Com provas agendadas entre os dias 24 de fevereiro e 7 de março, a cidade de Oberstdorf (Alemanha) sediará o Mundial de Ski Cross Country nesta temporada. Devido ao contexto da pandemia de Covid-19, o evento contará com protocolos sanitários rigorosos a serem obedecidos pelas equipes e organizadores.

A participação do Brasil nesta edição da competição é histórica: é a maior delegação de uma equipe brasileira da modalidade em um Mundial.

Após as provas realizadas no início dessa temporada, sete atletas brasileiros atingiram os critérios e se classificaram para compor a equipe brasileira de Ski Cross Country. Os atletas participantes são:

“Apesar das incontáveis dificuldades logísticas impostas pela atual pandemia, chegamos ao Mundial com a maior delegação da história do Brasil, e com o melhor nível técnico que já tivemos como equipe, em um ótimo mix entre jovens e mais experientes.”, comenta Pedro Cavazzoni, Superintendente Técnico da CBDN.

Além de uma grande oportunidade para os atletas competirem com os melhores atletas da modalidade de todo o mundo, o Mundial também conta para a pontuação necessária dos atletas para conquistar vagas nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que serão realizados em Beijing (China).

“Muito contente e orgulhoso de pela primeira vez na história do Cross Country Brasileiro ter expectativa de montar uma equipe no revezamento no Team Sprint (tanto feminino com masculino) e provavelmente no revezamento de distância masculino”, comenta Anders Pettersson, presidente da CBDN, que chefia a delegação no Mundial.

E as expectativas por grandes resultados são evidentes pelo nível técnico da equipe. “Devemos quebrar nossos recordes em termos de número de largadas e, apesar da concorrência muito acirrada, recordes individuais e talvez recordes de pontuação FIS”, conclui Anders.

O cronograma da participação da equipe brasileira no Mundial será a seguinte:

  • 24/2 – Prova classificatória Feminino (5km) & Masculino (10km)
  • 25/2 – Prova qualificatória e final de Sprint
  • 27/2 – Skiathlon Masculino (15/15km) & Feminino (7.5/7.5km) (depende de classificação na prova de 24/2)
  • 28/2 – Team Sprint Masculino & Feminino
  • 02/3 – Prova Feminino 10 km (depende da classificação na prova de 24/2)
  • 03/3 – Prova Masculino 10km (depende da classificação na prova de 24/2)
  • 05/03 – Revezamento Masculino (4x10km)
  • 06/03 – 30km Mass Start Feminino (depende de classificação na prova de 24/2)
  • 07/03 – 50km Mass Start Masculino (depende de classificação na prova de 24/2)

As provas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube da FIS.

Confira mais: