, a pouco menos de um segundo do vencedor da prova, o canadense Collin Cameron. Taras Rad, da Ucrânia, ficou com a prata.

Foto: Andrew Bergman/Caledonia Nordic Ski Club (@bergmediaco/@caledonianordic)

Já no feminino, Aline Rocha avançou para a final após terminar a classificação em terceiro com um tempo de 3min02s14.

Na prova final, ela repetiu o seu resultado da prova classificatória, ficando na 3ª colocação com um tempo de 3min46s96. Anja Wicker, da Alemanha, ficou com a medalha de ouro e Yunji Kim, da Coreia do Sul, com a prata.

Copa do Mundo Para
Foto: Andrew Bergman/Caledonia Nordic Ski Club (@bergmediaco/@caledonianordic)

Mass Start – 17/03

Encerrando a participação brasileira na Copa do Mundo de Para Cross Country, Aline Rocha e Cristian Ribera participaram da prova Mass Start (20km).

Cristian Ribera ficou com a 6ª colocação no masculino ao terminar a prova em 1h04min30s. Giuseppe Romele, da Itália, foi o vencedor da prova, Collin Cameron e Derek Zaplotinsky, do Canadá, completaram o pódio.

Cristian Ribera na prova Mass Start. Foto: Andrew Bergman/Caledonia Nordic Ski Club (@bergmediaco/@caledonianordic)

Por outro lado, no feminino Aline Rocha ficou com a prata em uma grande prova. A brasileira completou o percurso em 1h14min28s1, a pouco menos de 2 minutos de Anja Wicker, a vencedora da prova. Christina Picton, do Canadá, ficou com o bronze.

Aline Rocha no pódio do Mass Start.

Classificação geral

Copa do Mundo Para
Aline Rocha e Cristian Ribera com as medalhas conquistadas em Prince George.

Além disso, o Brasil ainda conquistou mais uma medalha. Na classificação geral da Copa do Mundo de Para Cross Country da temporada 2023/2024, Cristian Ribera ficou com a medalha de prata, com 752 pontos de Copa.

Ainda no masculino, Guilherme Rocha ficou em 17°, Robelson Lula em 23°, Wesley dos Santos em 29° e Kauê de Morais em 33°.

No feminino, Elena Souza foi a brasileira mais bem colocada ficando em 9°. Já Aline Rocha, que participou apenas de uma etapa da Copa do Mundo, ficou com a 12ª posição.

Leia também:

Brasil conquista duas medalhas no primeiro dia da Copa do Mundo

Nicole Donadio ganha medalha de prata em Sul-Americano de Freeride